Anima Mundi 2019: All Dubbing leva para o festival tradução simultânea para surdos

Ana Lúcia Motta, diretora da All Dubbing. Foto: Divulgação.

 

O Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo, chegou a sua 27ª edição. A programação, que aconteceu de 17 a 21 de julho no Rio de Janeiro, e agora chega à São Paulo e vai de 24 a 28 de julho, conta com mais de 300 filmes de mais de 40 países, cerca de 30 com tradução em Libras, closed caption e audidescrição, incluindo mais de 80 produções ou coproduções do Brasil, mostrando o vigor e a criatividade do crescente mercado de animação no país.y

O evento conta com a parceria de uma empresa especializada em acessibilidade em recursos audiovisuais, a All Dubbing, responsável também pela tradução simultânea em Libras nas cerimônias de abertura e encerramento do evento.

A oferta da tradução para Libras em eventos é obrigatória por lei desde 2015. Segundo o último censo do IBGE, 25 milhões de brasileiros (quase 15% da população) possui algum tipo de deficiência.

“Não importa o tipo de necessidade que a pessoa tenha, ela precisa ter esse acesso disponível em sua vida cotidiana. Garantir a acessibilidade é fundamental por se tratar de uma questão de cidadania”, diz Ana Lúcia Motta, Diretora da All Dubbing.

Patricia Saiago e Ana Lucia Motta, diretoras da All Dubbing, a empresa responsável pela acessibilidade de vários filmes do Festival Anima Mundi 2019

No Rio de Janeiro, cerca de 30 curtas relacionados aos projetos de acessibilidade estiveram nas sessões Olho Neles 1 (Gigango, Guacalove. Hornzz, A corda acorda, Egrégora, Catireiros, Lazaruz, Quando a Chuva Vem, Helena Helena, Armadilha, A pílula e Vai Ver); e nas sessões Curtas Infantis (Giraffe, Matilda, Gildo, Billie, Lerevedesam, Cat Lake City, letigresansrayure, Na Minha Banheira Sou Capitão, Elephant, Cupcake e Dino Serviços Gerais). As sessões aconteceram em diferentes salas, entre elas CCBB, Estação Botafogo, Itaú Cultural e Belas Artes.

Na programação do Anima Mundi 2019, consta duas palestras sobre “A Importância da Acessibilidade no Audiovisual”, com os especialistas os Ana Lúcia Motta, Ricardo Boareto e Leonardo Dias. No Rio, aconteceu no dia 17/07, no Centro Cultural do Banco do Brasil CCBB – RJ, e em São Paulo acontecerá no dia 26/07, às 11h30, no Itaú Cultural, na Av. Paulista, n. 149, Bela Vista, São Paulo/SP. A entrada é gratuita.

Segundo a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, desde o dia 17 de junho deste ano, 15% das salas de cinema dos maiores grupos exibidores do país passaram a ter a obrigação de possuir esses equipamentos. São 23 estados, 57 cidades e 94 complexos com acessibilidade. Até setembro, 35% das salas dos grandes complexos e 30% das salas dos grupos menores deverão ter os equipamentos. Até janeiro de 2020, 100% dos cinemas serão acessíveis.

 

Conheça as salas com acessibilidade:

https://www.ancine.gov.br/sites/default/files/SALAS%20COM%20ACESSIBILIDADE%2027_06_2019.pdf

A animação mais inclusiva e inovadora receberá um prêmio com acessibilidade completa para dois projetos curtas no Rio de Janeiro e um longa em São Paulo. A premiação é oferecida pela Alldubbing ao Festival e será entregue no encerramento.

 

Vídeo sobre Participação da All Dubbing no ANIMA MUNDI 2019:

O Festival

Nesta edição do Anima Mundi, 186 filmes participam das mostras competitivas: Curtas (79 filmes), Curtas-metragens documentário (6), Curtas infantis (33), Galeria (19 filmes experimentais), Portfólio (26 filmes publicitários ou feitos sob encomenda) Longa- metragem (4), Longa-metragem infantil (4) e Realidade virtual (15). Os filmes trazem a infinidade de técnicas que compõem o universo da animação e discutem desde questões existenciais – como o amor e a morte; sociais – como a violência, o racismo, o abuso infantil – e contemporâneas, como a conectividade e questões de gênero.

Já nas mostras não-competitivas 116 filmes serão distribuídos entre as mostras: Panorama Internacional (27 curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (36 trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (24 curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (29 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas).

Na programação infantil, curtas e longas vão discutir a superação dos medos, a importância de se fazer escolhas e ser você mesmo, desenvolvimento sexual, amizade e poluição. Oficinas de massinha e zootrópio também fazem parte da programação, além da exibição especial de “Playmobil – O Filme”, de Lino DiSalvo, que já trabalhou em animações de sucesso como “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Enrolados”. Exibido no Annecy, maior festival de animação do mundo, o longa leva pela primeira vez para as telonas o universo dos famosos bonecos.

A programação inclui ainda as oficinas do Estúdio Aberto e o Papo Animado, que este ano conta com a presença de Fernando Miller, diretor de “Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água” e “Furico e Fiofó”, que se inspira no universo Tom e Jerry e animações da década de 1920. Quem tiver um projeto de animação original poderá participar de um laboratório intensivo de séries e concorrer a uma consultoria da Boutique Filmes. Já o Anima Forum, que esse ano será sediado em São Paulo, apresenta uma programação voltada ao fomento, profissionalização e internacionalização do mercado de animação. O festival contará também com os paineis Séries brasileiras e animação infantil e infanto- juvenil nas plataformas digitais, A formação de um animador no Brasil, Educação e animação, Festivais de Cinema como agentes estruturantes de mercado e Acessibilidade no audiovisual. Mais detalhes dessas programações serão divulgados em breve.

 

A Curadoria

O ARTECULT conversou no evento de pré-abertura no CCBB do Rio de Janeiro com os idealizadores do Anima Mundi. Veja:

 

 

 

 

“A beleza plástica que as imagens dos filmes apresentam nesta edição é impressionante. Percebemos os animadores com um total domínio dos softwares, utilizando-os como ferramenta para simular perfeitamente os mais variados materiais artísticos, ultrapassando os limites impostos pelo universo digital. Observamos esses destaques durante o processo de seleção, uma das primeiras etapas da pré-produção que nesta edição ocorreu dentro da normalidade possível, já que ainda não tínhamos o quadro de patrocínio definido e não podíamos esperar o final da campanha de financiamento coletivo para isto. E agora vamos conseguir realizá-lo dentro da data prevista”, explica Aída Queiroz, uma das diretoras fundadoras do festival ao lado de Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, responsáveis pela curadoria do Festival desde 1993, data de sua criação.

“Uma das categorias mais originais e significativas do festival, a meu ver, é a que se chama Futuro Animador. São programas gratuitos nos quais a gente se contagia com o frescor e o entusiasmo de crianças, jovens e educadores, independentes ou participantes de diversas iniciativas de todo o mundo, que descobrem o quanto a linguagem da animação pode ser transformadora. É uma tendência que vem crescendo em número e qualidade. Este ano temos filmes interessantíssimos feitos em escolas e oficinas não profissionalizantes do Brasil, Argentina, Bélgica e Portugal, por exemplo”, conta Marcos Magalhães.

“Também estamos com uma excelente competição de longas metragens de animação, refletindo o aumento da produção deste formato em todo o mundo. Vale ressaltar os longas para adultos, uma tendência de mercado cada vez mais forte. Nesta categoria teremos grandes filmes em competição, incluindo o longa brasileiro de Otto Guerra, “Cidade dos Piratas”. “Another Day of Life” tem o diferencial de ser um documentário realizado em grande parte em animação. A categoria de longas infantis também não fica atrás em termos de qualidade e também inclui um filme brasileiro na competição, “Miúda e o Guarda-Chuva”. Destaco o longa “Away”, da Letônia, animado totalmente por seu diretor, um trabalho impressionante, tratando-se de um longa de animação”, aponta Cesar Coelho.

“Entre tantas obras extraordinárias, destaco os filmes de autor, que por sua natureza são fontes de inspiração e reflexão e não possuem um objetivo de apelo comercial. São trabalhos de artistas independentes, que buscam a renovação com narrativas mais íntimas, pessoais e irreverentes, e fazem parte das sessões de Curtas. Entre estes, os filmes experimentais e/ou abstratos estão nas Sessões Galeria. E para quem busca inovação e tecnologia, a mostra de Realidade Virtual está repleta de obras de estúdios premiados, onde cada pessoa terá uma única experiência através de historias animadas em vários universos virtuais. São 15 obras de 10 países, entre eles o Brasil”, destaca Lea Zagury.

 

Os parceiros

Em 2019, a união do setor por meio dos canais de exibição de animação, estúdios, produtoras, instituições de ensino e animadores independentes foi um grande diferencial para a realização do Festival. “Depois da perda de importantes patrocínios, parceiros como Cartoon Network, Gloob, Band, TV Escola, Birdo, Copa Estúdio, Paris Filmes, 2dLab, Turma da Mônica, TV Pinguim, Combo, Split e Boutique Filmes apresentarão conteúdos inéditos no Festival. As Instituições Culturais, como Itaú Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil, que irão receber o Festival, foram fundamentais para levantarmos nossa produção. Com certeza sem esse movimento não estaríamos celebrando a 27ª edição do Anima Mundi”, explica Fernanda Cintra, diretora executiva do Festival.

 

Anima Mundi em números

A última edição do Anima Mundi, em 2018, movimentou R$ 26,8 milhões e gerou R$ 2,6 milhões em impostos, tendo público estimado de 50 mil pessoas. Desde a criação, exibiu mais de 10 mil filmes de animação do mundo inteiro a preços populares, entre longas e curtas-metragens, além de promover oficinas abertas e gratuitas, debates, exposições, entre outras atividades.

 

Anima Mundi no Oscar

Desde 2012, o Anima Mundi é qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA e o curta-metragem vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi é elegível a participar das seleções para a disputa do Oscar®. Neste ano, “Animal
Behaviour”, de David Fine, ganhador do Grande Prêmio de 2018, concorreu ao Oscar de melhor curta-metragem de animação.

 

Anima Mundi – Rio de Janeiro

O Festival Anima Mundi no Rio de Janeiro conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Banco do Brasil. O evento tem CO- PATROCINIO da GLOOB e Spcine além dos seguintes parceiros: Boutique, Toon Boom, Copa, MSP, Ultrassom, Birdo, Combo, Tv Pinguim, 2DLab, Split, Chatrone, ESTAÇÃO BOTAFOGO, AUDITÓRIO IBIRAPUERA, UNIBES CULTURAL, BELAS ARTES, INSTITUTO
MOREIRA SALLES, Paris Filme, EBAC, APRO, Cinemão, Bravi, All Dubbing Group, Faber Castell, Cartoon e PARCEIRO DE MIDIA SexPrive e Piauí.

 

Anima Mundi – São Paulo

O Festival Anima Mundi em São Paulo conta patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Itaú Cultural. O evento conta como CO-PATROCINIO da GLOOB, FINI e Spcine, além dos seguintes parceiros: Boutique, Toon Boom, Copa, MSP, Ultrassom, Birdo, Combo, Tv Pinguim, 2DLab, Split, Chatrone, ESTAÇÃO BOTAFOGO, AUDITÓRIO IBIRAPUERA, UNIBES CULTURAL, BELAS ARTES, INSTITUTO MOREIRA SALLES, Paris
Filme, EBAC , APRO, Cinemão, Bravi, All Dubbing Group, Faber Castell, Cartoon e PARCEIRO DE MIDIA SexPrive e Piauí.

 

SERVIÇO

27º Anima Mundi

  • Rio de Janeiro: 17 a 21 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro de Março, 66 – Centro) e Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo)
  • São Paulo: 24 a 28 de julho, no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista), Petra Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação), IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 – Consolação) e Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana).
  • Há atividades gratuitas e outras pagas com ingressos entre R$ 10 e R$ 18. A seleção de filmes e a programação completa ficarão disponíveis no site do festival.
    Mais informações: www.animamundi.com.br

 

 

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