CAMILA LEPORACE: Pesquisadora e escritora discute impactos de sistemas de inteligência artificial na aprendizagem durante a ExpoLivro

Camila Leporace. A pesquisadora e autora da obra “Algoritmosfera” participa do Papo Editorial gratuito Foto: Divulgação


Durante o workshop, serão exploradas as oportunidades comerciais do audiolivro no Brasil. 

 

A pesquisadora e autora da obra “Algoritmosfera – A cognição humana e a inteligência artificial”, Camila Leporace, vai participar do Papo Editorial “Algoritmosfera: escrita, curadoria e edição”, ao lado de Mariana Nada, editora da Hucitec e José de Souza Muniz, professor e editor. O evento será nesta quinta-feira, dia 23 de maio, às 17h, na Casa de Inovação da PUC-Rio. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos com a autora. O Papo faz parte da programação da ExpoLivro, criada pela Editora PUC-Rio com o objetivo de promover trocas e fomentar o aprendizado sobre o mercado. As inscrições podem ser realizadas no site. Atividade gratuita e sujeita à lotação.

O livro Algoritmosfera – A cognição humana e a inteligência artificial resulta de uma pesquisa desenvolvida entre 2017 e 2023 sobre a relação entre a cognição humana e a IA.

“Chamo de Algoritmosfera o grande ambiente online algorítmico no qual todos nós estamos inseridos quando nos conectamos à internet. Esse ambiente é alimentado por nós, porque os sistemas que estão por trás dele usam os nossos dados para operar”, explica.

A autora também coloca em discussão os limites e as potencialidades das nossas relações com sistemas de aprendizagem de máquina, chamando a atenção para o perigo da circularidade de informações, já que essas tecnologias se baseiam em dados do usuário para gerar novos conteúdos. Em 2023, no processo de edição final da obra, o Chat GPT tornou tangível o poder da IA generativa. Assim, o livro conta com diversas inserções feitas no calor dos debates que tomaram conta da mídia com a popularização da IA generativa.

Acredito que a compreensão da maneira como seres humanos percebem o mundo e agem nele é muito frutífera para buscarmos maneiras mais saudáveis de lidar com a novas tecnologias, e espero que o livro seja uma contribuição nesse sentido. É preciso que as pessoas entendam o poder humano num momento em que tanto se fala do poder das máquinas”.

Com formação em Jornalismo pela PUC-Rio, Camila Leporace é mestra e doutora em Educação, com titulação dupla pela Universidade de Coimbra, Portugal, e PUC-Rio. Também é professora na Unicarioca e desenvolve projetos junto à Universidade de Aarhus, na Dinamarca (EMBodied EDucation Group, Departamento de Educação), e à Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (iNova Media Lab). É diretora do Núcleo de Mídias Digitais da MultiRio e voluntária no projeto We and AI, do Reino Unido. Tem pesquisas publicadas sobre o impacto da IA na aprendizagem humana e ministra palestras sobre as tecnologias digitais na educação e na comunicação, a cognição humana e a inteligência artificial.

As editoras executivas Rafaella Machado e Livia Vianna do Grupo Editorial Record abriram o evento no dia 20 de maio.

A ExpoLivro vai até o dia 23 de maio, trazendo atividades gratuitas ministradas por representantes e autores de editoras de todo o Brasil, como o Grupo Editorial Record, Editora PUC-Rio, Editora Vozes, UBU Editora, EDIPUCRS, Edições Loyola e Numa Editora. A ideia desta primeira edição é conectar livros com o ambiente universitário por meio da troca entre academia, pesquisadores, professores, estudantes, e profissionais de renome do mercado editorial brasileiro.

Conheça o blog da autora: https://camilaleporace.com.br/

 

SERVIÇO

Casa de Inovação da PUC-Rio

EXPOLIVRO

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *