Instituto Estação das Letras: 25 anos fazendo Literatura

 

Todo carioca amante da Literatura, que se preze, conhece o Instituto Estação das Letras – IEL.

Lá sempre há ampla oferta de cursos e oficinas direcionados à capacitação de profissionais, leitores apaixonados ou escritores em formação, com profissionais altamente reconhecidos, referências no mercado editoral e de literatura no Brasil.

Há, também, programações culturais, visando-se, sempre, à disseminação do prazer da leitura e da formação de novos escritores.

O IEL nasceu da Estação das Letras, fundada em 1996, por Suzana Vargas, poeta, escritora e professora. Em 2017, tornou-se Instituto Estação das Letras, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, mantendo sua essência de origem: diversos eventos e ações em prol da disseminação da Literatura.

Em todos esses anos, mais de 30 mil alunos passaram pela Estação, 600 deles publicaram livros e 10% colecionam prêmios. Já realizaram-se quase 7 mil eventos.

O IEL realiza, também, projetos sociais, como, atualmente, o Rodas de Leitura, destinado a jovens do Complexo do Alemão: encontros semanais de leitura mediada e, no fim dos ciclos de leitura, um encontro com o leitor do livro lido por eles.

Apesar de ter nascido carioca e possuir sedes em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro, o IEL sempre contou com alunos de outros estados, que vinham atrás das suas oficinas. Fui colega de alguns deles nos cursos que fiz lá. Entretanto, em virtude da pandemia e do consequente distanciamento social, todas as oficinas do Estação estão sendo realizadas on line, o que abriu a possibilidade de participação nelas a interessados em todo o país e, inclusive, fora do país.

Sempre vale a pena checar a grade de cursos e oficinas, mensalmente, no sítio do IEL (https://www.estacaodasletras.com.br/), sabendo que, num deles, pode-ser ter a oportunidade de ser aluno de nomes como Ruy Castro, Marina Colassanti, Antônio Cícero, Arthur Dapieve, Fabrício Carpinejar, José Castello, entre tantos outros e, mesmo entre os nomes menos conhecidos na mídia, sempre professores de alto nível e experiência na área.

1º Viver de Escrever

Em 26.09.2020, o Instituto Estação das Letras comemorará seus 25 anos de fundação, num dia inteiro de programação, de 10 às 19:30h, com a participação de professores, alunos e ex-alunos, grandes autores nacionais e profissionais da área do livro e da leitura. O evento se chama “1º Viver de Escrever”, é gratuito e aberto ao público em geral, e será realizado através de videoconferência (plataforma Zoom).

AC LIVE

Antes disso, no dia 18.09.2020, às 19 horas, receberemos Suzana Vargas no Canal Literatura do Artecult para uma conversa sobre o 25 anos do IEL e o evento de comemoração.

 

SERVIÇO :

 

1º Viver de Escrever (evento comemorativo dos 25 anos do Instituto Estação das Letras – IEL)

  • Data: 26.09.2020
  • Horário: 10 às 19:30h
  • Local: Plataforma Zoom (videoconferencias)
  • Inscrições: gratuitas, no endereço https://www.sympla.com.br/iel. Os interessados inscrevem-se individualmente em cada evento da programação do dia.

Grade de programação:

  • 10 às 10:45h – Mesa de Abertura:  Estação das Letras , 25 anos Ensinando e Aprendendo, com Equipe, Professores e Alunos do Instituto Estação das Letras
  • 11 às 12h – Trilogia de Clarice Lispector, com José Miguel Wisnik
  • 12:15 às 13:15h – Os Universos do Romance e do Conto, com Luiz Antônio de Assis Brasil
  • 13:30 às 14:30 h – Perspectivas da Poesia brasileira Contemporânea, com Ítalo Moriconi
  • 14:30 às 15:30h – Oportunidades de autopublicação na Amazon, com Laura Grossmann (Gerente de Autopublicação na Amazon.com.br)
  • 14:45 às 15:45h – Agenciamento Literário: Um editor para chamar de seu, com Valéria Martins e Raphael Montes
  • 15:45 às 16:45h – Livros digitais: ampliando o acesso à leitura, com Ricardo Perez (Head Comercial de Livros na Amazon Brasil)
  • 16 às 17h – Escrevendo para Crianças e Jovens, com Marina Colasanti
  • 17 às 18h – Revistas, Sites e Concursos Literários: plataformas de lançamento de novos autores, com Nuno Rau, Demétrios Galvão, Myrian Naves e Rogério Pereira.
  • 18 às 18:30h – Lançamento da antologia “Viver de Escrever : Estação 25 anos”
  • 18:30 às 19:30h – Concerto de Poesia com Eucanaã Ferraz & Antônio Cícero

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Avatar
Ana Lúcia se formou em Letras (Português-Literatura) em 1993, pela PUC/RJ. Fixou-se em outra carreira. A identidade literária, contudo, está cravada no coração e o olhar interpretativo esgarçado pra sempre. Continua experimentando cursos em que o debate lhe acresça não só à escrita mas à alma. Some-se a isso sua necessidade de falar, sangrar e escorrer pelos textos que lê e escreve e isso nos traz aqui. Escreve ficção em seu blog pessoal (anagosling.com) desde março de 2010 e partilha impressões pessoais num blog na Obvious Magazine (http://obviousmag.org/puro_achismo) desde junho de 2015. Seu texto “Não estamos preparados para sermos pais dos nossos pais” já foi lido por mais de 400 mil pessoas e continua a ser compartilhado nas redes sociais. Aqui o foco é falar de Literatura mas sabe-se que os processos de escrita, as poesias e os contos não estão só nos livros mas na vida em si. Vamos falando de “tudo” que aguçar o olhar, então? Links: Contos, poemas, crônicas: anagosling.com Artigos, crônicas: http://obviousmag.org/puro_achismo Redes Sociais: Twitter: https://twitter.com/gosling_ana Facebook: https://www.facebook.com/analucia.gosling

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *