DIA MUNDIAL DO SAPATEADO: O ArteCult convidou vários profissionais como uma forma de promover essa arte. Confira os vídeos !!

Foto: iStock

Hoje, 25 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Sapateado. A escolha da data é uma homenagem  ao nascimento de Bill “Bojangles” Robinson, ícone, um dos precursores do sapateado americano que muito contribuiu para seu desenvolvimento técnico.

Bill “Bojangles” Robinson em 1946.

Entendendo a importância da comemoração dessa data como um meio de incentivo e visibilidade para este fazer artístico, o ArteCult convidou artistas, companhias e escolas de dança a enviarem vídeodanças, a fim de promover a apreciação coreográfica aqui no canal da dança. Confira abaixo os vídeos recebidos !

HOMENAGEM ARTECULT AO

DIA INTERNACIONAL DO SAPATEADO

Obra: SAUDADE
Sapateador e coreógrafo:  ALEXEI HENRIQUES

Breve Biografia

Foi aluno e professor assistente na Academia do Tap e é formado pelo I CQID (Curso de Qualificação de Instrutores de Dança) do Sindicado da Dança do RJ. Dançou no Prêmio Tim (2006), sapateou no Criança Esperança 2008, foi convidado a sapatear no carro alegórico do Salgueiro (2011), no programa da Fátima Bernardes (2013), no show “Globo 50 anos”, no Maracanãzinho (2015) e fez parte da companhia Claquettes (2016/17), de Cintia Martin. Já ganhou bolsa para diversos festivais nacionais e internacionais como o DC Tap Festival (EUA) onde, em 2014, ganhou em 1º Lugar com uma coreografia própria o DC Tap Competition. É formado em música com bacharelado em violino pela UFRJ, já tendo tocado em orquestras como a OSB Jovem e com diversas peças de teatro como o Teatro do Oprimido na Palestina, Áustria, Croácia e Guatemala. Fez também licenciatura em música e pós graduação em música de câmara. Atualmente faz parte da Orquestra Brasileira de Sapateado, tendo feito o espetáculo Homo Tapiens no início de 2020, dá aulas na Catsapá, onde também já foi aluno, faz parte, como coreógrafo de sapateado, da nova montagem do projeto Teatro Musicado da faculdade de teatro da Unirio e trabalha na companhia de dança Improvável Produções. É também professor de violino, já tendo trabalhado em diversas escolas como o Colégio Britânico, OLM e a Escola Alemã Corcovado.

Onde encontrar:

Canal no Youtube – https://youtube.com/channel/UCxrLa6dd_0sKefOPJv6RNZw
. Instagram – @alexeihenriques
. Facebook – https://www.facebook.com/alexei.henriques
. Revista digital “Poéticas em Bytes” onde escreve textos relacionados ao sapateado:  https://poeticasembytes.com/2020/09/22/historias-do-tap/

 

Obra: MEUS MELHORES AMIGOS SÃO OS MEUS PÉS!
Sapateador e Coreógrafo: CÁSSIO COLLARES

Breve Biografia

Ator, cantor, sapateador e violonista, Cássio Collares integrou o elenco de grandes musicais da Broadway como “O Homem de La Mancha”, direção de Miguel Falabela (Teatro Bradesco RJ), “Billy Elliot, o Musical”; foi protagonista no espetáculo-show “Miraculous: As aventuras de Ladybug e Catnoir” (Chaim e canal Gloob), temporada em SP e turnê pelas principais capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre (Teatro do Bourbon Country). Profissionalizou-se técnico em teatro musical pelo conceituado curso do SESI-SP e em TV e Cinema pela Escola de atores de Porto Alegre.
Na televisão, o performer participou como ator nos quadros Lata Velha (Caldeirão do Huck), Fábrica de casamentos (canal Discovery Home and Helth e SBT) e A Hora do Faro (Record TV), e, como bailarino no quadro Show dos Famosos (Faustão).
Durante a Pandemia elabora uma pesquisa na qual alia o estilo gaúcho e o americano de sapatear, criando e levando ao público a performance “Do Pampa a Broadway”, projeto financiado pelo Governo do Estado do RS.
Como professor, o artista passou pelas escolas Anacã, Promenade, Competition e ensina atualmente na escola Patrícia Ballet e Yandê Dança e Movimento.

Onde encontrar:

Canal no Youtube – https://youtube.com/user/CassioCollares
. Instagram – @cassiocollares
. Facebook –  https://www.facebook.com/cassio.collares

 

Obra: COREOGRAFIA SHIM SHAM  
Grupo: JOVENS DE CORAÇÃO – TAP DA LONGEVIDADE
Adaptação: ALINE CARNEIRO 

Breve Biografia

O Grupo Jovens de Coração Tap da Longevidade é formado por longevos (a partir de 45 anos, o mais longevo 83 anos),  que sob orientação e supervisão da Coreógrafa e Professora Aline Carneiro, desenvolvem um trabalho artístico na modalidade do sapateado, superando os limites e possibilidades de cada corpo.

O desejo de profissionalização os levou a conquista do DRT ( Documento de registro técnico) e com toda garra, dedicação e competência, o grupo tem sido considerado referência e inspiração, dentro do segmento longevo, no desenvolvimento do trabalho artístico, corporal, técnico, motor, rítmico e social.

Onde encontrar:

Canal no Youtube – https://youtube.com/channel/UCvtbamAKaaBeEtXiHbEE40A
. Instagram – @taplongevidadejovensdecoracao
. Facebook – https://www.facebook.com/tap.dalongevidade.5

 

Obra: JAM BOSCO 
Criadores: LEO DIAS E FERNANDO FLESCH

Breve Biografia

Leo Dias é de Porto Alegre. Graduado em teatro pela UFRGS e prof. da rede pública de ensino de Viamão, com muito orgulho! Começou estudos em #sapateado com Isabel Willadino em 1994 e de lá pra cá vem tentando ser professor, coreógrafo e pesquisador da arte do #tapdance. Tem na improvisação seu principal foco de pesquisa e nos estudos musicais sua “outra metade”, que vem lhe oportunizando tentar compor trilhas para espetáculos e acompanhar, com sua flauta transversal, grupos de diversas vertentes musicais. É o idealizador do projeto Ilha – Pesquisa em Tap, ao qual vem tentando conduzir. Não pretende parar de tentar nenhuma dessas coisas tão cedo.
Natural de Florianópolis, Fernando Flesch é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, onde pesquisou sobre o corpo como ferramenta de transformação do espaço. Professor e performista de sapateado, atua hoje na Cenarium Escola de Dança, dirigindo o grupo infanto-juvenil Tap Jr.

Onde encontrar:

Links do leo: (site, podcast, insta, etc) – https://linktr.ee/lilhapesquisaemtap

Link do Fernando:@arqtapper

 

Obra: MUNIQUE NO SAPATINHO
Sapateadora e Coreógrafa: MUNIQUE MATTOS

Breve Biografia

Artista cênica, do Som da Poesia e do Movimento. É Bacharel em Dança pela UFRJ, atriz, pela Martins Penna e na música atua de modo popular, sendo residente principalmente das rodas de compositores do bairro da Lapa e atualmente forma uma parceria com o Regional Subindo a Serra.

Atuou em diversas companhias e projetos de arte, com destaque para a Cia Steven Harper, Cia Arquitetura do Movimento e Ateliê Coreográfico, além de musicais com a Orquestra Brasileira de Sapateado, Oswaldo Montenegro e Walt Disney Company.

É idealizadora e membro do Coletivo Sapateado do Samba, sendo o sapateado sua pesquisa em arte mais constante, e tendo realizado diversos eventos presenciais e remotos sobre o assunto. Percorreu desde os grandes palcos nacionais até importantes terreiros da cultura do samba.

Onde encontrar:

Canal no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCh3MtQJKQtTLwBIaMcKz65w
. Instagram – @sapateadosamba
. Facebook – Sapateado do Samba  ( @SapateadoSamba )

 

Obra: TEASER DO DOCUMENTÁRIO OBS
Cia.: ORQUESTRA BRASILEIRA DE SAPATEADO
Direção: STELLA ANTUNES

Breve Biografia

O teaser do Documentário OBS conta através da trajetória da Cia de mais de 30 anos um pouco sobre a história do sapateado no Brasil. Possui diversas participações de sapateadores brasileiros e também americanos.

Onde encontrar:

Instagram: @obs_sapateado

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *