COMIDA DI BUTECO : Um tour por sabores e vencedores da edição de 2023

 

Aproveitando a deixa do meu penúltimo artigo aqui pro ARTECULT – e que pode ser acessado em http://artecult.com/comida-di-buteco-uma-pequena-peregrinacao-pelos-caminhos-do-sabor/ – volto a falar do COMIDA DI BUTECO, esse que é o maior concurso de “butecos” do Brasil e que teve, nesse ano, sua 23ª edição em 25 circuitos, abrangendo mais de 40 cidades em todas as regiões do país.

Pois bem, o BarraShopping (@barrashoppingoficial) teve uma ideia brilhante – não sei se já houve, antes, uma iniciativa assim, mas se não, reforço o “brilhante” – de trazer os primeiros colocados e disponibilizá-los, todos, num só lugar. Dessa forma, a experiência, em vez de ficar restrita àquele evento de premiação e fechada apenas pra convidados, transforma-se em algo mais democrático e acessível.

Com entrada gratuita, os 10 primeiros colocados da edição de 2023 apresentaram seus petiscos participantes – além de outros de seu cardápio – acompanhado de shows de renomados grupos e artistas cariocas. Fui logo no primeiro dia e, certamente, estava bastante concorrido.

Como, à época do artigo anterior, eu ainda não sabia quem eram os vencedores, foi bastante interessante ter todos ali, ao alcance das mãos – e do estômago. Irei mostrá-los, uma a um, descrevendo-os, mas limitar-me-ei apenas a comentar acerca do vencedor. Mas já adianto que vida de jurado deste tipo de concurso não deve ser moleza. Com certeza, não é. Afinal, escolher alguns dentre tantos – e, principalmente, um dentre muitos – não é tarefa fácil…

Mas vamos lá.

Ah, só um aviso: em todos, irei colocar além das fotos que tirei, a foto oficial do evento, pra se poder ter uma ideia do que foi servido nos butecos durante o concurso.

O campeão desse ano foi o BOTECO DO TEIXEIRA (@botecodoteixeira – Rua General Venâncio Flores, 594 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ, 25071-220), localizado no município de Duque de Caxias, com o petisco Bomboteco, composto por deliciosos bombons crocantes, com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, e servidos com um delicioso molho especial.

Durante o período do COMIDA DI BUTECO, o prato era servido no estabelecimento em uma caixinha de madeira, com quatro bombons e um frasco com o tal molho especial. Porém, aqui no evento, foram servidos apenas dois bombons e sem o molho – a pimenta da foto foi por minha conta – o que, talvez, pudesse prejudicar minha percepção. Mas não. Ainda assim, achei sensacional! Bastante equilibrado, em sabor e textura, rico em umami, realmente teve méritos – e olha que nem sou assim tão fã de bacalhau. Não experimentei todos os 131 petiscos participantes, eis que humanamente impossível, mas dá pra afirmar que o prêmio ficou em boas mãos…

O vice-campeão foi o BUTECO DO PORTUGA (@butecodoportuga – Rua Cel. Francisco Soares, 1355 – Centro, Nova Iguaçu – RJ, 26216-032), que já levou a taça nos anos de 2018 e 2021 e trouxe o Nosso Presente é Você, um creme de bacalhau com batata chips. Achei criativa a forma como era servido, por ocasião do concurso: uma embalagem, em forma de coração, era trazida à mesa e, quando retirada a tampa, as laterais se abriam revelando o petisco…

Em terceiro lugar aparece o CARPACCIO (@restaurantecarpaccio – Rua Joana Kalil, 09 – Jardim Meriti, São João de Meriti – RJ, 25555-100) – olha a baixada fluminense de novo! – com seu Vasco da Gama, o Heróico Português, mais um prato se utilizando do bacalhau como ingrediente principal, aqui desfiado, com cebola, mostarda preta e purê de aipim, gratinados com requeijão e queijo parmesão, acompanhado de molho preparado com mix de ervas e especiarias. Assim como o anterior, abusou na criatividade para servir o petisco, que vinha numa bela caravela.

Mudando o ingrediente, o quarto colocado QUINTAL DO PETER ESPETARIA (@quintaldopeterespetaria – Rua Áurea Fonseca de Jesus, 204 – Califórnia, Nova Iguaçu – RJ, 26220-120) trouxe o Barriga da Sogra, uma deliciosa barriga de porco, com um tempero especial de família, acompanhada com uma suculenta porção de aipim, preparada com manteiga de garrafa e um molhe de ervas finas.

Eu valorizo muito quando o buteco demonstra a preocupação, não apenas com a qualidade do que oferece – no caso, o sabor do prato – mas também com a apresentação. É fato que, primeiramente, comemos com os olhos…

Continuando nosso passeio, chegamos à metade, e o quinto colocado BEER SOCCER CLUB (@beersoccer – Rua Passos da Pátria, 228 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ, 25071-220) apresentou a Cavadinha do Patrono, camarão cinza salteado com molho triplo burro intercalado com mousseline de batata baroa.

Nosso próximo buteco, o BARÃO CHOPP & PETISCOS (@baraochopppetiscos – Rua Padre Januário, 83 – loja b – Inhauma, Rio de Janeiro – RJ, 20765-140 ), sexto colocado no concurso, apresentou o Deu Cupim no Barão, croquetes de cupim, marinados no mix de especiarias e recheado com muçarela, ao toque suave de gorgonzola e parmesão, acompanhado de maionese de alho, salsa e molho de pimenta agridoce.

E que tal o sétimo colocado, FAKAS BEEF AND BEER (fakasbeefandbeer – Estr. do Cafundá, 304 – Taquara, Rio de Janeiro – RJ, 22730-540)? Ele nos traz o Carioka de Três, um purê de feijão branco com cupim defumado, ao molho tipo ferrugem e cerveha preta, acompanhado de farofa panko com alho e geleia de pimenta.

 

BOTECO DO LOBO (@boteco_do_lobo  – Rua Professora Carmem de Freitas Salgado, 237 – Califórnia, Nova Iguaçu – RJ, 26220-470), mais um representante da forte Baixada Fluminense, foi o oitavo colocado com seu Moela Empanada do Lobo, uma moela feita com especiarias, empanada no trigo e na farinha picante. Perguntei qual o motivo de se apresentar o prato numa caravela e me disseram que era pra representar o comércio das especiarias, que também estava no mapa que forrava a tábua…

O nono colocado, SEU JÃO BOTEQUIM (@#seujaobotequim – Av. Expedicionário José Amaro, 1497 – Vila São Luis, Duque de Caxias – RJ, 25065-090), apostou no Torresmo Atropelado, um torresmo suíno desconstruído, costela desfiada temperada na cerveja, cobertos com farofa de torresmo e pimenta biquinho, servidos com cookies de feijão tropeiro e molho de damasco.

E, por fim, fechando esse nosso passeio pelos vencedores – sim, todos são vencedores! – o décimo lugar foi o PLI ON BOARD (@plionboard_ –  Praia de Itaipu, 21 – Itaipu, Niterói – RJ, 24330-330), que apresentou seu Panier de Bobó de Camarão, uma cestinha de massa folhada artesanal com bobó de camarão.

 

E esses são os dez primeiros colocados, dentre os 131 participantes do Rio de Janeiro do COMIDA DI BUTECO 2023.

Ah, e já temos os campeões nacionais. VENEZAS BAR (Dona Rosa – caminha de aligot coberto com ragu de pernil à vinha d´alhos, servida na gôndola de Veneza), de São Paulo/SP foi o grande campeão, seguido por PALADAR GI (Cupim no Pau – cupim recheado com queijo coalho e provolone, servido com aligot e palitos de bacon, acompanhado de molho de pimenta biquinho e farofa de cupuaçu na farinha de macaxeira de Bragança), de Belém/PA e BAR GALPÃO (Coloque Uma Estufa em Minha Mesa – tartelete com recheio de pernil desfiado e catupiry, pastel de angu com recheio especial de pernil ao molho, espetinho de jiló com calabresa e bacon empanados na farinha de mandioca amarela e delicioso creme de alho), do Vale do Aço/MG.

VENEZAS

PALADAR GI

BAR GALPÃO

Agora é aguardar, com ansiedade, a próxima edição, visitar o maior número de botecos possível e torcer para que, novamente, tenham iniciativas como essa. A gente agradece…

Até a próxima, amigos.

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *