AC ENTREVISTA: Conheça mais o ator ROBERTO BIRINDELLI através da entrevista exclusiva do canal CINEMA & COMPANHIA

2020. CRÉDITO: GLOBO/DIVULGAÇÃO. ATOR ROBERTO BIRINDELLI CARACTERIZADO PARA A NOVELA NOS TEMPOS DO IMPERADOR.

Nascido em Montevidéu, o ator Roberto Birindelli viveu até os 15 anos na capital uruguaia, quando se mudou com a família para Porto Alegre, devido ao Regime Militar. Além de ator, Roberto também é formado em Arquitetura. Possui longa carreira na televisão, cinema e teatro, no Brasil e em outros países.

Na TV, seus últimos trabalhos foram personagens de Apocalipse (Guido Fontes), O Sétimo Guardão (Tobias Lounge) e Nos Tempos do Imperador (Marechal Francisco Solano Lopez).  Já no Cinema, seus últimos trabalhos foram em Loop (Delegado), Teu Mundo não Cabe nos Meus Olhos (Dr. Jantzen), Dolores (Octavio Brandt) e “Policia Federal: A Lei é Para Todos” (vivendo o doleiro Alberto Youssef, envolvido nos crimes investigados pela Operação Lava-Jato).

 

CONFIRA NOSSA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O ATOR

1 – Roberto, no atual momento, você está envolvido em alguns projetos. Poderia falar um pouco sobre eles?

Estou na quarta temporada da série “1 Contra Todos”, mais uma vez como o traficante Pepe, no Fox Premium2. Também com as três primeiras temporadas da série no Globoplay.

Roberto Birindelli como Delegado Guido. Foto: Divulgação Rede Record.

Estou na novela “Apocalipse”, da TV Record, que está em reprise. O personagem do delegado Guido

Também estou no elenco da nova novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, como o General Solano López.

Até o próximo ano, estão previstos os lançamentos dos filmes que fiz: “Águas Selvagens”, de Roly Santos, uma coprodução Brasil/Argentina, na qual sou protagonista, além dos longas “Human Persons”, de Frank Spano, uma coprodução Panamá, Colômbia, Brasil, e a produção nacional – “Loop”, de Bruno Bini.

Deve estrear a Série “DOM”, da Amazon.

Tenho convites para um longa Espanha – Inglaterra sobre o Natal.

2 – No atual contexto em que o nosso país e o mundo se encontram, o quão importante você considera a arte neste momento tão crucial?

No Brasil, o sindicato dos atores e das prostitutas foi o mesmo até meados dos anos 70. E, de fato, nós temos antepassados comuns. Se você lembrar nos séculos passados, os locais se chamavam CASAS DE TOLERÂNCIA, onde a grande maioria dos homens que ia lá não buscava sexo. Apenas conversavam com as moças e tomavam alguma bebida. Eles falavam e expunham ideias que, em suas casas ou sociedades, não seriam ouvidas nem aceitas. O que eles buscavam era TOLERÂNCIA, daí o nome. Herdamos isso: compreender, tolerar e aprender com as diferenças. O momento é difícil porque, de alguma maneira, compramos a ideia que o mundo hoje é uma moeda, LULA x MITO, e sofremos com isso. É uma limitação que separa e, finalmente, nos enfraquece como nação e como possibilidade de colaboração cívica.

3 – Você tem alguma preferência em atuar em novelas, filmes ou teatro? Ou o que te chama mais atenção é o personagem que você é designado a desenvolver?

Roberto Birindelli . Foto : Divulgação.

Fala-se que teatro é a arte do ator, cinema a arte do diretor e TV, a arte do patrocinador, onde a audiência manda em tudo. São prazeres e desafios diferentes. Pessoalmente, me sinto atraído por personagens instigantes, sejam na TV, cinema ou teatro.

É uma profissão que me permite entender a vida de muitas outras pessoas. Tenho tentado mergulhar cada vez mais nisso. Entender esse outro, com suas motivações, suas circunstâncias. Busco sempre personagens instigantes. Decido os trabalhos que faço pelos roteiros e densidade dos personagens, mais do que pela linguagem, produção ou qual veículo.

 

 

4 – O longa “Loop”, que participou de diversos festivais ao redor do mundo, tem arrebatado diversas premiações. O quanto você está ansioso para que o filme entre no circuito comercial nacional?

Estive junto com o diretor Bruno Bini, do longa nacional “Loop”, em março 2020, no Festival do Porto e também no Festival de Manchester, onde o filme ganhou quatro prémios, incluindo melhor filme. O convite para o filme de coprodução espanhola e inglesa veio justamente de produtores que viram o filme em Manchester.

Na verdade, nem sei quando poderemos juntar 300 espectadores numa sala de cinema. Espero que em breve.

Esportes, cultura, entretenimento, tudo deverá passar por uma grande reformulação.

5 – Você é um artista multifacetado que incorpora de maneira sublime todos os personagens em suas respectivas histórias. Existe algum novo desafio que você pretende encarar em sua carreira?

Obrigado! Escolho os personagens, justamente, pelo grau de desafio e complexidade. Fiz papéis bem diferentes. Tenho um sonho de trabalhar com máscaras da Commedia Dell´Arte. E retomar o teatro de grupo. Adoro as oportunidades que estão surgindo nas séries e no audiovisual em geral.

O Artecult agradece enormemente a atenção e disponibilidade!

Desejamos muito sucesso e parabéns pelo incrível trabalho desenvolvido por você, Roberto!

Gratidão!

 

 

Entrevistador: Colunista Luan Ribeiro

Portal Artecult.com

Adm – @CinemaeCompanhia (Canal de Cinema & Séries –  Portal @Artecult)

 

E não perca a live que faremos com o Roberto no dia 08/06!


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *