Rafael Coutinho: Curso gratuito do desenhista e quadrinista convida para uma viagem por todas as etapas da construção de uma HQ, para além de regras e macetes tradicionais

Dono de estilo autoral e narrativas singulares, o pintor, desenhista e quadrinista Rafael Coutinho convida os alunos para uma viagem por todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos, para além de regras e macetes tradicionais. O objetivo do seu curso “NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO E NARRATIVA DE QUADRINHOS“, gratuito na plataforma SESC DIGITAL, é apresentar alguns dos conceitos básicos dessa arte, materiais possíveis, possibilidades de linguagem, opções formais e poéticas e as principais técnicas, com demonstrações práticas do roteiro à arte-final. Rafael Coutinho compartilha suas experiências e seu processo criativo, instigando o aluno a experimentar formas mais inventivas.

O curso é composto por seis videoaulas, cada uma apresentando uma etapa da construção de uma página de história em quadrinhos, desde a leitura do roteiro, planejamento e concepção de thumbnails, desenho de esboços e arte final dos desenhos e opções de finalização e colorização com diferentes materiais e técnicas manuais e digitais. Durante as aulas, o aluno poderá acompanhar as lições produzindo suas próprias páginas.

O CURSO:

O curso é composto de 6 aulas em vídeos:

• Aula 01: Introdução aos Quadrinhos

• Aula 02: Estudo de Página e Thumbnails

• Aula 03: Etapas de Desenho em Quadrinhos: Esboços

• Aula 04: O Preto e o Branco – Arte-final em Nanquim

• Aula 05: Colorização Manual de Quadrinhos

• Aula 06: Colorização e Baloneamento Digitais

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Lápis, papel A4, caneta nanquim ou tinta nanquim, lápis de cor aquarelável, tinta guache ou caneta hidrocor, pincel e software de edição de imagens

 

SOBRE O INSTRUTOR:

Rafael Coutinho. Foto: Divulgação.

Rafael Coutinho é atualmente um dos artistas mais importantes dos quadrinhos brasileiros. Quadrinista, pintor, escultor, roteirista e animador, o paulista é autor dos romances gráficos Mensur e Cachalote, este último em parceria com o escritor Daniel Galera, e de O beijo adolescente, série de quadrinhos digitais (webcomic) posteriormente adaptada para versão impressa. Formado em Artes Plásticas, Rafael é filho da também quadrinista Laerte Coutinho, com quem colaborou no livro da “graphic-folhetim” Muchacha e nos roteiros e direção do curta-metragem Aquele Cara, de 2006. Aos 16 anos, desenhou o storyboard do filme O Bicho de Sete Cabeças(2001), de Laís Bodanzky. Envolveu-se na criação de fanzines e revistas, participou de antologias e geriu durante seis anos a editora Narval Comix. É curador da revista Baiacu e da feira anual de quadrinhos Des.Gráfica, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo.

 

SERVIÇO

Curso NOÇÕES BÁSICAS DE DESENHO E NARRATIVA DE QUADRINHO

Onde: SESC Digital

Quando: on line, 24h

Quanto: GRATUITO

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

QUADRIMUNDI
Tudo sobre Quadrinhos, Mangá e animações! Siga o @QuadriMundi no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *