Entrevista exclusiva com Juan Marcus e Vinícius: Lançamentos, curiosidades e muito mais sobre essa dupla sertaneja

Juan Marcus & Vinicius. Foto: Maurício Antonio.

A dupla sertaneja Juan Marcus & Vinícius, comemoram em junho 10 anos de carreira de muita música e composição. E em entrevista exclusiva para nossa coluna aqui no Artecult, eles revelaram vários detalhes dessa trajetória, além de nos dar um pequeno spoiler dos próximos lançamentos.

O ano de 2019, sem dúvidas, foi um marco na carreira da dupla. Em abril, gravaram o segundo DVD da carreira, “Pra Todo Mundo Ver”, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, trazendo 21 faixas, entre inéditas e regravações. E o que todo mundo viu mesmo foi muito talento! O trabalho foi dividido em 3 EP’s e o primeiro, lançado em junho, trouxe de cara o sucesso “Cortesia”, com a participação de Dilsinho. A faixa romântica ganhou o público e ajudou a alavancar as visualizações da dupla no YouTube.

Em novembro, veio o EP 2 e, mais uma vez, eles mostraram toda a sua versatilidade em transitar por músicas românticas, animadas e até sofridas, como convidados trouxeram Felipe Araújo e Turma do Pagode. Agora, com o EP 3, prometem encerrar o trabalho com chave de ouro.

O talento para a composição, inclusive, é uma marca de Juan Marcus e Vinícius, que são responsáveis por dezenas de hits que foram sucesso na voz de outros cantores, como “Respeita o Nosso Fim”, gravada por Gusttavo Lima; “Regime Fechado”, na voz de Simone & Simaria; “Intenção”, gravada por Marília Mendonça e Gaab; “Status Que Eu Não Queria”, sucesso na voz de Zé Neto e Cristiano, entre outros.

P3: Vocês vão fazer 10 anos de carreira, como foi que começou essa jornada?

Juan Marcos: Começamos a dupla 2010, estavamos no colégio no segundo ano do ensino médio. A gente fez o primeiro show bem novos, nem tinhamos pretenção de fazer a dupla. No começo a dupla não tinha esse nome, era “Marcus e Vinícius”, mas já havia uma dupla assim. Por isso pensamos em utilizar o “Juan”, e assim formar “Juan Marcus e Vinícius”.

P3: Quais foram as principais referências para vocês começarem no mercado sertanejo?

Vinícius: Assim que começamos a dupla, quem estava cantando no momento, era Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, César Menotti e Fabiano. Foram esse pessoal que fomos nos inspiraramos. Mas, claro que Zezé di Camargo e Luciano, esse sertanejo raiz também faz parte, até mesmo por conta dos nossos pais que escutavam. Mas quando formamos a dupla nossas principais referências era essa nova leva de cantores e compositores que estavam surgindo.

 P3: Qual momento marcou a carreira de cada um?

Juan Marcos: São tanto momentos. Mas eu considero um ponta pé incial para dupla, a gravação do nosso primeiro DVD, que foi feito em Goiânia. Nunca tinhamos gravado nada, e esse Dvd tomou uma enorme proporção. Porém o nosso grande divisor de águas, foi o segundo dvd que teve grandes participações: A turma do Pagode, Zé Neto e Cristiano e Felipe Araújo, foi quando nossa carreira deu uma alavancada, participamos de entrevistas em televisão, começamos a tocar na rádio. E pensando agora em todos os momentos, a gravação do segundo dvd é muito especial para a gente.

P3: Vocês já escreveram muitas canções. Existe uma fórmula para compor as músicas ou tem que esperar pela inspiração?

Vinícius: O hit e a música não tem fórmula, mesmo que criamos alguns macetes para fazer um refrão fácil, existem essas regras para facilitar. Mas cada música vem de um jeito, as vezes pode vim do nada ou a letra está na sua cabeça há um tempo. É realmente a famosa inspiração que surge.

Juan Marcus: Escrevemos muitas músicas, mesmo que as vezes falamos “Porque não ficamos com a canção?”, entretanto eu acredito que cada música possui um endereço. Porém gostamos muito de “Status que eu não queria”, que é cantada na voz de Zé Neto e Cristiano, sempre falo que se tirar a melodia, essa canção é um poema de tão bem elaborada que ela foi feita.

Vinícius: Temos até uma história engraçada sobre uma das nossas composições: “Dinheiro ou Cartão”, do nosso primeiro DVD. Não foi uma história real, porém um dia estavamos conversando com uns amigos nossos, e o Rick imaginou uma situação, contou para a gente, escrevemos a música e em todo lugar na hora que íamos pagar e a pessoa falava “Dinheiro ou Cartão”, não tinha como não rir (risadas).

P3: Estamos em uma quarentena no momento, e passamos a ficar muito tempo em casa, vocês tiraram os dias para produzir mais músicas ou estão descansando a voz?

Juan Marcus: Como estamos em casa, acaba acumulando tudo, temos o planejamento do novo EP, entrevistas, gravações e tem uma live domingo.Então só estamos descansado um pouco. Mas está sendo legal, porque conseguimos nos reiventar e compor novas músicas. No entanto parados não estamos, a gente está conseguindo ocupar o tempo, mesmo com a quarentena.

 P3: Agora vamos para o Lançamento. Vocês vão lançar a última parte do DVD, como estão se sentindo?

Vinícius: A gente se sente na obrigação de criar novos projetos, criar um engajamento com o público na internet  e nos sentimos mais incentivados, para criar conteúdos novos. Por um lado é bom que aprendemos mais coisas. Mas estamos confiantes, que nosso novo lançamento é uma música tranquila para escutar em casa, já que não tem balada, para sair e curitr.

P3: Qual música vocês mais gostaram de gravar para o DVD?

Juan Marcus: De todas que a gente já gravou, é a música “Alguns Defeitos”, que marca a nossa carreira, que mostra o que a gente é e que faz o público reconhecer a dupla,

Vinícius: Eu concorco, no dia do DVD, como era uma música que estava tocando muito, na hora da gravação, você conseguia ver o tanto de celulares levantados para filmar esse momento. O tanto de gente cantando junto, a voz do público quase cobria a da gente (risadas).  Foi a música que mais gostamos de gravar, não só pela letra, mas também por conta desse momento da gravação do DVD.

 P3: Quais são os próximos planos para a dupla?

Juan Marcus: A gente pretende gravar outro EP no meio do ano, em julho, com cinco ou seis músicas. Uma novidade exclusiva para vocês. Além disso, pode surgir até um novo DVD, quem sabe?

Vinícius: Lembrando que vai ter live da gente neste domingo (22). Então marca no calendário para ir assistir no dia e cantar bastante.

 

CONFIRAM O CLIPE DA MÚSICA “ALGUNS DEFEITOS” DA DUPLA:

 

 

 

 

Gostaram do nosso bate papo? Então, não percam as próximas entrevistas!!

Matéria do PlayList a 3

Visite nosso INSTAGRAM!

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

PLAYLIST A 3
A partir das conversas sobre seus artistas favoritos, bandas, histórias e bastidores do universo da música, surgiu o podcast "Playlist a Três" dos amigos Caio Costa, Jéssica Guanabara e Larissa Vale. Através de um bate papo descontraído sobre o que anda acontecendo na indústria musical, trarão informações, notícias, debates sobre assuntos relevantes, além de dicas sobre o que andamos escutando no momento. Um conteúdo exclusivo dos entendedores de música para os amantes de música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *