Festival de Literatura promove lançamento de livros em Vitória

DL_ProgramaçãoFestivalCapixaba02

Fonte: G1

Os autores Jhon Almeida, Anthony W. Marques e Vander Vieira lançam livros durante o II Festival Capixaba de Literatura, nesta terça-feira (1º), às 20h. Antes, às 18h, tem leitura dramática, seguida de um debate sobre dramaturgia.

O texto ‘Piquenique no Front’, de Fernando Amaral, é encenado por um elenco formado pelos atores Othoniel Cibien e Patrícia Galleto e por estudantes de teatro da Fafi. A direção da leitura dramática é assinada por Márcio Martins. Em seguida, às 19h, os dramaturgos Alvarito Mendes e Wilson Coêlho promovem um debate sobre a dramaturgia.

Lançamentos
O estudante de História Jhon Almeida lança o livro ‘Meus Versos’ que contém fanzines poéticos lançados ao longo do ano por ele e pelo colega Carlos Abelhão. Escrito com linguagem simples, é carregado de emoções que rompem o elo entre o marginal e a academia.

O livro ‘Silêncio’, de Anthony W. Marques, é sobre a luta entre a paz e harmonia em um mundo de caos. O escritor nasceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e mora em Vitória desde 1973. Ele escreve um livro sob o heterônimo Maxwell Bezerra para ser lançado em 2016.

O mineiro Vander Vieira lança ‘Descaminho’, proposto como uma coletânea, já que não possui uma relação entre os poemas, nem um caminho a ser seguido entre os textos.

DL_ProgramaçãoFestivalCapixaba01Serviço
II Festival Capixaba de Literatura
Data: terça (1º), a partir das 18h
Local: Sala da Palavra – Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória
Entrada franca

Author

Cristina Teixeira, bacharel em direito pela PUC–RIO e jornalista pela Bristh Association, tornou-se especialista em dramaturgia pelo Royal Court Theatre – Inglaterra. Professora convidada da Tate Modern e do Actor´s Centre e Diretora de Literatura do Blue Elephant Theatre iniciou a programação de peças contemporâneas, incentivando a leitura e a criação de novos textos dramatúrgicos. Suas peças foram apresentadas em vários festivais europeus inclusive o Edimburgh Fest 2005 com indicação para o prêmio Guildhall de melhor autor. Através da Longshotscreenwriting Company, produziu e dirigiu filmes experimentais no seu estúdio em Brixton, entre eles, “Why God Made the Movies”, premiado como ‘o curta mais assistido no 3 BTV’ – Londres – 2000. Em 2009 seu conto”Mistery” foi escolhido pelos artistas da”Thether” para participar da instalação “Murder in the Kremlin” na “Wasp Room Gallery”- Birmigham – UK. Reality Theatre, gênero criado por Cristina Teixeira para o desenvolvimento da trilogia Runners, encantou o publico e crítica por seis meses no Teatro Solar de Botafogo ao ter a sua primeira parte encenada –Rio de Janeiro- 2010. O seu primeiro romance “O reino do homen de um olho só” foi lançado na livraria Argumento do Leblon. – Rio de Janeiro, dia 6 de novembro- 2012.