TASTE MEXICO: Nova exposição do Google Arts & Culture explora o ingrediente secreto da gastronomia mexicana: a paixão!

Acho que todo mundo, consciente ou inconscientemente, mesmo que não saiba como, já teve algum contato de alguma forma com a rica culinária mexicana. Seja ouvindo falar, seja por curiosidade, seja experimentando, ou estudando, alguns daqueles sabores – complexos e maravilhosos – já permearam nossa caminhada.

Quem nunca ouviu falar de taco, burrito, quesadilla, guacamole, ou das incríveis pimentas mexicanas, cuja diversidade (sempre) nos espanta? E elas são muitas mesmo! Mirasol, jalapeño, chipotle, serrano, poblano, pimenta de árvore, chilaca, güero, copi, cora, chawa, olho de caranguejo, galo-galina, bolita, Miaguateco, e por aí vai…

Eu sempre gostei muito dos sabores mexicanos. Não me furtei – nunca! – na tentativa de obter algo o mais próximo possível do que eles construíram, ao longo de mais de mil anos de tradição, na sua gastronomia, embora ainda tenha muito, muito chão pela frente. Afinal, o país foi o primeiro a ter a gastronomia reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, lá em 2010

Não tive a oportunidade de viajar para lá e experimentar todas aquelas iguarias in loco, mas garanto que essa visita está no meu radar. Basta nossa economia colaborar um pouquinho…

É fato que a gastronomia dos povos, aquela mais representativa, traz consigo – SEMPRE! – um ingrediente secreto e totalmente indispensável, e não seria o México, por óbvio, que fugiria à regra.

Exposição Taste Mexico. Foto: Divulgação / Google Arts & Culture

Longe disso!

De Tijuana a Mérida, do chili ao chocolate e do doce ao picante, qualquer pessoa no México costuma concordar que qualquer alimento que queira representar autenticamente seu país deve trazer esse ingrediente.

E qual seria ele? Certamente, a PAIXÃO.

A paixão é o que desencadeia a transmissão das receitas de uma geração para outra. É aquele que valoriza os sabores com que mães e avós deliciam seus filhos. E é ela que acorda, todas as manhãs, o exército de mayoras (conhecedores da cozinha tradicional), cozinheiros e chefs que, desde antes do nascer do sol, invadem as cozinhas e as ruas de todo o México com os seus deliciosos preparativos.

TASTE MEXICO

Essa paixão autêntica e genuína é o que o Google Arts & Culture celebra com a exposição TASTE MEXICO (Sabores do México). Uma colorida mostra interativa e audiovisual, que graças às múltiplas possibilidades que a tecnologia oferece, convida hoje pessoas de todo o mundo a se aproximarem da diversidade e da riqueza dos sabores mexicanos, conhecerem seus ritos e tradições e ouvir os principais protagonistas da gastronomia do país.

Criado com o apoio e colaboração do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo do México, além das secretarias de cultura dos governos estaduais de Oaxaca e Jalisco, além do Museu Soumaya e do Museu Franz Mayer, entre outras instituições, a nova exposição Google Arts & Culture reúne quase 5.000 obras de arte, ilustrações, receitas, histórias, material educacional e vídeos com entrevistas exclusivas.

Além dessas peças, cerca de 200 histórias apresentam diferentes ângulos da gastronomia mexicana atual, desde cozinheiros tradicionais de estados como Oaxaca e Guanajuato, até amostras sobre a preparação do Chile en Nogada ou o uso de ingredientes exóticos, como o Flor de Izote no estado de Veracruz ou colheita de insetos, relacionada ao aproveitamento da fantástica biodiversidade que o país possui.

Assim, sabores regionais, ingredientes únicos, ritos ancestrais e promotores de vanguarda da vigorosa cozinha mexicana se unem, graças à tecnologia, em uma amostra inédita, que o convida a devorar com os olhos e ouvidos os mais saborosos legados das culturas pré-hispânicas e suas múltiplas influências. Uma explosão de aromas, sabores e cores, onde se unem o espiritual, a família, a biodiversidade, a sociedade, a terra e a história de um país orgulhoso das suas raízes e sempre pronto a inovar desde a mesa.

 

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO TASTE MEXICO

 

DICAS DE RECEITAS

Para comemorar essa nova coleção, compilamos algumas das receitas icônicas da comida mexicana na playlist Sabores de México, que podem ser vistas no canal do Google México no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLeInp55_8aYKHzAz3-WSzBy1b8CvX_dpH). Por meio de 15 vídeos, diferentes criadores de conteúdo compartilham suas impressões e processos de preparação de pratos como as quesadillas de Huitlacoche, o porco Tikin Xic, a toupeira em um copo, entre outros.

Todas as pessoas do mundo são bem-vindas a essa festa dos sentidos que é a culinária do México. Venha e veja os Sabores do México (https://artsandculture.google.com/project/mexican-food). No Google Arts & Culture, a mesa está servida.

Em breve, falaremos mais sobre a gastronomia mexicana. De preferência, com avental e facas à postos!

Até a próxima!

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Del Schimmelpfeng
Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, sagrando-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *