Oportunidade para Artistas de Niterói: Confira o imperdível edital da Secretaria de Culturas de Niterói

Prefeitura de Niterói abre chamada pública para compra de produtos culturais
Serão selecionadas 330 obras já prontas, criadas em diferentes formatos, inclusive digital, para distribuição e veiculação pela Prefeitura

A prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, abriu nesta quinta-feira (1), a chamada pública para compra, aquisição e licenciamento de produtos artísticos. Serão premiadas 330 propostas de obras, de diversas expressões e linguagens, inclusive em versão digital (e-books, vídeos, músicas).

MAC de Niterói. Foto: reprodução

O objetivo é estimular a economia criativa e incentivar a produção cultural da cidade. A chamada pública foi lançada na quarta-feira (30). As inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 16 de agosto. O prefeito de Niterói, Axel Grael defende que a cultura, além de ser um importante instrumento de inclusão social, também é um importante dispositivo para o processo de retomada da economia da cidade.

“A Cultura está entre os setores mais impactados com a paralisação das atividades em virtude da pandemia. Para fazer essa cadeia criativa voltar a circular, a Prefeitura de Niterói vem investindo em editais e chamadas públicas direcionadas aos artistas e ao setor produtivo cultural. Niterói é uma verdadeira usina de talentos, então é natural que o poder público municipal adquira esses produtos artísticos para exibição em nossa cidade”, explica o prefeito.

Diferentemente dos outros editais de fomento ao setor de cultura, a chamada pública possibilita que os artistas ofereçam produtos finais, que serão expostos, apresentados e divulgados para toda a cidade. Quem explica a metodologia inovadora é o secretário das Culturas, Leonardo Giordano:

Leonardo Giordano, Secretário Municipal das Culturas de Niterói

“Vivemos um momento atípico, em que os artistas estão com as atividades públicas paralisadas por conta da pandemia. Após muito diálogo com a sociedade civil, criamos este edital, que tem o objetivo de contemplar o que a cultura de Niterói já produziu. São clipes, obras de arte, espetáculos, livros, oficinas, músicas. Obras que já estão prontas e que podem e devem ser de conhecimento público. A gente premia os artistas, estimula a produção e entrega às pessoas conteúdo de qualidade”.

Giordano explica que os produtos adquiridos não serão de uso exclusivo da Prefeitura.

“A ideia é potencializar culturas. Os artistas continuarão proprietários das obras, podendo comercializá-las, independentemente do prêmio”.

 

INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE AGOSTO :

As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (1º), através do portal de serviços da Prefeitura (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) ou pelo site www.culturaniteroi.com.br.

Link do Edital: https://bit.ly/3kAFBCO

Outra opção para a inscrição, é pelo aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão“, disponível para Android e IOS. As inscrições são restritas a pessoas físicas residentes no município de Niterói. O edital conta, ainda, com políticas afirmativas de cotas dedicadas a negros, mulheres, transexuais e travestis, e pessoas com deficiência. Dúvidas já podem ser tiradas pelo e-mail: ativosculturais.niteroi@gmail.com

Encontros para auxiliar artistas a se inscreverem em edital:

Com o objetivo de auxiliar os artistas que querem se inscrever no edital de Ativos Culturais do município, a Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (SMC) realiza uma série de encontros para atender os interessados em participar da seleção. As reuniões para esclarecimento e orientações acontecem semanalmente, de forma virtual e mediante inscrição prévia. Os próximos encontros estão previstos para: quarta-feira (21) às 11h; terça-feira (27), às 15h; e quinta-feira (29), às 19h.

Serão contempladas 330 propostas, no valor de R$ 1.500,00 cada, na chamada pública para compra, aquisição e licenciamento de produtos culturais. O edital representa um total de R$ 495 mil investidos no setor.

“Esse edital tem um modelo de inscrição simplificado”, ressalta o secretário das Culturas, Leonardo Giordano. “Além disso, para auxiliar ainda mais os trabalhadores da Cultura, nosso núcleo de editais está realizando esses atendimentos virtuais para tirar dúvidas e orientar os interessados a fazerem sua inscrição. Dessa forma, a gente consegue democratizar o acesso às políticas públicas, alcançando cada vez mais pessoas. Esse é o nosso propósito.”

Para se inscrever nos encontros virtuais, basta acessar o link: (https://bityli.com/YdBL5)

Para acessar o edital: https://bit.ly/3kAFBCO

O ArteCult parabeniza a Secretaria das Culturas de Niterói pela iniciativa !

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *