DUNA : Villeneuve entrega uma das maiores produções do ano!

 

DUNA” é, de fato, uma das produções mais aguardadas do ano e prometia a entrega de um projeto ambicioso. O diretor Dennis Villeneuve não desaponta mais uma vez, apresentando-nos uma obra introdutória a um rico universo de personagens e histórias fantásticas, baseada na criação do gigante literário Frank Patrick Herbert. Confira a nossa critica, sem spoilers, a seguir.

Baseado nas obras de Frank Herbert, “Duna” se propõe a introduzir esse universo complexo e rico de personagens, tendo como pano de fundo as casas do império, os Fremen e a tão cobiçada “especiaria”. Se repararmos bem, diversas obras do cinema beberam da fonte da obra “Duna”. Assim, de maneira bem precisa e planejada, o público acaba por conhecer todos os acontecimentos baseados na primeira parte do livro, terminando exatamente em sua metade.

Cena de DUNA. Fotos: Divulgação Warner Bros Pictures

Dennis Villeneuve é um dos maiores cineastas de Hollywood da atualidade e isso é incontestável. Todas as suas obras imprimem uma qualidade monumental, são muito bem executadas, sua mão é sempre assertiva e ele sabe muito bem como prender a atenção do seu público cinéfilo. Há quem diga que seu ritmo de contar uma história não engata muito, mas a beleza está nos detalhes e na contemplação, ou seja, quem se permite desfrutar tudo isso e mergulhar no universo apresentado, garantimos que não se arrepende nenhum pouco.

Em Duna ele entrega uma das suas obras mais ousadas e grandiosas. No investimento realizado pelos Estúdios Warner Bros Pictures junto a Legendary Pictures aparecem cifras milionárias , que se traduzem em uma das maiores experiências cinematográficas do ano, diante de diversos fatores, como exemplo:

A fotografia e os seus respectivos efeitos visuais (Greig Fraser e Tibo Lazar), pois são um capitulo à parte. A estrutura demonstrada em tela, que ainda é potencializada em telas IMAX, XD ou X Plus, mostra a grandeza daquele universo e como tudo soa a nível colossal, assim como demonstrado nos livros de Frank. A impressão é que cada frame enquadrado na telona parece uma pintura de tanta riqueza visual.

A trilha sonora soa como um stradivarius e potencializa a obra de Villeneuve, promovendo assim um maior grau de imersão que ajuda-nos a conectar àquela narrativa. O responsável é o gigante Hans Florian Zimmer que já entregou diversas obras-primas para o cinema como as trilhas de: Interestelar, TENET, Blade Runner 2049 entre muitas outras. Hans Zimmer mostra toda a sua competência e grandeza para dar ainda mais vida à Duna de Villeneuve.

Cena de DUNA. Fotos: Divulgação Warner Bros Pictures

A direção de elenco de Jina Jay traz para Duna uma equipe de peso de artistas de Hollywood com grande nomes, tais como: Timothée Chalamet (Paul Atreides) , Rebecca Ferguson (Senhora Jessica Atreides) , Oscar Isaac (Duke Leto Atreides) , Josh Brolin (Gurney Halleck), Stellan Skarsgård (Baron Harkonnen) , Dave Bautista (Beast Rabban Harkonnen) , Stephen McKinley Henderson (Thufir Hawat) , Zendaya (Chani),  Chen Chang (Dr Yueh) , David Dastmalchian (Piter De Vries),  Sharon Duncan-Brewster (Dr. Liet Kynes) , Charlotte Rampling (Reverenda Mohiam), Jason Momoa (Ducan Idaho) e Oscar Javier Bardem (Stilgar).  Todos desempenham um trabalho que faz jus à riqueza da obra e à trama, além de estarem extremamente entrosados e dedicados à obra.

Cena de DUNA. Fotos: Divulgação Warner Bros Pictures

Valendo destacar aqui os papéis de Rebecca Ferguson (Senhora Jessica Atreides), para a qual, arrisco dizer, que poderá receber alguma indicação na temporada de premiação para a Categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, afinal a carga dramática e as camadas complexas de sua personagem demandam um controle muito grande e ela mostra toda a sua potência em tela.  Timothée Chalamet (Paul Atreides)  que é o protagonista do longa e estava sendo apontado por muitos como o azarão dessa obra, mostra o contrário ao dar vida de maneira magistral ao fio condutor de toda a trama. Zendaya (Chani) não aparece muito, mas prepara o terreno para o que vem pela frente, diante de uma das personagens mais importantes dessa história. Por fim, Jason Momoa (Ducan Idaho) esbanja carisma e versatilidade ao entregar um dos personagens mais cativantes desse capítulo de Duna.

O roteiro é assinado por Jon Spaihts e Eric Roth, com participação também de Villeneuve. Foi baseado no romance homônimo de Frank Herbert e está extremamente didático e objetivo nessa primeira parte contada.

Confira o trailer do filme!

 

Por fim, Duna pode ser considerado como um grande acerto dos Estúdios Warner, pois demonstra toda a grandeza de uma história única, com personagens inesquecíveis a nos dá uma ótima sensação, ao sair da sala de cinema, com aquele gosto agridoce de quero mais. Vamose torcer para vermos o quannto antes a tão aguardada sequência. A melhor forma de vivenciar Duna é assisti-lo na melhor tela, com o melhor som possível, pois você terá uma experiência cinematográfica da mais alta qualidade.

NOTA –  10

LUAN RIBEIRO (@cinemaecompanhia)

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *