Como Ser um Pai Feminista: Livro mostra que figura paterna vai muito além da ideia de ‘ajudar’ na criação de uma criança

Com prefácio de Marcos Piangers, o lançamento da Melhoramentos foge do lugar-comum e traz respostas para quem deseja repensar o seu papel como pai e abrir caminho para uma masculinidade mais próxima da nossa realidade

 

Inúmeros são os livros que falam sobre a maternidade e qual a maneira mais efetiva de se educar uma criança. Mas e o pai neste contexto? Ele não tem a mesma responsabilidade da mãe? É claro que sim. Como forma de preencher esta lacuna literária, o livro Como Ser Um Pai Feminista, de Jordan Shapiro, lançamento da Editora Melhoramentos, traça, de forma completa, de que maneira a paternidade tem de ser exercida nos dias atuais. Com prefácio de Marcos Piangers, autor da série de livros best-seller O Papai é Pop – que virou filme estrelado por Lázaro Ramos , a obra se baseia em pesquisas para ajudar os pais a lidarem com os desafios da educação no dia a dia.

O autor, que usa de dados filosóficos, sociais, econômicos, estudos de gênero e acadêmico, define a publicação como atual e inclusiva. Ao desfrutá-la, o leitor poderá compreender melhor termos como feminismo, machismo, mansplainingmanterrupting e masculinidade tóxica. O assunto é tratado de forma leve e divertida, com citações a filmes e séries do mundo pop, como Star Wars, Star Trek, Os Simpsons e The Office.

“Você tem em mãos um livro que tem o potencial para torná-lo não apenas um pai melhor, mas um homem melhor. Se, depois da leitura, você perceber que está mais conectado com os filhos, mais feliz no casamento, com melhores amizades e mais consciente em seus comentários, não será uma coincidência. Você já terá errado muito menos do que eu. Saberá o que responder quando sua filha ou filho perguntar por que o mundo é tão machista. E poderá apontar a direção da mudança”, explica Marcos Piangers no prefácio da publicação.

E ele sabe do que está falando. Sua obra, O Papai é Pop, foi transformada em filme e deve ganhar os cinemas em breve. O longa é estrelado por Lázaro Ramos (Tom), que na história é casado com Paola Oliveira (Elisa), com quem teve a pequena Laura (Malu Aloise), e tem de aprender, na prática, a encarar os desafios da paternidade na sociedade contemporânea. Mais relação com o livro de Shapiro impossível.

 

Veja o video de Jordan Shapiro no canal Talks at Google sobre o livro (em inglês)

 

Sobre o autor

Jordan Shapiro. Foto: Reprodução Internet.

Jordan Shapiro, PhD, é pai de dois filhos e padrasto de mais dois. Ele mora na Filadélfia com sua parceira, Amanda Steinberg, e dá aulas no programa de Herança Intelectual da Universidade Temple. Ele é membro sênior do Joan Ganz Cooney Center, iniciativa da Sesame Workshop para aprimorar a alfabetização e promover a inovação no aprendizado das crianças por meio da tecnologia. Também integra o Centro pela Educação Universal na Brookings Institution. Seu livro anterior, The New Childhood (A Nova Infância, em tradução livre), recebeu grande aclamação da crítica e foi publicado em 11 idiomas.

 

Ficha técnica

Obra: Como Ser um Pai Feminista

  • Autor: Jordan Shapiro
  • Tradução: Marcia Men
  • Número de páginas: 224
  • Altura: 21 cm
  • Largura: 14 cm
  • ISBN: 978-65-5539-347-7
  • Preço sugerido: R$ 42,90

 

Sobre a Editora Melhoramentos

A Melhoramentos é um grupo que atua em diferentes segmentos há mais de 130 anos, e se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios.

A editora Melhoramentos, fundada em 1915, assim como as demais empresas do grupo, tem um legado que atravessa gerações. Acredita em seu papel de estimular mudanças e desafiar. Busca, através da cultura e do entretenimento, levar conhecimento, inspirar as pessoas, e provocar transformações.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Divulgação de dicas de livros e e-books, principalmente brasileiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *