“BREVE MIRAGEM DE SOL”: Filme de Eryk Rocha com Fabricio Boliveira e Barbara Colen estreia no Festival BFI de Cinema em Londres

 

“Breve Miragem de Sol”, oitavo longa-metragem do diretor Eryk Rocha (TranseunteCinema NovoCampo de Jogo), terá sua pré-estreia mundial na quinta, 3 de outubro, no BFI Festival de Cinema De Londres. Rodado no Rio de Janeiro, o filme é uma coprodução entre Brasil, França e Argentina, e terá mais uma exibição no festival britânico, no sábado, 5 de outubro.

O filme conta a história de Paulo (Fabricio Boliveira), que começa a dirigir um taxi após ficar desempregado. Enquanto enfrenta este recomeço e luta para dar sustento a seu filho Mateus (Cadu N. Jay), conhece a enfermeira Karina (Barbara Colen).

“ ‘Breve Miragem de Sol’  nasce do desejo de falar de um trabalhador brasileiro que vive e transita numa cidade e em um país em convulsão. É um filme sobre a solidão, a sobrevivência e a busca pela reinvenção.”, explica o diretor Eryk Rocha, que também assina o roteiro junto com Fabio Andrade e Julia Ariani.

Para o protagonista Fabricio Boliveira,

o filme é um cruzamento delicado entre as profundezas da vida e da arte. Podemos elucubrar, reexistir e sonhar através do olhar atento de um homem suburbano, num país em caos”, diz.

Já o curador do Festival de Londres, Geoff Andrew, acredita que

“o histórico de Rocha com documentários garante um entrelaçamento muito eficaz de ficção e filmagem nas ruas, enquanto o trabalho de câmera e a edição dão um caráter alucinado à existência noturna de Paulo, dirigindo seu taxi. Um retrato persuasivo de uma cidade vibrante e volátil, que provoca uma variedade de experiências e humores, e de um mundo às vezes estranhamente desconhecido, tropeçando em direção a um futuro incerto.”

O longa é uma produção Aruac Filmes, Tu Vas Coir e Varsovia Filmes, em coprodução com a Globo Filmes, VideoFilmes e Canal Brasil.

SINOPSE

Breve Miragem de Sol conta a história de Paulo (40), um homem desempregado e recém divorciado que começa a dirigir um táxi pelas noites do Rio de Janeiro. Carregando uma dívida com seu filho, Mateus (10), ele encontra no novo trabalho a chance de um recomeço. Conforme Paulo aprende a coreografia da nova profissão, a solução aparentemente provisória se solidifica como momento presente, e noite após noite, conversas com os passageiros misturam-se às de sua vida. Karina, enfermeira de um hospital público, surge na vida de Paulo como um respiro de amor e luta. Assim como ela, cada passageiro possui um destino diferente, mas ao fim é sempre Paulo que está no comando do volante, tecendo uma grande narrativa sobre um país em convulsão política, econômica e social.

ELENCO

  • Fabricio Boliveira (Paulo)
  • Bárbara Colen (Karina)
  • Cadu N. Jay (Mateus)

FICHA TÉCNICA

  • DIRIGIDO POR  –  Eryk Rocha
  • ELENCO PRINCIPAL –  Fabricio Boliveira, Bárbara Colen, Cadu N. Jay
  • PRODUZIDO POR – Eryk Rocha, Edgard Tenembaum, Diego Dubcovsky,
  • Walter Salles
  • ROTEIRO –  Eryk Rocha, Fabio Andrade, Julia Ariani
  • PRODUÇÃO EXECUTIVA – Joelma Gonzaga
  • DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA  –  Miguel Vassy
  • MONTAGEM  –   Renato Vallone
  • DESENHO DE SOM  –   Edson Secco
  • TRILHA ORIGINAL  –   Ava Rocha, Negro Léo, Kiko Dinucci
  • PRODUÇÃO ASSOCIADA – Pras Cabeças, Carlos Diegues
  • COPRODUÇÃO –  Globo Filmes, VideoFilmes, Canal Brasil
  • PRODUÇÃO – Aruac Filmes, Tu Vas Voir, Varsovia Filmes
  • Brasil, 2019, cor, 95 min

 

DIRETOR: ERYK ROCHA

 Nascido no Brasil no ano de 1978, Eryk Rocha estudou cinema na EICTV de Los Baños, Cuba, onde também dirigiu e produziu o primeiro longa-metragem, ROCHA QUE VOA (2002). Desde então, dirigiu outros 8 longas, entre documentários e ficções, todos apresentados em prestigiosos festivais internacionais tais como Cannes, Veneza, Sundance, Telluride, Havana, Guadalajara, Bafici e Rio. Em 2016, CINEMA NOVO recebeu o prêmio L’Œil d’Or Prize de Melhor Documentário no Festival de Cannes. Em 2019, estreia sua mais recente ficção, BREVE MIRAGEM DE SOL.

 

FILMOGRAFIA

Ficção

Breve Miragem de Sol 2019

Transeunte      2010

Documentário          

Cinema Novo             2016

Campo de Jogo          2014

Jards                           2012

Pachamama                2009

Intervalo Clandestino 2006

Rocha que Voa           2002

 

 

Fonte: Primeiro Plano.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *