Maria Gadú e Fundo de Quintal estão na #ViradaSP Online deste sábado (11/9)

A agenda também tem show de reggae com Ras Bernardo. Além de atrações artísticas do município de Ribeirão Preto, entre elas, performance de La Diva Croquete . A cidade foi selecionada no programa de difusão cultural #JuntospelaCultura

Maria Gadú – Foto: © Fernando Banzi

Maria Gadú, Fundo de Quintal e Ras Bernardo estão em shows especiais para a #ViradaSP Online21, maratona de música, artes cênicas e cultura urbana, deste sábado, 4 de setembro. Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin. A agenda é composta por 25 atividades. Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. (Confira programação abaixo)

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura. Os shows de Maria Gadú, Fundo de Quintal e Ras Bernardo foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

Por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Ribeirão Preto. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Serão transmitidas 22 atividades ligadas à cidade. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, estão: a performance Da Criação do Mundo ao Folclore Africano com La Diva Croquete (Evaristo Moura); show do Projeto Choro da Casa; o grupo Iron Ladies, único tributo feminino a representar Iron Maiden na América Latina; a cantora Fernanda Marx; e o espetáculo Quem Nunca viu o mar? com a Cia. Teatro de Riscos. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.

Iron Ladies – Foto: Divulgação

Ribeirão Preto se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021: Bertioga, Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapira, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba. O evento já foi realizado em parceria com São José dos Campos, Piracicaba, Itapevi e Mairiporã. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Rolando Boldrin – Foto: Divulgação

Para a secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto Isabella Pessoti, ver projetos inscritos em todas as modalidades do programa Juntos Pela Cultura. “Ter cinco propostas contempladas no programa #JuntospelaCultura, reflete o potencial de produção cultural de Ribeirão Preto, e a qualidade dos projetos que aqui são desenvolvidos. Tal feito foi reconhecido pelo governo estadual, ao nos conceder o título de capital cultural, pela efervescência do nosso cenário artístico e o estímulo dado ao setor.”

Serviço: #ViradaSP Online – Ribeirão Preto

11 de setembro de 2021
12h10 Grupo Pó de Café
13h40 Na frente dos bois, com Gali Galó & Gabeu
14h10 Quem Nunca viu o mar, com Cia Teatro de Riscos
15h Iron Ladies
16h10 Encontro de Circo – Namastê Cultural
16h40 Não vou por aí…- Performance poética, com Eme Barbassa
17h Fundo de Quintal
18h40 Espetáculo Brasa,com Grupo Teatral Porão
19h10 Maria Gadu
20h30 Da Criação do mundo ao folclore africano, com Evaristo Moura como La Diva Croquete
20h40 Rolando Boldrin, com Rolando Prosa
20h50 Banda Late In The Day
21h50 Ras Bernardo
23h10 Fernanda Marx, apresenta show: Brasilidades
00h Projeto Choro da Casa

Plataforma:
https://www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *