Intervenção Urbana e Democratização da Arte: Duda Oliveira traz projeto para as calçadas do Centro Cultural Correios RJ

Esculturas de formas geométricas diversas e cores vibrantes buscam interação entre a arte e a rua

 

O projeto “Intervenção Urbana e Democratização da Arte“, da artista plástica niteroiense, Duda Oliveira, atravessa a Baía de Guanabara e desembarca no corredor cultural do Centro do Rio de Janeiro, na Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, apresentando três esculturas em metal naval – ‘Catavento’, ‘Panóptico’ e ‘Gigante’ – com formas geométricas distintas e cores vibrantes, convidando o observador a interagir com elas.

Duda Oliveira e suas obras GIGANTE e CATAVENTO. Foto de João Oliveira.

“Estou trazendo a arte para a rua porque nela encontramos pessoas despidas de convenções sociais, num mundo obcecado por valores materiais. A arte sendo usada para encantar, que não se quer vender, nem comprar. A rua e o pedestre passam a ser o observatório do artista”, diz Duda Oliveira.

Inspirada nos Parangolés de Hélio Oiticica, Duda Oliveira busca levar arte aos espaços públicos e a todas as pessoas que não se permitem entrar em espaços culturais, pois são locais que carregam estigmas de pertencerem apenas a uma elite sócio-econômico-cultural específica da sociedade.

“Somente a arte tem o poder de propagar o acesso ao real e grande poder de transformação. A rua nos torna iguais, permitindo a verdadeira ordem democrática das coisas, a compreensão verdadeira e espontânea do belo”, diz a artista plástica.

Duda Oliveira leva a arte até ao observador , tornando-o um protagonista ou coadjuvante no cenário da cidade, recorrendo sempre a lembrança de que “a rua é e sempre foi um lugar de debate e diálogo”, enfatiza, “na linguagem de Foucault, a rua é o lugar de fala”.

A proposta do projeto ‘Intervenção Urbana e Democratização da Arte é provocar um diálogo entre a cidade e seu popular. As obras já estiveram no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Centro de Niterói, em Icaraí e no Espaço Cultural Correios Niterói, onde criaram uma integração entre a arte e o povo. Agora podem ser vistas nas calçadas do Centro Cultural Correios RJ.

Duda Oliveira e sua obra PANÓPTICO. Foto de João Oliveira.

Sobre a artista

Artista plástica contemporânea, niteroiense, Duda Oliveira estudou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na PUC RJ. Desde 2018, vem participando de diversas exposições, com destaque para as Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal, nos Museus MASP, MAC Niterói e outros importantes espaços culturais do Brasil e do exterior.

Há 20 anos ingressou na militância do Direito Ambiental, especializando-se em Sociologia Política, para empreender de forma participativa. Com a luta e o árduo trabalho na carreira de advogada, veio a necessidade de uma terapia alternativa. Foi assim que a arte entrou em sua vida.

SERVIÇO

‘Intervenção Urbana e Democratização da Arte’

Artista: Duda Oliveira
Local: Centro Cultural Correios RJ (calçadas)
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

NOTA: A exposição “Enredados”, de Duda Oliveira, pode ser visitada no interior do Centro Cultural Correios RJ, de terça a sábado, das 12h às 19h, com curadoria de Carlos Leal.

Instagram: @dudaoliveiraartista
Fotos: João Oliveira

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *