ÓRBITA HÉLIO: Exposição reúne imagens de um dos maiores artistas da história da arte brasileira nas décadas de 60 e 70

Hélio Oiticica formou uma leva de artistas que produzem até hoje e mantêm vivo seu estilo. Muitos desses artistas estão na exposição “Órbita Hélio”, que reúne imagens de grande experimentalismo da arte brasileira, nas décadas de 60 e 70. A mostra possui como ponto de convergência a obra de Oiticica. Todos os artistas que dela participam conviveram com ele e foram cúmplices em artes. Em alguns trabalhos, o próprio Hélio Oiticica aparece retratado.

Hélio Oiticica em seu apartamento no Leblon, Rio de Janeiro,1979. Foto: ANDREAS VALENTIN. Impressão em papel Hahnemühle Museum Etching 350gr / 1979-2020 / 50×35 cm Ed 02-05)

 

Há, ainda, uma inédita foto do próprio Hélio, documentando a chegada de Caetano Veloso ao exílio, em Londres, no final dos anos 60. Uma foto que foi revelada pela primeira vez, exclusivamente, para esta exposição.

Hélio Oiticica e Gal Costa  Década de 1970, Rio de Janeiro. Foto: FREDERICO MENDES.  (Díptico. Fotos analogicas, Gelatina de prata em papel fotográfico. Circa 1971_24x36 cm)

A exposição inaugural do MT Projetos de Arte confere destaque a imagens de ex-alunos que assumiram, décadas após, o papel de parceiros artísticos: os irmãos Andreas e Thomas Valentin. A visita à exposição também permite reencontrar Hélio em companhia de Gal Costa, nos bastidores de show da cantora, de 1971, em registro de Frederico Mendes.

Neville de Almeida, conhecido parceiro do artista, também comparece. Roberta Salgado, autora dos “Poemas em objeto” que integram o Penetrável Tropicália, exibe um raro exemplar dessa série. Marcos Bonisson, jovem atraído pelas experimentações de Hélio, igualmente participa da mostra, com um lírico registro de criança em proposição do artista, no morro da Mangueira, em 1980. Ademais, marcante é a participação de moradores da Mangueira, em dinâmica interação com Bólides e Contrabólides. E também Parangolés. A cor, a obra, ativada pelo calor e movimento dos corpos: Nildo, Paulo Ramos, Nininha, Lilico e mestre-sala Delegado. A exposição conta, ainda, com imagens de Marcos Rodrigues, nos bastidores da última entrevista de Oiticica, concedida para o pintor Jorge Guinle e publicada na revista Interview.

Hélio Oiticica com Bólide área água,  Ogramurbana (MAM, Rio de Janeiro, 1970). Foto: THOMAS VALENTIN . Fotografia Analógica – Impressão em gelatina de prata a partir de negativo.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Órbita Hélio” é a exposição inaugural do MT Projetos de Arte, reúne imagens de grande experimentalismo da arte brasileira, nas décadas de 60 e 70. Tem como ponto de convergência a obra de  Hélio Oiticica. O traço definidor da mostra é que todos os artistas que dela participam, como Andreas Valentin,Thomas Valentin e Roberta Salgado, conviveram com Oiticica e foram cúmplices em artes.

Para mais informações: https://dasartes.com.br/agenda/orbita-helio-mt-projetos-de-arte/

SOBRE HÉLIO OITICICA

Hélio Oiticica foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas.
É considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira.

 

SERVIÇO

Exposição ÓRBITA HÉLIO

Artistas: Hélio Oiticica Andreas Valentin Frederico Mendes Marcos Bonisson Marcos Rodrigues Neville de Almeida Roberta Salgado Thomas Valentin

  • Onde:  MT Projetos de Arte, Av. Beira Mar 454, Centro, RJ
  • Quando: Aberta até dia 15 de dezembro de 2021 . Exceto nos domingos e segundas-feiras. As visitas devem ser feitas mediante agendamento pelo e-mail: mtprojetosdearte@gmail.com)
  • Curadoria: Fernando Cocchiarale
  • Coordenação Geral: Margareth Telles
  • Direção Artística e Assessoria Jurídica: Lêo Pedrosa
  • Assistência de produção: Joana Marinho

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

JULIANA PRESTES
Jornalista, bailarina clássica e dançarina de salão. Apaixonada por cultura em geral, especialmente dança e musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *