“O Mar em Casablanca”: O elogiado romance policial de Francisco José Viegas chega ao Brasil pela Editora Gryphus

Traduzido em vários países, livro do escritor português Francisco José Viegas chega ao Brasil

 

Dez anos após ter sido publicado em Portugal e traduzido na Itália, Colômbia, México e França, o livro “O Mar em Casablanca”, do autor português Francisco José Viegas, chega ao Brasil, publicado pela Gryphus Editora. O elogiado romance policial reúne em suas páginas episódios de vingança, homicídios, comidas, paisagens e personagens misteriosos.

Como em todo policial que se preze, há duas mortes para serem resolvidas: a de um jornalista de Economia durante uma festa no Palace Hotel, no Vidago, e a de um empresário angolano, numa quinta do Douro. A investigação fica a cargo do detetive Jaime Ramos, personagem cheio de humor, cético e um pouco melancólico, figura central em outros romances do escritor.

Jaime e os seus auxiliares investigam os casos e tentam estabelecer uma ordem, uma lógica, um sentido para as mortes. O que une ambos os crimes às recordações tumultuosas dos acontecimentos de maio de 1977, em Angola? Nesta busca, o detetive reencontra a sua própria biografia, as recordações de seu passado na guerra colonial e uma personagem que o persegue.

“Espero que os leitores brasileiros entendam que Jaime Ramos é uma mistura de Marlowe, delegado Espinosa e Pepe Carvalho. Já apareceu em As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Crime Capital, Longe de Manaus, O Colecionador de Erva e na coletânea A Poeira Que Cai Sobre a Terra e Outras Histórias de Jaime Ramos”, antecipa Francisco José Viegas, que este ano lançará um livro novo em que Jaime Ramos estará prestes a desaparecer.

Romance sólido e complexo, O Mar em Casablanca está recheado de sutilezas e referências. No livro, os mortos são apenas um pretexto para viajar.  Viajar ao passado, à guerra colonial, à independência e ao deslocamento dos portugueses em segredo pelo mundo. Saber quem é o assassino é tão importante quanto desfrutar das páginas, dos gestos e dos pensamentos de Jaime Ramos.

Editor, professor, jornalista e escritor, Francisco José Viegas viveu dois anos no Brasil, na Bahia, e em Porto Alegre. Em 2005, publicou o romance Longe de Manaus (que ganhou o maior prémio literário português, o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores), escrito em duas ortografias conforme as personagens estão no Brasil ou em Portugal. “Desde 1985 que o Brasil faz parte da minha geografia sentimental, literária, musical e humana. Em 1999, fiz cerca de 25 mil quilômetros, de carro, do Oiapoque ao Chuí. Como editor, publiquei vários autores brasileiros em Portugal, como Daniel Galera, Sérgio Rodrigues, Arthur Dapieve, Tony Belotto, Luiz Rufatto etc”, diz.

 

Sobre o autor

FRANCISCO JOSÉ VIEGAS. Foto: Divulgação.

 

FRANCISCO JOSÉ VIEGAS nasceu em 1962. É responsável pela revista Ler e foi também diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa. De junho de 2011 a outubro de 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura. Colaborou em vários jornais e revistas, e foi autor de vários programas na rádio (TSF e Antena Um) e televisão (Livro Aberto, Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página, Avenida Brasil, Prazeres, Um Café no Majestic, A Torto e a Direito, Nada de Cultura). Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da VidaO Puro e o ImpuroSe Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um RioCrime em Ponta Delgada, Morte no EstádioAs Duas Águas do MarUm Céu Demasiado AzulUm Crime na ExposiçãoUm Crime CapitalLourenço MarquesLonge de Manaus (Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2005), O Mar em CasablancaO Colecionador de Erva e A Poeira que Cai sobre a Terra e Outras Histórias de Jaime Ramos. Em 2015, publicou A Dieta Ideal, e, em 2016, foi publicada uma coletânea de histórias sobre o inspetor Jaime Ramos — A Poeira que Cai sobre a Terra e outras histórias de Jaime Ramos. O seu livro mais recente é um volume de poesia intitulado Juncos à Beira do Caminho (Caminho, 2018).

 

SERVIÇO

O MAR EM CASABLANCA

  • Gryphus Editora
  • ISBN: 978-85 -8311-131-3
  • Preço: R$ 49,90
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Páginas: 254 páginas
  • Lançamento: Julho de 2019
  • Brochura
  • 1ª edição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *