CASA: Espetáculo que trata sobre o tempo presente estreia no Rio de Janeiro

Paulo Marques. Foto: Maurício Maia.

                   

Na próxima quinta-feira (27/6) estréia o espetáculo Casa no teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro, o quinta obra da Cia. Gelmini. Casa é um espetáculo de dança contemporânea que trata da cena em sua relação com o espaço, tempo e o momento presente. O espetáculo é fruto do encontro entre os artistas cariocas  de diferentes gerações, Gustavo Gelmini e Paulo Marques.

O solo interpretado pelo bailarino Paulo Marques e com direção e coreografia de Gustavo Gelmini,
busca atingir o caráter neutro da experiência, entre o objetivo e subjetivo, entre o material e espiritual. A experiência do ponto de vista do acontecimento.

Com 40 anos de atuação na dança, Paulo Marques traz para o solo a trajetória de um corpo em busca por habitar-se diante do outro. A partir de suas memórias físicas, o bailarino, desconstruído pelo tempo, encontra motivações de composição de movimento que dialogam com a dramaturgia da montagem cinematográfica e da experiência ritualística do teatro.

 

Foto: acervo pessoal dos artistas.

 

Gustavo Gelmini é diretor artístico da Cia Gelmini de Dança, residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e no Le Centquatre-Paris, realiza trabalhos com relação da dramaturgia interdisciplinar entre a dança, artes visuais, cinema, teatro e filosofia. Paulo Marques iniciou sua carreira de dança e teatro em 1980, desde então tem atuado como ator, bailarino, mestre de balé, coreógrafo, pesquisador em dança, curador, ensaiador e diretor de movimento em importantes companhias de dança contemporânea.

Confira o teaser do espetáculo:

 

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA
Direção e Coreografia: Gustavo Gelmini
Intérprete Criador: Paulo Marques
Dramaturgia: Gustavo Gelmini e Paulo Marques
Assistente de Direção: Fernanda Sant’Ana
Desenho de Luz: José Geraldo Furtado
Seleção Musical: Gustavo Gelmini e Paulo Marques
Mixagem: Cyril Hernandez
Fotografia: Mauricio Maia
Operação de Luz: Thiago Tafuri
Produção: Cacau Gondomar

SERVIÇO

  • Onde: Teatro Cacilda Becker. Endereço: R. do Catete, 338 – Catete
  • Quando: Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho. Horário: 20h
  • Quanto: Ingesso a 40 reais (inteira), 20 reais (meia entrada)
  • Classificação: 14 anos

Site: https://www.ciagelmini.com/

Redes Sociais

Instagram: @paulomarquesmovimento, @ciagelmini

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *