Especial RIO2C 2019: Começou o evento! Veja o que aconteceu neste primeiro dia!

 

 

RIO2C 2019 começou! E o ARTECULT está cobrindo o evento com uma equipe de colaboradoras.

O Rio2C – Rio Creative Conference 2019 é o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. Desde sua primeira edição, o evento é referência no mercado ao abraçar e ampliar a estrutura do RioContentMarket, plataforma de debates, tendências e negócios relacionados ao segmento audiovisual desde 2010.

Em 8 anos, participaram do evento mais de 38 mil executivos de mídias digitais, broadcasting e mobile, programadores, publicitários, distribuidores, criadores, produtores e compradores de conteúdo de mais de 36 países.

Toda a comunidade de criadores que consolidou o RioContentMarket no calendário mundial do Audiovisual se ampliou para os mercados de Inovação e Música. Como Rio2C, o evento aumenta seu potencial de conectar os profissionais da indústria criativa, celebrando o presente e reinventando o futuro.

E já começou ! Foi com a Grande Sala repleta de convidados que o Rio2C – Rio Creative Conference 2019 promoveu sua cerimônia de abertura, na noite do dia 23 de abril.

O evento, apresentado pela atriz Erika Januza, começou com um vídeo que reflete sobre a evolução do homem. Com narração do Founder do evento, Rafael Lazarini, o filme apresentou alguns dos grandes momentos da humanidade, desde os tempos remotos de caçadores-coletores (quando começam a dominar o fogo e a culinária), passando pelo ponto em que a ficção transforma nossos repertórios e formas de nos relacionarmos, até a revolução tecnológica.

“Sou muito sortudo de ter encontrado pessoas tão fantásticas que acreditaram no meu sonho e toparam remar contra a correnteza e não só erger esse evento como transformá-lo no maior evento de criatividade e inovação da América Latina”, agradeceu Lazarini.

O Founder também citou o sócio Bruno Wegmann, e os curadores Carla Esmeralda, Zé Ricardo, Bernardo Zamijosvy, Stevens Rehen e o Jonas Furtado e o Meio & Mensagem.

Presidente da BRAVI, Mauro Garcia subiu ao palco e relembrou as duas décadas de trabalho da entidade. “Ano a ano novos produtores foram se juntando aos fundadores. De estado a estado, a associação foi cumprindo sua missão em cada encontro, em cada oficina, em cada evento, em cada mercado. Hoje estamos em 21 unidades da federação e reunimos mais de 600 associados. Brasileiros e independentes”, contou.

A cerimônia continuou com a entrega dos troféus do 1º Prêmio da Produção Independente, pelos atores Bruno Mazzeo e Débora Lamm. Com 21 categorias, o prêmio é um instrumento de celebração da excelência da produção de conteúdo independente para TV e plataformas digitais no Brasil e tem como objetivo de promover, gerar visibilidade e fortalecer o setor.

Veja a lista completa de ganhadores:

Roteiro
Flávia Lins

DPA: Detetives do Prédio Azul

Trilha Sonora
Lucas Marcier e Fabiano Krieger

Rua Augusta

Edição
Natara Ney
Lama dos Dias

Direção de Arte
Fernando Zuccolotto
Drag me as a Queen

Direção de Fotografia
André Horta e Bruno Monte
Magnífica 70

Ator
Júlio Andrade
Evandro em Sob Pressão e Cadu em 1 Contra Todos

Atriz
Simone Spoladore
Dora em Magnífica 70

Apresentador
Lázaro Ramos
Espelho

Direção
René Sampaio e Tomás Portella
Impuros

Destaque Especial
Panorâmica
Mara Lobão

Mulher do Audiovisual
Laís Bodansky

Categorias de Produções Independentes

Série de Conteúdo Infantil
Escola de Gênios
Mixer

Telefilme
Império da Beleza
Movioca Content House

Programa de Variedade
Filosofia e Música
Cine Group

Série Factual/Reality
Drag me as a Queen
Movioca Content House

Documentário
Canções da Minha Vida
Raccord Produções

Série Documental
De Carona com os Ovnis
Clip Produtora

Série de Animação
Irmão do Jorel
Copa Studio

Série de Ficção
Rua Augusta
O2 Filmes

Videoclipe
Bluesman
Baco Exu do blues

Audiência Global
3%
Boutique Filmes

Vencedora da categoria “Mulher no Audiovisual”, a diretora Lais Bodansky, que recentemente assumiu a direção da SPCine, fez um discurso contra ações que considera o desmonte da política audiovisual brasileira. Os acontecimentos recentes – pedido do Tribunal de Contas da União para suspender novos contratos da ANCINE e paralisação nos repasses da agência – põem em risco um setor responsável por alavancar anualmente mais de R$ 20 bilhões no PIB do país e empregar mais de 330 mil trabalhadores. Ovacionada, ela colocou amarrou uma faixa preta no braço como forma de protesto.

A noite terminou com um show de Almério, artista pernambucano que em 2018 foi um dos selecionados do PitchingShow do Rio2C. Ele lembrou como a participação no evento impulsionou sua carreira e afirmou estar empolgado com o fato de outros artistas terem a mesma oportunidade.

Em mais de 700 horas de conteúdo e 400 painéis distribuídos em 12 salas de programação na Cidade das Artes, o Rio2C 2019 vai reunir profissionais dos mercados de inovação, música, audiovisual, games, neurociência, marcas e realidade virtual. Acesse a programação completa em www.rio2c.com/programacao.

Vejam abaixo as imagens do primeiro dia e acompanhem os stories e IGTV no nosso Instagram (@artecult) !

Imagens do primeiro dia:

 

Especial RIO2C

ARTECULT – ESPECIAL RIO2C
Clique aqui e veja nossa cobertura completa
!

Em suas oito edições o Rio2C já contou com mais de 38 mil participantes de 26 países em 989 paineis.

Para conferir a programação completa acesse o site http://www.rio2c.com/programacao

  • Quando: de 23 a 28 de abril
  • Onde: Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
  • Mais informações sobre ingressos e horários em http://www.rio2c.com/

Cobertura RIO2C – 2019:

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com, Sócio-fundador e editor do QuadriMundi, ambos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada e que também gerencia outros portais como o BandasNovas, OlheiroMusical, Bullyng nas Escolas, Reação Adversa e CasarOnLine. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. No Facebook, administra vários grupos tais como Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas , além das páginas Futuristiko (sócio-fundador), Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (app em desenvolvimento para a comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *