Dança Boba & Cru – Ateliê do Gesto em Temporada no SESC RJ

Acervo pessoal do Ateliê do Gesto

O grupo Ateliê do Gesto de Goiânia traz para o verão carioca dois imperdíveis espetáculos Dança Boba & Cru. Dirigido por Daniel Calvet e João Paulo Gross as obras ficam em cartaz no Mezanino do SESC Copacabana de 16 a 26 de janeiro.

Na primeira semana, é possível conferir Dança Boba, um espetáculo que propõe a construção de danças a partir de jogos de improviso. A partir da simplicidade, da construção poética e da entrega a que os intérpretes se colocam, as danças proporcionam momentos que transitam entre memórias, nostalgias, leveza, dramaticidade, ludicidade.

Já na segunda semana, o público pode se deleitar com o espetáculo Cru, o qual é um exercício poético de ressignificação do material coreográfico do espetáculo “O Crivo”, propondo um novo olhar, um outro diálogo, para desnudar, fluir através das imagens “Roseanas”, instaurando um caminho inusitado – “aquilo que não havia acontecia” – Uma lente de aumento no trabalho de corpo amadurecido pelo grupo nesses últimos cinco anos.

                                                                      Fotografia de Lu Barcelos

Reconhecido internacionalmente, o grupo Ateliê do Gesto nasceu da busca por novas percepções e diálogos com outras linguagens artísticas no corpo em movimento. Através de identificações estéticas e o desejo de trabalharem num projeto autoral, João Paulo Gross e Daniel Calvet (artistas com carreiras consolidadas e passagens por importantes cias de dança no Brasil), se juntaram para pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e sua construção dramatúrgica na cena. Desse encontro nasceu “O Crivo”, espetáculo que fundou o grupo e ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2015, circulando pelas cinco regiões do Brasil, República Tcheca, Chile, Costa Rica, França, Peru, Equador e Singapura e levou o grupo a receber o Diploma de Destaque Cultural em 2017 pelo governo de Goiás.

Confira o teaser dos espetáculos:

Dança Boba

 

Cru

 

Serviço:

Sesc Copacabana | Mezanino
Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – RJ
Horário: às 20h

DE: 16 a 19/1/2020 (5af a domingo)
Ateliê do Gesto, em Dança Boba
Com Daniel Calvet e João Paulo Gross
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

DE: 23 a 26/1/2020 (5af a domingo)
Ateliê do Gesto, em Cru
Com Daniel Calvet e João Paulo Gross
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Redes Sociais:

Instagram – @ateliedogesto

Facebook – Ateliê do Gesto – Grupo Cênico

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *