Dança: o que nos move?

Hoje, escolhi escrever sobre o que nos move, a nós, artistas da dança.

Busquei frases inspiradoras sobre dança formuladas por bailarinos e coreógrafos precursores da dança moderna, surgida no final do século XIX.

Sem querer cair no clichê, são expressões que acompanharam e movem a trajetória de muitos profissionais da dança e artistas de dança-teatro. Gente que escolheu a Dança como meio de vida, meio de expressão e como forma para se realizar pessoal e profissionalmente. Sempre tendo estes mestres como exemplos de inspiração, coragem, talento e  perseverança.

 

5 - Isadora Duncan

Isadora Duncan

Isadora Duncan (bailarina e coreógrafa norte-americana)

“Se você já foi ousada, não permita que a amansem.”

“A arte não é, de modo nenhum, necessária. Tudo o que é preciso para tornarmos o mundo mais habitável é o amor.”

 

HB/Fichner/859350 Figure: 859350_03-18 customer supplied MH 6/14/00

Martha Graham

 

Martha Graham (bailarina e coreógrafa norte-americana)

“O corpo diz o que as palavras não podem dizer.”

“Nenhum artista está adiante do seu tempo. Ele é o seu tempo; o que acontece é que os outros estão atrasados no tempo.”

“Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar, que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única.”

“A dança é a linguagem escondida da alma.”

 

3 - Rudolf_von_Laban

Rudolf Von Laban

Rudolf  Von Laban (bailarino e coreógrafo húngaro)

“Um observador de uma pessoa em movimento fica imediatamente consciente, não apenas dos percursos e ritmos de movimento, mas também das atmosferas que os percursos carregam em si, já que as formas do movimento através do espaço são tingidas pelos sentimentos e pelas idéias.”

 

2 - Pina Bausch

Pina Bausch / foto: Duisburger Philharmoniker

 

 

Pina Bausch (bailarina e coreógrafa alemã)

“Dançar é uma forma de amar”

“Dance, Dance… Senão estamos perdidos.”

“Você tem que deixar que cada um se expresse por suas motivações internas”.

 

4 - Angel Vianna

Angel Vianna / foto: Agência O GLobo

Angel Vianna (bailarina e coreógrafa brasileira)

“O movimento é como uma música que vibra no ar.”

 

 

 

Helenita Sá Earp (bailarina e coreógrafa brasileira)

“Dança é a capacidade de transformar qualquer movimento em Arte.”

 

Espero que algumas dessas frases o inspirem hoje e sempre. E se quiser compartilhar com a gente  outra expressão que mova você para diante nessa vida louca, deixe num comentário.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Marcelle Banks
Sou Marcelle Pereira Soares Banks, a.k.a Celle Banks. Sou profissional com 10 anos de experiência na área de comunicação, com passagem pelo setor acadêmico privado e público, me formei em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fiz o curso de Dança Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há 12 anos, atuo profissionalmente como Bailarina, Designer, Coreógrafa e Publicitária. Amante das Artes Culturais e Sociais, sou empreendedora e promotora da diversidade cultural. Tenho um enorme desejo de me comunicar com as pessoas e escolhi fazer isso através da dança. Gosto de compartilhar com os outros a minha paixão pela dança. Meu maior interesse é estudar a diversidade de danças através do olhar contemporâneo, das danças tradicionais às urbanas. Já me apresentei em universidades, festivais e teatros do Brasil. Nos Estados Unidos, desenvolvo atualmente um trabalho sobre a investigação de danças tradicionais brasileiras. Essas obras têm aparecido em Festivais Internacionais. Em 2015, me mudei para a Argentina e aprimorei meus estudos a partir de fontes de universidades locais, como Universidad Nacional de las Artes. Divido-me entre Buenos Aires, Des Moines, Rio de Janeiro e Florianópolis, sempre embalada na minha paixão pela família e pela dança