Memórias do Sapateado do Samba: Projeto realiza financiamento coletivo para resgate da cultura do samba carioca

O COLETIVO SAPATEADO DO SAMBA realiza uma campanha de financiamento coletivo com o fim de realizar a segunda edição do evento Memórias do Sapateado do Samba, que tem como intuito reunir e compartilhar memórias sobre o sapateado do samba carioca. O Coletivo é formado por cinco mulheres sambistas e sapateadoras, que há 1 ano vem promovendo o imaginário desse sapateado genuíno da cultura do samba carioca.

A primeira edição do evento ocorreu em 2018 e contou com rodas de Samba, Jongo e Côco, além de um bate papo com a presença e falas de importantes personagens do samba e da cena da dança carioca, como Carlinhos de Jesus, Steven Harper, Zeca Ligeiro, Renato Barreto, Sônia Vasconcelos, Rafaeli Mattos, Jéssyca Castro e Munique Mattos.

A próxima edição do Memórias do Sapateado do Samba ocorrerá no dia 10 de Julho, às 19h, no Spaço Fractal, situado na Lapa. O evento homenageará o sambista, compositor e sapateador do samba Elton Medeiros. Para a roda de conversa já estão confirmadas as participações de Rachel Valença, Luís Filipe Lima, Ubirany (Fundo de Quintal) e Zeca Ligiero, e para a roda de samba o grupo JEQUITIBÁ DO SAMBA.

 

Munique Mattos. Fotografia de Lara Land

O Evento é idealizado por Munique Mattos, Artista Cênica do som, da poesia e do movimento. Bailarina/pesquisadora, integrou diversos grupos e Cias de Dança. Atualmente, integra o Movimento de Compositores Samba na Fonte é o Ponto de Cultura Tá Pirando Pirado Pirou, espaços de estudo,  atuação e produção de próprios sambas e performances com sapateado.

Realizar esse tipo de evento é importante para salvaguardar nossas expressões populares, dando continuidade ao clamor de ícones da cultura sambística com Elton Medeiros. (Munique Mattos)

Vídeo da Campanha:

Confira o que ocorreu na primeira edição:

Para Colaborar basta acessar o link:

Para mais Informações

SERVIÇO

Local: Spaço Fractal – Rua do Lavradio, 170 – Centro
Abertura da casa: 18h
Início do evento: 19h
Valor: Antecipado R$ 20,00
Na hora: R$ 25,00
Classificação: Livre

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *