Artecult Indica: Vídeodança Chapada – Paisagem dos Gestos

 

No dia 29/7/2022 estreou no youtube a obra de vídeodança da artista Andréia Evangelista (@_maga_magra_mestra), um projeto contemplado pelo Edital de Dança Aldir Blanc da Secretaria Especial de Cultura – Governo Federal.

A obra, Chapada – paisagens dos gestos, trata-se de um solo em dança contemporânea, baseado na experiência gestual da bailarina carioca Andreia Evangelista após passar a viver e interagir com a paisagem da Chapada dos Veadeiros. A chegada num território tão peculiar e de exigente capacidade de resiliência ao clima cerradeiro gerou a ampliação do olhar atento às transformações naturais na visualidade desse território.

Assim, a bailarina observou sua corporeidade alterando-se por meio das danças que realizou em diversas paisagens da Chapada, como cachoeiras, morros, abismos e crateras. Notou que as mudanças corporais se relacionavam com a transformação na visualidade da natureza por consequência dos ciclos de chuva e seca, sentiu alterar, não apenas a percepção do seu corpo, mas também sua criação de movimentos.
O objetivo do trabalho é expor para todo tipo de público a criação em dança em sua metamorfose gestual como possível mapeamento de gestos, que nascem diante de grandes transformações no comportamento humano, e em seus impactos nos processos naturais.

CONFIRA :

Não esqueça de curtir e comentar o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=mlScvdsGkpE

Inscreva-se no canal do YouTube de Andreia.

 

Ficha Técnica

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *