20 ANOS EM MOVIMENTO: Documentário Cia. Repentistas do Corpo – 20 anos em Movimento faz exibição de lançamento online em 28 e 29 de dezembro

Crédito de imagem: Giuliano VJ Scan e Mauro Nascimento

 

Os diretores da Cia. Repentistas do Corpo, Sérgio Rocha e Cláudia Christ, em parceria com os artistas visuais Giuliano VJ Scan e Mauro Nascimento, produziram o videodocumentário “Cia. Repentistas do Corpo – 20 Anos em Movimento” abordando a trajetória e a intensa participação da companhia no cenário da dança contemporânea em São Paulo, no Brasil e na Europa. O documentário será lançado em duas lives especiais, nos dias 28 e 29 de dezembro, terça-feira e quarta-feira, às 18h, através do YouTube. Nas sessões, haverá bate-papo com os realizadores para falar sobre o cruzamento de linguagens que caracteriza a concepção cênica dos trabalhos e transformou sua maneira de dançar e estar no mundo com um corpo brasileiro.

O trabalho de resgate e registro da memória reúne os 14 espetáculos autorais já criados, as inspirações, referências, os momentos marcantes da história, e depoimentos de artistas e técnicos envolvidos nos processos de pesquisa, criação e atuação ao longo de 20 anos de trajetória. .

Após o lançamento, o produto seguirá disponível gratuitamente para o público em geral e será oferecido, especialmente, para ETECs de artes, Fábricas de Cultura, Universidades e Centros Culturais de São Paulo e do Brasil com o intuito de estimular novas possibilidades de pensamento artístico e estabelecer pontes entre a Cia. Repentistas do Corpo e os estudantes de dança, artes cênicas e artistas de outros núcleos criadores, multiplicando os efeitos desta iniciativa cultural e pedagógica.

 Sobre Cia. Repentistas do Corpo

A Cia. Repentistas do Corpo, fundada em 2001, é formada por artistas do cenário da dança contemporânea brasileira que trazem significativa bagagem artística e cultural associada à proposta de pesquisa consistente e inovadora. A linha de investigação prática é sobre a interdisciplinaridade entre a dança contemporânea, o teatro, a música e a percussão corporal em movimento buscando os possíveis pontos de convergência entre estas áreas e a sua abordagem conjunta. A inspiração vem de diversas manifestações da cultura brasileira e suas identidades; especialmente a literatura, a música e as festas, além do contexto histórico onde estão inseridas. Desta forma, a Cia. busca novos significados para sua dança e afirma sua maneira de estar no mundo: sempre em movimento, com um corpo brasileiro.

Entre os trabalhos realizados ao longo desses vinte anos de existência, estão: “Cordel Encorpado” (2001), “Nessa Onda Que Eu Vou” (2002), “Corpoemas (2004)”, “Lado B” (2007), “Carnaval em Sampa” (2008), “WC Feminino” (2010), “Cordel Encorpado e Revisado” (2012), “Sambabembom” (2012), “Tupiliques – O Espetáculo” (2014), “Corpos Brasileiros” (2017), “Olhares Alheios” (2019), “Um Olhar Muda Tudo” (2019), “ReverberÁfrica” (2021) e “5.1 DTS – Dança_Teatro_Som”(2021).

 

SERVIÇO

Transmissão Online: documentário “Cia. Repentistas do Corpo – 20 anos em Movimento”

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

JULIANA PRESTES
Jornalista, bailarina clássica e dançarina de salão. Apaixonada por cultura em geral, especialmente dança e musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *