Curso da FAAP une Moda, Arte e Filosofia

FAAP-Curso-Arte-Moda-FilosofiaA Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza o curso “Moda, Arte e Filosofia”, que propõe uma leitura do momento atual, a partir da relação entre Moda, Arte e Filosofia, apoiando-se nas metodologias arqueológicas e cartográficas. O curso será apresentado pelo pesquisador em filosofia, Brunno Almeida Maia, entre os dias 21 de março a 4 de abril.

Almeida Maia, que desenvolve pesquisa sobre o diálogo entre Literatura e Moda desde o ano de 2012, e argumenta que explica as bases do trabalho.

BrunoAlmeidaMaia– O arqueólogo é aquele que procura o que não somos mais, em termos de cultura, economia, política, arte e pensamento. O cartógrafo, por seu turno, é aquele que, ouvindo os sinais das ruas, percebe e antecipa o que está em vias de se produzir numa sociedade e numa determinada época.

Num trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, a história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura – o principal objetivo do curso é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação.

Neste sentido, cada aula terá um tema, como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, que pretende instigar nos estudantes a observação que o ato de vestir-se vai além de mera estética, e engloba questões mais profundas sobre o contemporâneo, o nosso tempo e a nossa cultura.

Autor dos livros “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Ed. Giostri, 2014), “Moda Vestimenta Corpo” (Ed. Estação das Letras e Cores, 2015), e “São Paulo em Palavras” (Ed. Aquarela Brasileira, 2017), o filósofo pretende destacar a nova fase do projeto de pesquisa, a partir da costura de diversos autores – entre os quais Walter Benjamin, Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Roland Barthes, Friedrich Nietzsche, Charles Baudelaire, Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Gilles Deleuze, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Donna Haraway, Michel Foucault, Jacques Rancière, Richard Sennet, Virginia Woolf, Marcel Proust.

Além disso, estuda os movimentos políticos, artísticos e culturais como o Surrealismo, o Maio de 1968, os estilistas belgas do The Antwerp Six (Escola da Antuérpia), os costureiros japoneses – Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Issey Miyake – a Queda do Muro de Berlim, e a questão dos gêneros e sexualidades no contemporâneo.

Segundo Brunno Almeida Maia, desde 2012, sua pesquisa investiga a questão da narrativa, tanto presente nas obras de ficção, como numa criação de Moda. “A escolha de um  possível diálogo entre Moda, Arte e Filosofia, por meio da história, consiste neste desejo em decifrar as constelações que conjugam uma atitude visionária, e a capacidade que temos em decifrar os sinais de mudanças históricos, pensando o processo de criação”.

As inscrições já começaram, e podem ser feitas no site da FAAP, ou pessoalmente, na Rua Alagoas, 903, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Raphael Gomide é fundador e editor do Portal ArteCult.com, um dos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada. Especialista de TI e Gerente de Projetos, apaixonado pela sua família, por arte e cinema, criou e administra também no Facebook o Grupo "Dicas de Filmes" e colaborador dos grupos "Dicas de Livros, "Dicas de Músicas" e da páginas "Infância80", "Olheiro Musical", "Bullying nas Escolas" e "Reação Adversa". Criador também das páginas no Facebook: "ArteCult", "BandasNovas" (divulgação de novas bandas) e "CasarOnLine" (página para noivos e convidados).