Japão tradicional e pop: Rio Matsuri tem programação para toda a família

Programação terá workshops de Mangá, apresentações de música e danças típicas, painéis com dubladores, youtubers e atrações internacionais; Pavilhão dos Esportes recebe o skatista Bob Burnquist e traz experiências com basebol, escalada e museu do surf

Em seu segundo dia, o Festival de Cultura Japonesa Rio Matsuri vai trazer aos visitantes experiências, novidades e uma programação intensa neste sábado chuvoso, dia 18. Moradores do Rio de Janeiro e turistas em férias encontrarão atrações e atividades para toda a família. O evento acontece até 22h no Riocentro, na Barra da Tijuca. Para os admiradores da cultura japonesa, seus costumes e significados, a agenda conta com apresentações de manifestações típicas culturais como Taikô, com os tambores japoneses, oficinas gratuitas de gastronomia, ikebana e origami, além da exposição de bonsai e sessões da milenar cerimônia do chá. Além de descobrir o Japão tradicional, a cultura pop vai agitar o pavilhão com painés, competições, games e moda. No Pavilhão das Artes, que este ano oferece experiências esportivas para o público, Bob Burnquist – um dos mais renomados skatistas do mundo – visita hoje o circuito de obstáculos que desenhou para os visitantes. No início da tarde, ele desliza na pista e ensina algumas manobras aos iniciantes.
Programação Otaku

O Espaço Otaku, com ambientação e atrações da cultura pop japonesa, promete ser um dos mais badalados desta edição do festival. Uma das atrações internacionais do festival, Kihachiro Uemura, o Green Flash de Comando Estelar Flashman, é um dos destaques do dia em papo sobre o Japão através da cultura pop no Palco Otaku. Por lá, também neste sábado, acontecem Desafio Gamer, apresentação sobre Moda Harajuku e painel de dubladores com Tatiane Keplmair, Flávia Saddy e Ana Lúcia Menezes, que falam sobre a versatilidade da voz feminina na dublagem.
Ricardo Cruz, atualmente, um dos maiores nomes do mercado internacional de Anime Songs, e o único membro estrangeiro do supergrupo japonês JAM Project, uma das bandas mais conhecidas do gênero no mundo, se apresenta no Palco Principal e promete colocar o público para cantar e dançar. Já entre as oficinas, o mangaká Fábio Schin ensina o público a fazer os famosos desenhos japonês cujos personagens têm olhos grandes e expressivos.
Nesta edição, a Mangateca dobra de tamanho e a Akiba Square, que recebe jogos de tabuleiros e card games, terá curadoria do Diversão Offline (DOFF), o maior evento de Board Games e RPG da América Latina.

Esportes

Os visitantes podem vivenciar e descobrir um pouco mais sobre os esportes que despertam a paixão do povo japonês e modalidades que este ano vão dar o que falar. O festival tem um pavilhão dedicado especialmente aos esportes trazendo, por exemplo, o museu Rico Surf e uma exposição com a história do esporte no Brasil e a maior prancha já surfada do mundo. Haverá ainda a possibilidade de deslizar por uma pista de skate assinada por Bob Burnquist, o “papa” das manobras na mega rampa. O Burnkit, conjunto de obstáculos voltados para a prática do skate, foi desenvolvido por uma equipe de especialistas liderada por Bob e irá simular um circuito de street dentro do Riocentro.

Sucesso na última edição, o espaço para os amantes de baseball estará de volta neste pavilhão, que também contará com um muro de escalada. Quem quiser se aventurar nessas modalidades terá a ajuda de instrutores. Para quem curte lutas marciais, o Rio Matsuri terá ainda competições e demonstrações de Karatê, Judô e Aikidô, por exemplo.
Personagens

Os pequenos podem conhecer de perto personagens como a gatinha Hello Kitty, que interage com o público em diversos horários ao longo do dia. O COB leva o mascote do Time Brasil, Ginga, para interagir com o público. Os cosplayers, que este ano têm pela primeira vez um camarim exclusivo e especialmente preparado para eles, com guarda-volumes e lounge, dão um show à parte no festival.

Destaques da programação

Wakadaiko, Awaodori Represa e SaikyouYosakoiSoran – Manifestações típicas culturais com música, dança e apresentação de tambores.

Oficinas de Ikebana, Bonsai, Origami e Cerimônia do Chá – Que tal aprender a fazer e cultivar arranjos florais, distrair com dobraduras e conhecer a milenar Cerimônia do Chá, momento de meditação, bem-estar e equilíbrio? (com distribuição de senhas)

Gastronomia e Sake – Público terá oportunidade de aprender receitas dos mais renomados chefs da culinária asiática (com distribuição de senhas).

Green Flash, de Comando Estelar Flashman: Painel com Kihachiro Uemura, herói de gerações em sua primeira visita ao Brasil.

Encontro de Dubladores com Tatiane Keplmair, Flávia Saddy e Ana Lúcia Menezes – Três das principais dubladoras do país falam sobre a versatilidade da voz feminina em filmes e na animação.

Oficina de Mangá – Sucesso na última edição, o workshop volta com novidades em 2020 sob o comando do maior magaká do Brasil, Fábio Shin.

DJ Sunamori – Referência no gênero Anime Songs, o japonês passou pelos principais festivais de animes do planeta e esteve recentemente na Nigéria, onde apresentou seu trabalho no AfricaInternationalFilm Festival. Além de DJ, também é compositor de trilhas sonoras para games e escritor.

Ricardo Cruz – Cantor e compositor de temas de filmes, jogos de videogame e desenhos animados no Japão (conhecido como anime songs) é o único membro estrangeiro do grupo japonês JAM Project, uma das bandas mais conhecidas do gênero no mundo.

Pavilhão dos Esportes – Conheça um pouco dos esportes que vão dar o que falar em 2020. Pista de skate assinada por Bob Burnquist, museu do surf de Rico de Souza com a maior prancha já utilizada para surfar, gaiola de beisebol e muro de escalada são atrações para todas as idades.

Moda Harajuku – Painel sobre o estilo mais pop da moda com duas especialistas no assunto, Vitória Barros e Alessandra Lessa.

Serviço

Rio Matsuri 2020

Datas: 17 a 20 de janeiro de 2020

Local: Riocentro – Pavilhão 4 – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca.

Classificação etária: livre

Ingressos: R﹩ 40 (com direito à meia entrada prevista por lei). Crianças de até 10 anos não pagam.

Cosplayers também terão benefício à meia entrada.

Matsuri Experience: R﹩ 90 (número de kits limitado)

Vendas pelo site: http://www.riomatsuri.com.br

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com - Rio
Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *