CASACOR lança série de cursos de Design em parceria com Istituto Marangoni

A CASACOR, a maior mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e decoração das américas, está lançando uma série de cursos de Design em parceria com o renomado Istituto Marangoni.
O programa, que ocorrerá no Brasil, é voltado para designers, arquitetos e profissionais graduados em Design e se beneficia do patrimônio e conhecimento prático de 85 anos em Moda e Design do Istituto Marangoni, além das conexões da CASACOR no setor local de design.

O curso será focado no design italiano e no conceito genius loci, fornecendo o método de ensino exclusivo do Istituto Marangoni por meio de uma faculdade internacional altamente especializada, com forte influência do design brasileiro; uma conversa cultural com o objetivo de oferecer oportunidades que se traduzam em tendências locais. Palestrantes convidados, workshops com o setor e excelências locais também farão parte da exclusiva experiência de estudo.

O curso consiste em workshops de 4 dias realizados nas regiões mais vibrantes do Design brasileiro, durante eventos da CASACOR. Os dois primeiros workshops estão sendo lançados agora, sendo realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro durante 2020 e concentrados respectivamente no design de interiores, na vida e na polinização cruzada entre arte e design.

A faculdade de design do Istituto Marangoni será apoiada por dois palestrantes convidados de renome mundial: Giulio Cappellini, arquiteto e diretor de arte da empresa italiana de design Cappellini, e Cristina Morozzi, jornalista, crítica e diretora de arte italiana, que trarão sua valiosa contribuição e experiência em Design junto com suas visões únicas sobre as tendências brasileiras no design.

As edições futuras também incluirão workshops dedicados a novas regiões emergentes do design no Brasil, como o Rio Grande do Sul e a Amazônia, onde o papel dos materiais naturais e do artesanato tradicional é uma inspiração e representação do legado étnico no design contemporâneo.

Workshops planejados:

Workshop 1
“Genius Loci e Novas Formas de Hospitalidade e Vida” – São Paulo, julho de 2020
Palestrante convidado especial: Giulio Cappellini
Foco: Estilo e design de interiores

Descrição: A hospitalidade e a vida são entendidas como uma categoria híbrida, que se refere a um estilo de vida contemporâneo que reflete uma sensibilidade particular ao local e coexiste em harmonia com o ambiente ao redor, natural e cultural. Isso abrange novas formas de hospitalidade que tratam de experiência e integração, desafiando a definição tradicional entre acomodação de curto prazo e vida cotidiana.

Workshop 2
“Conteúdo de Pesquisa: Polinização cruzada entre Arte e Design” – Rio de Janeiro, setembro de 2020
Palestrante convidado especial: Cristina Morozzi
Foco: Tendências e abordagens de design contemporâneas. Relação entre história, arte e design.

Descrição: A evidência de que as fronteiras disciplinares estão sendo ultrapassadas no espaço de um projeto (seja Arte, Design de interiores ou moda) pode ser identificada em um número surpreendente de exemplos ao longo, e até em diferentes momentos, da história. Certas vezes, a influência e a inspiração são diretas, formais e facilmente lidas. Em outros casos, o processo criativo é mais opaco. Este workshop introduzirá uma estrutura metodológica para compreender e conectar o que pode parecer um fenômeno díspar para revelar relações e ajudar na compreensão de novos trabalhos. A vibrante cidade do Rio de Janeiro, com a riqueza da sua herança cultural e de seus contrastes, sediará este workshop.

Para mais informações:
contatar Luíza Bomeny Consultoria – Istituto Marangoni
E-mail: marketing@luizabomeny.com.br
Telefone: (21) 2287-3101 ou (21) 98444-3709

CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, foram 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e Ribeirão Preto. A mostra acontece ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.
Istituto Marangoni
O Istituto Marangoni foi fundado em 1935 em Milão como “Istituto Artistico dell’Abbigliamento Marangoni” e, em 2015, atingiu um marco especial, 80 anos de história e sucesso na formação dos principais profissionais de Moda e Design. O Istituto Marangoni pode orgulhar-se pela educação de quatro gerações de estudantes dos 5 continentes e por ter lançado mais de 45.000 profissionais nas áreas de moda e luxo, como Domenico Dolce, Franco Moschino, Alessandro Sartori, Maurizio Pecoraro, Paula Cademartori, Andrea Pompilio e Lucio Vanotti. Atualmente, ensina 4.000 alunos por ano de 107 países em suas escolas localizadas em Milão (Escola de Moda e Escola de Design), Florença (Escola de Moda & Arte), Paris, Londres, Mumbai, Shanghai, Shenzhen e Miami, as capitais internacionais da moda, do design e do luxo. Acesse istitutomarangoni.com.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com - Rio
Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *