DO CHÃO AO CÉU : Comunidades do Rio ganham documentário de Vivências em Danças Populares

Projeto levou oficina de danças populares a moradores do Morro da Babilônia, Rocinha e Realengo. O Minidoc “Do chão ao céu” será lançado dia 14, às 18h, no YouTube

Durante o mês de fevereiro, o projeto Vivências em Danças Populares, contemplado pela lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, proporcionou encontros com dinâmicas para despertar nos participantes o reconhecimento e valorização da cultura popular brasileira. O projeto foi totalmente gratuito e reuniu mais de 50 participantes, levando vivências de Jongo, Maracatu, Coco.

CONFIRA O TEASER DO MINIDOC:

No dia 14, a partir das 18h, todos poderão assistir um pouco dessa experiência no minidoc “Do Chão ao Céu“no canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCi2mxes75_mTPf0s_s5OD-g

 

O projeto foi até as comunidades do Morro da Babilônia (projeto Favela Orgânica), Rocinha (Pré-vestibular Social Só Cria e Biblioteca Parque) e Realengo (Ponto de Cultura Lata Doida), levando história e emoção com os pés no chão e também nas pernas de pau, por meio de oficinas aos sábados e domingos.

Entendendo que o cenário sanitário requer respeito e cuidado, os encontros aconteceram com grupos de participantes que já mantinham contato físico, como por exemplo, núcleos familiares.

“Nesta cena pandêmica, com tantas restrições, a proximidade foi ressignificada. Estar junto foi desafiador. Em todos os momentos, lembramos dos cuidados sanitários e tivemos como fio condutor o fortalecimento dos afetos entre aqueles que estão juntos. Atuar como facilitadores para que os participantes sentissem em si a potência da cultura popular brasileira ratificou um dos objetivos do projeto, que é compartilhar conhecimento e fortalecer vínculos”, destaca Nat Sant’Anna, do @vivenciasdancaspopulares

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DO PROJETO E DO MINIDOC

 

O PROJETO “VIVÊNCIAS EM DANÇAS POPULARES”

Com as vivências em rodas, nos grupos e companhias que compõem o legado da cultura popular, o casal de brincantes Nat Sant’Anna (@natsantanna7) e Bruno Cezzá (@brunocezza.7) desenvolve o projeto Vivência em Danças Populares (@vivenciasdancaspopulares) pensando no movimento de (re)conexão pelo corpo que dança, escuta e sente.

Nat Sant’Anna. Foto de Mariana Pires.

Nat Sant’Anna é artista educadora com pós-graduação em Ciência, Arte e Cultura na saúde pela Fiocruz. Brincante, atriz, dançarina, pernalta (perna de pau), coreógrafa, desenvolve há mais de 10 anos pesquisas nas diversas danças populares brasileiras. Já participou de vários blocos de carnaval no Rio de janeiro: Monobloco, Carmelitas, Maracutaia Terreirada Cearense, Baile todo, Tambores de Olokun ainda atuante em alguns deles. Idealizadora, facilitadora e coordenadora da ala de dança na perna de pau do bloco Amigos da onça e do Projeto @vivenciasdancapopulares. Integrante das seguintes formações coletivas: Companhia Horizontal de Arte Pública – CHAP, Grupo Samba do Pererê, bloco Tambores de Olokun, coletivo Barracão Centelha, gigantes na luta.

Bruno Cezzá. Foto de Mariana Pires.

Bruno Cezzá é artista educador com graduação em História, pesquisador das manifestações da cultura popular brasileira, compositor, intérprete e brincante. Produziu textos para espetáculos como “Contos de Vó” e “Vida de Viajante”, integrante da Companhia Horizontal de Arte Pública, grupo Samba do Pererê, e do Coletivo Barracão Centelha. Acredita que a música, a arte move diversos sentimentos.

 

 

 

Siga o “Vivência em Danças Populares” no Instagram!

@vivenciasdancaspopulares

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

CINEMA & COMPANHIA
Críticas, Séries, notícias, Mundo Geek! Siga o @cinemaecompanhia no Instagram!

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *