Adeus a Ziraldo

Foto: Marcelo Correa – Divulgação

Despedir-nos de Ziraldo não é tarefa fácil. Pai de “O menino maluquinho”, “O bichinho da maçã” e da “Turma do Pererê”, entre outros, ele é referência de infância bem vivida, liberdade de pensamento e muita alegria para nossa geração. Um dos fundadores de “O Pasquim”, exerceu, ao lado de outros ilustres colaboradores como Sérgio Cabral, Millôr Fernandes, Henfil, Jaguar, um humor crítico e inteligente em anos de Ditadura Militar.

O personagem O Menino Maluquinho de Ziraldo.

Ziraldo Alves Pinto tinha 91 anos e nasceu em Caratinga (MG), publicando seu primeiro desenho aos seis anos de idade, no jornal “A Folha de Minas”.  Formou-se em Direito mas sempre trabalhou com humor e charges em jornais, desde 1950, passando por “A Folha de Minas”, “A Cigarra”, “O Cruzeiro”, “Folha da Manhã” (atual “Folha de São Paulo”) e “Jornal do Brasil”.  “A Turma do Pererê” foi a primeira revista brasileira do gênero, publicada por um só autor, e com uma figura do nosso folclore como protagonista das histórias: o saci-pererê.

Seu primeiro livro infantil, “Flicts”, foi publicado em 1969 e, desde 1979, o escritor passou a dedicar-se à literatura infantil. “O Menino Maluquinho” é um dos fenômenos editoriais brasileiros de todos os tempos, vencedor do Prêmio Jabuti, e amado a ponto de virar filme, teatro, quadrinhos, videogame e enredo de escola de samba.

Há muito a dizer sobre Ziraldo, pelo quanto sua escrita impactou a vida de tantas pessoas. Ele foi cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista.

Das Equipes Literatura e Quadrimundi do Portal ArteCult, segue essa singela homenagem e um carinho imenso pelo autor, que leva consigo uma parte de nossa infância e da infância de nossos filhos, embora, generosamente, deixe como legado a leveza de todos os sorrisos que nos provocou.

 

Ana Lúcia Gosling
Em nome das Equipes de Literatura e QuadriMundi
Portal ArteCult.com

 

SERVIÇO:

Foto: Divulgação CCBB RJ

Mundo Zira – Ziraldo interativo

Homenageando a trajetória de um dos maiores cartunistas brasileiros, o Centro Cultural do Banco do Brasil está com a exposição “Mundo Zira – Ziraldo interativo“, até o dia 13/05/2024, no Rio de Janeiro, com Curadoria de Daniela Thomas e Adriana Lins.

A exposição se destina a pessoas de todas as idades e convida os visitantes a cocriarem, adicionando detalhes às composições digitais, contendo um mini estúdio, onde o público tem a chance de se ver dentro dos desenhos do cartunista, e um caça-palavras cromático que propõe uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela sua literatura.

  • Onde: Centro Cultural do Banco do Brasil – 4º andar. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ
  • Quando: De quarta à segunda, de 9 às 20 horas.
  • Quanto: Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria ou no site bb.com.br/cultura

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *