ÁFRICAS – A ARTE DO CINEMA E MEMÓRIA EM CONSTRUÇÃO

Falar sobre o Cinema Africano é entrar em território desconhecido para muitos. Sob o brilho da Mãe Africa, somos apresentados aos conflitos culturais de um continente com uma rica base histórica, que  marca cada passo com uma firmeza admirável dentro da sétima arte.
Em favor dessa inefável presença cultural, a Caixa apresenta uma exposição com um acervo de mais de 30 filmes, destacando a importância da riqueza africana em tela. Obras que discursam sobre política, filosofia, moral, ancestralidade, herança e autoestima, cada filme cria para o público uma experiência atemporal de imersão na cultura africana.
Africa amostra de cinema Rio de Janeiro Brasil
A curadoria da Caixa Cultural, liderada pela Doutora Lúcia Ramos Monteiro, fez de “AFRICA(S), CINEMA E MEMÓRIA EM CONSTRUÇÃO” que encerra AMANHÃ, 02/12, não apenas uma amostra cinematográfica de peso, mas a imersão numa inegável transmissão cultural poética do cinema africano. Com filmes de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, com produções portuguesas, brasileiras, independentes, filmes desconhecidos para o público (mundo); a curadoria de Lúcia Ramos, com o auxílio do Doutor Alexsandro Silva e a produtora Natalia Barrenha, toma em historicidade, certeza e honraria à posição de levar esse impacto de transformação cinematográfica para o público.
Nós do ArteCult conversamos com o pesquisador, Doutor Alexsandro Silva e a Doutora e produtora Natalia Barrenha sobre a exposição e a transformação que ela pode causar na influência do cinema nacional, junto ao seu peso histórico.

Confira a entrevista, abaixo:

E não percam, até amanhã (domingo) !

SERVIÇO

AFRICA(S) – CINEMA E MEMÓRIAS EM CONSTRUÇÃO (clique para ver a programação)
Local: CAIXA CULTURAL – RIO DE JANEIRO
Até amanhã, 02/12 !
Horário: Consultar programação
Horário da Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Local: Cinema 1 
Entrada: Não será permitida a entrada após o início da sessão
Valor do Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia .

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Dandara Aryadne
Graduada em Belas Artes pela UFRRJ, especialização em História da Arte e Ilustração, Ilustradora freelancer, escritora, artista plástica e nas horas vagas se denomina como crítica de cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *