Dança: o que nos move?

Hoje, escolhi escrever sobre o que nos move, a nós, artistas da dança.

Busquei frases inspiradoras sobre dança formuladas por bailarinos e coreógrafos precursores da dança moderna, surgida no final do século XIX.

Sem querer cair no clichê, são expressões que acompanharam e movem a trajetória de muitos profissionais da dança e artistas de dança-teatro. Gente que escolheu a Dança como meio de vida, meio de expressão e como forma para se realizar pessoal e profissionalmente. Sempre tendo estes mestres como exemplos de inspiração, coragem, talento e  perseverança.

 

5 - Isadora Duncan

Isadora Duncan

Isadora Duncan (bailarina e coreógrafa norte-americana)

“Se você já foi ousada, não permita que a amansem.”

“A arte não é, de modo nenhum, necessária. Tudo o que é preciso para tornarmos o mundo mais habitável é o amor.”

 

HB/Fichner/859350 Figure: 859350_03-18 customer supplied MH 6/14/00

Martha Graham

 

Martha Graham (bailarina e coreógrafa norte-americana)

“O corpo diz o que as palavras não podem dizer.”

“Nenhum artista está adiante do seu tempo. Ele é o seu tempo; o que acontece é que os outros estão atrasados no tempo.”

“Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar, que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única.”

“A dança é a linguagem escondida da alma.”

 

3 - Rudolf_von_Laban

Rudolf Von Laban

Rudolf  Von Laban (bailarino e coreógrafo húngaro)

“Um observador de uma pessoa em movimento fica imediatamente consciente, não apenas dos percursos e ritmos de movimento, mas também das atmosferas que os percursos carregam em si, já que as formas do movimento através do espaço são tingidas pelos sentimentos e pelas idéias.”

 

2 - Pina Bausch

Pina Bausch / foto: Duisburger Philharmoniker

 

 

Pina Bausch (bailarina e coreógrafa alemã)

“Dançar é uma forma de amar”

“Dance, Dance… Senão estamos perdidos.”

“Você tem que deixar que cada um se expresse por suas motivações internas”.

 

4 - Angel Vianna

Angel Vianna / foto: Agência O GLobo

Angel Vianna (bailarina e coreógrafa brasileira)

“O movimento é como uma música que vibra no ar.”

 

 

 

Helenita Sá Earp (bailarina e coreógrafa brasileira)

“Dança é a capacidade de transformar qualquer movimento em Arte.”

 

Espero que algumas dessas frases o inspirem hoje e sempre. E se quiser compartilhar com a gente  outra expressão que mova você para diante nessa vida louca, deixe num comentário.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Sou Marcelle Pereira Soares Banks, a.k.a Celle Banks. Sou profissional com 10 anos de experiência na área de comunicação, com passagem pelo setor acadêmico privado e público, me formei em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fiz o curso de Dança Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há 12 anos, atuo profissionalmente como Bailarina, Designer, Coreógrafa e Publicitária. Amante das Artes Culturais e Sociais, sou empreendedora e promotora da diversidade cultural. Tenho um enorme desejo de me comunicar com as pessoas e escolhi fazer isso através da dança. Gosto de compartilhar com os outros a minha paixão pela dança. Meu maior interesse é estudar a diversidade de danças através do olhar contemporâneo, das danças tradicionais às urbanas. Já me apresentei em universidades, festivais e teatros do Brasil. Nos Estados Unidos, desenvolvo atualmente um trabalho sobre a investigação de danças tradicionais brasileiras. Essas obras têm aparecido em Festivais Internacionais. Em 2015, me mudei para a Argentina e aprimorei meus estudos a partir de fontes de universidades locais, como Universidad Nacional de las Artes. Divido-me entre Buenos Aires, Des Moines, Rio de Janeiro e Florianópolis, sempre embalada na minha paixão pela família e pela dança