Museu Nacional de Belas Artes comemora 82 anos e HCTUR promove passeio colaborativo!

Ilustração do Museu Nacional de Belas Artes em sua inauguração em 1937.

 

O Museu Nacional de Belas Artes comemora nesse domingo, dia 13 de janeiro, o seu aniversário de 82 anos com uma vasta programação de atividades. O prédio foi construído no início do século XX dentro do contexto da Belle Époque carioca, para ser a nova sede da Escola Nacional de Belas Artes, sendo seu arquiteto o espanhol Adolfo Morales de Los Rios. O projeto original da fachada do prédio foi alterado significativamente pelo diretor da escola Rodolfo Bernadelli, mas os fundos da construção que ficava voltada para o Morro do Castelo permaneceu como o original.

O museu foi criado por decreto em 1937 pelo ministro da cultura Gustavo Capanema. Escola e Museu dividiram o prédio até a década de 70 quando a instituição de ensino foi transferida para a Ilha do Fundão, mas sempre mantendo uma relação nas aulas práticas e outras atividades do curso de Belas Artes.

Passeio guiado ao Museu oferecido pela HCTUR neste domingo! Imperdível.

O acervo do museu guarda verdadeiras jóias dos artistas nacionais como Pedro Américo, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Além da programação oferecida pelo museu, a empresa Hctur- história, cultura e turismo estará oferecendo uma visita guiada para explicar as fachadas do museu e o seu interior destacando várias obras e artistas presentes no acervo. O passeio guiado terá a cobrança de maneira colaborativa, sem estabelecer valor mínimo para o pagamento. O guia de turismo, filósofo e amante das artes plásticas Luiz Aquino, estará esperando a todos os interessados em fazer a visita guiada na porta do museu nesse domingo dia 13 a partir das 14h. Será dada uma tolerância de 15 minutos para o início do passeio.

PRISCILA MONTEIRO

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

priscilamonteiro
Carioca, empreendedora, professora de História e guia de turismo, fui criadora da primeira empresa de Turismo Histórico da cidade do Rio de Janeiro com o intuito de dar aulas a céu aberto. Formada em História pela Universidade Cândido Mendes em 2007, segui um caminho sem volta em apresentar essa cidade que é um verdadeiro museu a céu aberto, onde capítulos dos livros sobre a história do Brasil saltam aos olhos. Da colônia, passando pelo Império e chegando a República, encontramos fragmentos da história de todos os brasileiros Acompanhe os textos desse blog e descubra um outro Rio, um outro Brasil que muitas vezes não nos são apresentados em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *