Itaú Cultural Play realiza a pré-estreia nacional de A Última Floresta, filme do diretor Luiz Bolognesi roteirizado com Davi Yanomami

Um dos principais lançamentos do cinema brasileiro em 2021, o longa-metragem documental pode ser acompanhado gratuitamente on-line na plataforma de streaming de cinema do Itaú Cultural. A exibição do filme, cujo roteiro foi escrito por Bolognesi e o líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami, acontece uma semana antes da estreia nos cinemas. No dia seguinte, o cineasta participa de live na página do Youtube da instituição. 

A exibição de A Última Floresta alcança todo o país gratuitamente, com a pré-estreia oficial no dia 2 de setembro (quinta-feira), das 19h às 23h, na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro. Dirigido pelo consagrado cineasta Luiz Bolognesi, cujo roteiro ele escreveu com o líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami, o longa-metragem acompanha a luta de um grupo Yanomami contra os garimpeiros que ocupam o seu território legalmente demarcado. Ainda, às 18h do dia seguinte à pré-estreia, 3 de setembro, sexta-feira, será realizada uma live, Conversa sobre A Última Floresta, com Luiz Bolognesi e Dário Kopenawa – na página de YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural.

 

Acessível gratuitamente pelo site itauculturalplay.com.br e pelos Apps dos dispositivos móveis IOS e Android, o filme, produzido pela Gullane e Buriti Filmes, é disponibilizado on-line uma semana antes da estreia nos cinemas, em 9 de setembro. 

 

Um dos principais lançamentos do cinema nacional em 2021, A Última Floresta foi premiado em importantes festivais da Alemanha, Canadá e Coreia do Sul. Destaque para os prêmios – Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal, e Melhor Filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na capital sul-coreana de Seul. A produção ainda foi agraciada pelo público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim. No Brasil, encerrou a 26º edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

 

Dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, o longa-metragem retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomamibusca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca viu, nem ouviu o seu povo.

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os ocupantes retirados do território legalmente demarcado. A história de violação de suas terras é longa, mas, somente em 2020, mais de 10 mil garimpeiros ilegais invadiram o local. Em consequência, estão derrubando a floresta, envenenando os rios e espalhando Covid19 e outras doenças entre os indígenas.

A produção do longa-metragem foi realizada pela Gullane e Buriti Filmes, em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA).  Após a exibição exclusiva na plataforma Itaú Cultural Play, o filme estreia nos cinemas no dia 9 de setembro. Na semana seguinte, dia 16, o documentário fica novamente disponível para assistir na plataforma de streaming do Itaú Cultural, das 19h às 23h.

Sobre a live

Em Conversa sobre A Última Floresta, com Luiz Bolognesi e Dário Kopenawa, live a ser realizada com Bolognesi na página de YouTube do Itaú Cultural, além de comentar a repercussão do filme em um momento que os povos originários lutam incansavelmente pelos seus direitos legais, ele fala sobre o trabalho que realizou ao lado de Davi Yanomami, a iniciativa da Itaú Cultural Play de levar o filme gratuitamente para todo o Brasil e a expectativa da estreia nas salas de cinemas.

A Itaú Cultural Play

Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O catálogo, ao qual são adicionados novos títulos todas as semanas, abrange filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

 

SERVIÇO:

Itaú Cultural Play

Pré-estreia nacional e exclusiva do filme A Última Floresta

De Luiz Bolognesi

Classificação indicativa: 10 anos

2 de setembro de 2021, das 19h às 23h

Em www.itauculturalplay.com.br e nos Apps IOS e Android

 

Live Conversa sobre A Última Floresta, com Luiz Bolognesi e Dário Kopenawa

3 de setembro de 2021, às 18h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Classificação indicativa: Livre

No Youtube do Itaú Cultural: www.youtube.com/itaucultural

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *