Dança Ageless Festival mostrou que, para dançar, não existe idade

No último dia 27, o ArteCult foi conferir o Dança Ageless Festival, um festival de dança muito legal, em que a idade dos participantes foi o que menos importou.

O festival aconteceu no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e teve apresentações de estilos variados, destacando-se sempre a participação do pessoal da “Melhor Idade”. Durante o dia aconteceram oficinas de dança voltadas para a terceira idade e no final do dia foram as apresentações de música, sapateado, ballet, dança do ventre e até mesmo uma apresentação teatral.

Dança Ageless Festival foi idealizado pela professora de dança Rafaeli Mattos, que, há cinco anos, se dedica a aulas de sapateado para a terceira idade. Ela afirma que, durante esse tempo, percebeu que há poucas aulas especializadas e que são raros os festivais onde é possível acolher os idosos. O termo ageless, que significa “sem idade”, foi cunhado pela antropóloga Mirian Goldemberg, que afirma que os idosos já não se reconhecem mais nas antigas nomenclaturas, pois continuam buscando novos desafios corporais e estão em plena atividade. Além de comemorar o mês do idoso, o objetivo do festival é dar visibilidade a esses corpos ageless, pondo-os em cena, estimulando sua auto-estima e valorizando a dança desses corpos vividos.

Rafaeli também criou o grupo Sapatos Ageless, que nasceu do seu projeto de sapateado para Terceira Idade e as meninas já chegaram a se apresentar na TV.

Grupo Sapatos Ageless

“Muita gente acha difícil sapatear, mas é totalmente possível. E é bom para elas porque relembram toda aquela época dos grandes filmes de dança e sapateado, que fizeram parte da vida delas. E toda vez que elas sobem para dançar e… é difícil ter grupos que ainda se dispõem para estar se apresentando nessa idade, então é uma comoção no teatro. As pessoas gritam e aplaudem muito quando se dão conta que se tratam de senhoras dançando”, comentou Rafaeli.

Veja um trecho da coreografia Fly me to the Moon de Rafaeli Mattos, onde as meninas do grupo Sapatos Ageless arrasaram:

 

 

 

 

Com 87 anos, Helio Haus dá uma lição de sabedoria sobre o poder da dança

Helio Haus e a professora Camile Salles

Antes do início do festival, ficamos sabendo que uma das apresentações seria uma demonstração de ballet com um senhor de 84 anos,  Helio Haus, e fizemos questão de entrevistá-lo e também a sua orientadora, a professora Camile Salles, que dá aula no Centro de Movimento Deborah Colker, para saber mais sobre a sua apresentação:

Helio Hauss

 

 

 

Camile Salles

 

 

 

 

Veja mais imagens do Festival

 

O Festival foi lindo em todos os sentidos, da idéia até a sua execução, com os participantes apresentando em suas performances inspiradoras, que nunda é tarde para algo que você queira fazer e que a dança é uma poderosa ferramenta para melhor a qualidade de vida.

RAPHAEL GOMIDE

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com, Sócio-fundador e editor do QuadriMundi, ambos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada e que também gerencia outros portais como o BandasNovas, OlheiroMusical, Bullyng nas Escolas, Reação Adversa e CasarOnLine. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. No Facebook, administra vários grupos tais como Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas , além das páginas Futuristiko (sócio-fundador), Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (app em desenvolvimento para a comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

One comment

  • Boa tarde gostaria de saber se voces ja tem a data ou previsao do Congresso brasileiro de danca moderna, para este ano? Desde ja agradeco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *