AMÉRICA NEGRA : Show de Wanderson Lemos é um combate ao racismo em forma de arte

 

No show “AMÉRICA NEGRA”, rico em ritmos e influências afrobrasileiras, Wanderson Lemos – cantor, compositor e instrumentista, mostra novas sonoridades com sua voz potente, marcante e seus violões exclusivos.

O repertório se debruça na valorização negra e contempla as músicas Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Luiz Gama e América Negra – que dá nome ao projeto em homenagens aos ícones da nossa cultura e história, dentre outras, que abordam a valorização da nossa diversidade em suas temáticas, ritmo e letras, como Manauara, Dia de Reis, Pássaro Preto e Esse Chão é do Povo Tupi.

Preto, pobre e filho de Maria que se salvou pela arte, como diz, Wanderson Lemos apresenta #AméricaNegra em um show potente, emocionante e envolvente. O artista emprega nesta apresentação as suas habilidades musicais evidenciando o valor de personalidades negras na nossa história e seus legados.

Com toda sua maneira de transbordar sentimentos e abordar questões sociais na linguagem universal da música, o show é um convite para refletir sobre as conexões com a nossa herança cultural e o movimento de construir um futuro com base nessa riqueza ancestral.

América Negra faz eu me sentir em realização pela valorização do protagonismo negre da nossa história e contra o racismo na sociedade. O show é a energia desse trabalho, uma imersão à rítmica, temática e estética e outras vibrações que descendem dessa nossa herança” – Wanderson Lemos. 

Wanderson Lemos é cantor, compositor e instrumentista carioca, com 6 trabalhos já lançados, além de muitos singles em sua discografia e carreira internacional. Lançou sua própria linha de instrumentos criados por ele e também seu próprio selo musical, a Crioula Fonográfica.

América Negra é um projeto de vídeo-álbum que nasceu para dar mais visibilidade para nomes importantes da nossa história e colaborar na valorização e ressignificação do papel de negres na nossa sociedade. Já foram lançados 4 clipes.  O primeiro clipe, América Negra, deu nome ao projeto. O segundo foi em homenagem a Luiz Gama, gravado em Paris/França. Já o terceiro inspirado na vida de Carolina Maria de Jesus, com roteiro de Luiza Soares, foi selecionado em 3 mostras internacionais. O quarto clipe sobre Conceição Evaristo, é um curta com direção e roteiro de Wanderson Lemos e participação especial do artista junto ao elenco Jaqueline Calazans, Victor Meirelles e a estreante mirim, Laynara Teixeira, de apenas 9 anos. Todes atores negres.

“Realizar este trabalho é um sonho. Poder falar sobre essas pessoas é muito importante para mim e também como contribuição para que crianças e jovens não cresçam sem referências como foi comigo e toda a minha geração” – ressalta o artista.  

Confira “Carolina Maria de Jesus”:

SERVIÇO

O que: Show América Negra
Quem: Wanderson Lemos
Quando: 11 de novembro às 19h

Quanto: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia) – ingressos antecipados no local

Onde: Centro da Música Carioca – Rua Conde Bonfim, 824 – Tijuca (RJ).

A discografia completa do artista pode ser acessada no site oficial do artista www.wandersonlemos.com e também no canal oficial do youtube WandersonLemosOficial .

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *