Premiado “Curral” estreia 11 de novembro

Filme dirigido por Marcelo Brennand e é estrelado por Thomás Aquino, Rodrigo García e Carla Salle. 

 

O premiado drama político Curral chega aos cinemas do Brasil com distribuição a Pandora Filmes no dia 11 de novembro. A distribuidora junto com a Zéfiro Filmes acabam de divulgar o trailer inédito do filme. Estrelado por Thomás Aquino (“Bacurau” e “Boca a Boca”), Rodrigo García (“Onde Está Meu Coração e Carla Salle (“Onisciente” e “Onde Nascem os Fortes”), o longa tem participação especial de José Dumont. “Curral” foi rodado no interior do Brasil, no munícipio de Gravatá, Pernambuco. Durante as eleições, a população se divide entre as cores Azul e Vermelho, que representam os partidos políticos e lutam pelo poder desde sempre. Devido a seca, a água é a principal moeda de troca.

Thomás Aquino interpreta Chico Caixa, um homem humilde recrutado por seu amigo de infância Joel, candidato a vereador, para ajudar na conquista de votos em um importante bairro da cidade. Chico é o ponto central para situações que vão questionar os processos eleitorais no interior do Nordeste.

Em 2008 o diretor dirigiu o premiado documentário “Porta a Porta”, onde acompanhou o passo a passo de candidatos a vereador da cidade de Gravatá, no interior de Pernambuco, e as estratégias dos seus cabos eleitorais para conquistar os votos da população.  Inspirado na trajetória de sucesso do documentário, que foi lançado em 2011, Marcelo criou a história de seu primeiro longa-metragem de ficção: “Curral”.

Curral teve sua première mundial na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e já conquistou os prêmios de Melhor Ator (Thomás Aquino) e o prêmio de Melhor Contribuição Técnico-Artística no 46 Festival de Huelva (Espanha), Melhor Longa-metragem de Ficção no Festival de Cinema do Brooklyn (Nova Iorque) e Melhor Ator no 25º Inffinito Brazilian Film Festival. O longa também participou do Festival du Cinéma Brésilien de Paris e teve uma exibição em Paris no Hotel de Ville de Paris, prédio que abriga as instituições do governo municipal. O convite foi feito pela vereadora parisiense Geneviève Garrigos.

A direção de fotografia é de Beto Martins. A direção de arte é de Juliano Dornelles (Bacurau”) e o figurino fica com Rita Azevedo (“Bacurau”). Curral é produzido pela Zéfiro Filmes, em coprodução com a Querosene Filmes.  O longa é uma produção de Bárbara Maranhão e Marcelo Brennand. O filme tem roteiro de Marcelo Brennand, Fernando Honesko e Marcelo Muller.

Assista ao trailer:

SINOPSE 

Chico Caixa (Thomás Aquino) é um homem humilde e ex-funcionário da distribuidora de água de Gravatá, em Pernambuco, local que sofre com a escassez hídrica. Ele é recrutado por um amigo de infância, o advogado Joel (Rodrigo García), que precisa conquistar votos de um bairro popular fundamental para conseguir se tornar vereador. Para se eleger os dois usam o fornecimento de água como moeda de troca com a população. Chico se vê confrontado entre suas necessidades financeiras e seus princípios.

 

FICHA TÉCNICA 

Roteiro: Marcelo Brennand , Fernando Honesko e Marcelo Muller 

Direção: Marcelo Brennand

Realização: Zéfiro Filmes

Produtores: Bárbara Maranhão e Marcelo Brennand

Produção: Zéfiro Filmes

Coprodução: Querosene Produções

Produção Executiva: Carol Ferreira e Luiz Barbosa

Direção de Produção: Mariana Jacob

Direção de Arte: Juliano Dornelles

Direção de Fotografia: Beto Martins

Figurino: Rita Azevedo

Som Direto: Guga Rocha e Danilo Carvalho

Casting: Renata Roberta

Preparação de Elenco: Renê Guerra

Produtores Associados: Jaraguá Produções, Bárbaros Produções, João Queiroz , Justine Otondo e Rachel Braga

 

ELENCO  

Thomás Aquino

Rodrigo García

Carla Salle

José Dumont

Thardelly Lima

Clébia Sousa

Fernando Teixeira

 

SOBRE A PANDORA FILMES 

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há maia de 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho, obra que também ganhou quatro estatuetas no Oscar 2020 (incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme Internacional).

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *