Festiva CineRio: Primeira edição deseja aproximar o público do estratégico e sofisticado “bastidor” profissional do cinema.

Festival exibirá gratuitamente sucessos nacionais seguidos de mesas com especialistas e representantes de grandes distribuidoras como Downtown Filmes, Paris Filmes e Galeria Distribuidora

Com transmissão online, evento gratuito acontece dias 16 e 17 de outubro com programação diversa e com o objetivo de promover uma reflexão sobre o mercado atual de cinema no Brasil

 

O cinema para além do que se vê. A primeira edição do Festiva CineRio, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro (sábado e domingo), chega com uma nova proposta: unir público e mercado. Entre exibições de grandes sucessos nacionais, seguidos de debates com importantes distribuidoras, responsáveis por levar os títulos às salas. Democratizar o acesso à arte e atrair tanto cinéfilos quanto novos públicos, formando plateias, também passa por mostrar todo o processo que acontece antes de um filme ser exibido – da criação do roteiro à logística de entrega das obras. Sobretudo em tempos de tantos desafios para o setor, se faz ainda mais necessário o Festiva CineRio, expondo processos de distribuição e promovendo conversas entre o próprio setor para se buscar convergências de ideias e soluções.

“A sétima arte possui uma magia que encanta a todos. A grande maioria das pessoas só é apresentada ao produto final exibido nas salas de cinema. Antes disso, existe uma infinidade de pessoas, aparelhos, tecnologias, locações e muito mais”, diz Amanda Lima, idealizadora do festival ao lado de Mônica Varella. “O Festiva CineRio é um projeto moderno que junta numa mesa virtual representantes do mercado de distribuição dos filmes nacionais para trazer ao público detalhes e informações curiosas de como funciona a sofisticada “engrenagem” deste mercado, que a grande maioria nem sequer imagina ou tem contato”, complementa Mônica.

Nos dois dias de festival a proposta é discutir, informar e avaliar assuntos pertinentes ao cinema atual. Um dos objetivos é promover o desenvolvimento e a difusão de produções nacionais. Durante o evento, serão exibidos de forma gratuita os longas-metragens “Fala Sério, Mãe!” (Distribuidora: Downtown Filmes), “De Pernas pro Ar 3” (Distribuidora: Paris Filmes), “Cinderela Pop” (Distribuidora: Galeria Distribuidora) e “Todas as Canções de Amor” (Distribuidora: Galeria Distribuidora). Os filmes serão exibidos online, pelo Vimeo. O público interessado fará um cadastro na página https://festivacinerio.espacoz.com.br/ e receberá um e-mail com o acesso ao conteúdo gratuito do Festiva.

Entre os dois filmes de cada dia haverá uma mesa virtual, com a mediação da jornalista, apresentadora e redatora com mais de 24 anos em cinema, Renata Boldrini, com participações de especialistas e representantes das Distribuidoras para debater as necessidades da sociedade moderna atual, a diversidade, a singularidade, a inovação e de como o mercado se adequa a este cenário. Entre os especialistas, estão confirmados o jornalista e pesquisador Pedro Butcher, além da presença cativa da Filme B, maior portal sobre mercado de cinema no Brasil, através do diretor Paulo Sérgio Almeida, e o editor Fabiano Ristow. A cada encontro virtual, representantes das mais importantes distribuidoras, como Downtown Filmes e Galeria Distribuidora, contribuirão com o ponto de vista do fazedor e articulador nos debate sobre temas como “A indústria do audiovisual no pós pandemia”; “Campeão de crítica ou campeão de bilheteria”, “Quais os caminho do filme até a Distribuição?”; “Como as Distribuidoras selecionam os filmes para investir?”, entre outros. O evento contará com intérpretes de Libras.

O Festiva CineRio conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc, idealização e produção da AR2 Produções e Mônica Varella Produção, coordenação e realização da Espaço/Z, com apoio da Downtown Filmes, Paris Filmes, Galeria Distribuidora, Telecine e MNiemeyer.

PROGRAMAÇÃO:

16/10 – Sábado

14h – Filme da 1ª Sessão

Fala Sério, Mãe! (Distribuidora: Downtown Filmes)

17h – Mesa Virtual

Renata Boldrini (Jornalista / Mediadora)
Pedro Butcher (Crítico)
Bianca Raggio (Diretora de Marketing da Downtown Filmes)
Paulo Sérgio Almeida (Diretor Filme B)

19h – Filme da 2ª Sessão

De Pernas pro Ar 3 (Distribuidora: Paris Filmes)

17/10 – Domingo

14h – Filme da 1ª Sessão

Cinderela Pop (Distribuidora: Galeria Distribuidora)

17h – Mesa Virtual

Renata Boldrini (Jornalista / Mediadora)
Pedro Butcher (Crítico)
Gabriel Gurman (CEO da Galeria Distribuidora)
Fabiano Ristow (Editor Filme B)

19h – Filme da 2ª Sessão

Todas as Canções de Amor (Distribuidora: Galeria Distribuidora)

Filmes:

Plataforma do Vímeo. O público interessado deverá fazer um cadastro na página https://festivacinerio.espacoz.com.br/ e receberá um e-mail com o acesso ao conteúdo gratuito do Festival. Para assistir os filmes é obrigatório realizar o cadastro.

Mesa virtual:

Na Plataforma do YouTube. Além do público receber o link após o cadastro, o link também estará disponível na bio da página no Instagram.

COORDENAÇÃO PRODUÇÃO: ESPAÇO/Z

A Espaço/Z é uma agência plena de Marketing, que tem como core business trabalhar a comunicação de seus clientes com o público final por meio da promoção de entretenimento, com forte atuação no mercado de cinema no Brasil. A empresa assina a criação de materiais de divulgação e de estratégias promocionais das principais produções nacionais, internacionais e de festivais de cinema, realizados no país. Muito mais do que uma agência de marketing e comunicação, a Espaço/Z se consolidou, há mais de 30 anos, como um autêntico player do mercado cinematográfico e de entretenimento, não apenas participando mas também fomentando essa indústria. Com o aval de produtores, distribuidores e exibidores, é uma agência brasileira especializada em entretenimento, seja executando estratégias de comunicação para os grandes lançamentos ou com projetos de relevância para o mercado como um todo. Algumas ações para evidenciar o alcance da empresa no mercado cinematográfico: “Show de Inverno” – Campos do Jordão (2009 a 2019); “Festival Internacional de Cinema Infantil” (2009 a 2012), “Festival CineMúsica de Conservatória” (2008 a 2010); “Circuito Cultural Eu Vivo Cinema Pan-Americano” 2007 (único evento cultural na agenda da prefeitura na ocasião); “Festival do Rio” (2007 a 2009); “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro” (2009 a 2016); “Quadrilátero do Charme”, em Ipanema. Além disso, idealiza e produz promoções e ativações de experiências, como campanha de marketing que envolvia a recreação com personagens de “Angry Birds 2 – O Filme” em hotel no nordeste; rapel de Convergente e simulador de voo de “Star Trek”, Dia Mundial de” Os Smurfs 2″ no Pão de Açúcar; ação social de limpeza de oceano de “Aquaman”; ativação de mídia com bicicletas temáticas no Parque Ibirapuera para o filme “Os Incríveis 2”; coletiva de imprensa de “De Pernas pro Ar 3”; Junket de “MIB 3”, no Copacabana Palace; Pré-estreia de “Turbo”, no Autódromo de Interlagos de SP; evento de lançamento da nova temporada da série “Westworld”, do canal HBO; pré-estreias no Brasil de “Homem-Aranha de Volta ao Lar” e de “Anabelle 3 – De volta pra casa”; exposição de figurinos de “Bohemian Rhapsody”, em POA; produção e exposição da estátuas do Freddie Mercury na fachada do Cinema Roxy e de Homem Aranha em diversos cinemas Rio-SP; entre inúmeros trabalhos para lançamentos nacionais e estrangeiros.

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: MÔNICA VARELLA

Formada em jornalismo, atua no mercado de produção cultural há 18 anos. Trabalhou em mais de 40 peças, dentre elas podemos citar “Turandot 2002 “; “Os Pescadores de Pérolas”; “Longa Jornada de Um Dia Noite Adentro”, de Eugene O’Neil, “Aurora da Minha Vida”, com Sérgio Britto e Cleyde Yáconis, no CCBB RJ, DF e SP e Festival de Curitiba; “La Boheme”; Centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; “O Bem do Mar” – musical Antonio De Bonis e Douglas Dwight; “Marlene Dietrich – As Pernas do Século”, de Aimar Labaki, direção de William Pereira; “A Eva Futura”, adaptação e direção de Denise Bandeira com Pedro Paulo Rangel, Larissa Maciel e Bruno Ferrari; Lago dos Cisnes e a digitalização da Coleção “O Malho”. Produziu por cinco edições o Show de Inverno, evento para patrocinadores, distribuidores e exibidores de Cinema, em Campos do Jordão. Assina a Direção de Produção do evento “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”, desde 2014 até o ano atual.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: AMANDA LIMA

Formada em Produção Executiva em Cinema e TV – FGV. Produtora do curta-metragem “Aquela Vizinha Desapareceu”, contemplado do Edital da SECEC-RJ. Na TV Globo, produziu os Teasers/Aberturas das novelas “Amor de Mãe”; “Salve-se Quem Puder”; “Hebe”; “Órfãos da Terra”; “Aruanas”; “Mister Brau”; “Tempo de Amar” e outros. Produziu a chamada de fim de ano da TV Globo de 2016 a 2019. Ganhou o “Prêmio Melhor Produtor no Festival Brasil de Cinema Internacional” pelo curta-metragem “Bodas”, com Othon Bastos. Produtora do Show de Inverno, evento para patrocinadores, distribuidores e exibidores de Cinema. Assina a Produção Executiva do “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro” por oito anos. No teatro esteve na produção da peça “Coisas que a gente não vê”, contemplada com o Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Texto e Atriz. Realizou a produção das peças “Gota D’água”, “Comédia Russa”, “Jumbo – eu visito a tua ausência”,”O Retorno ao Deserto”, entre outras.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *