AC ENTREVISTA CINEMA E COMPANHIA : Confira a nossa entrevista exclusiva com o elenco de dublagem e diretor da animação ‘BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS’

Dirigido por Marão, a animação tem distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes e conta com Rodrigo Santoro, Natália Lage e Guilherme Briggs como vozes originais

BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 25 de janeiro. O premiado diretor de curtas de animação, Marão, estreia na direção de longas com este filme que tem distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes. Com vozes originais de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs, acompanhamos três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica. Neste release, confira pôster e trailer oficiais.

Entre as praças confirmadas, há: Afogados da Ingazeira (PE); Aracaju (SE); Belo Horizonte (MG); Brasilia (DF); Campinas (SP); Caxias do Sul (RS); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM); Natal (RN); Niteroi (RJ); Pelotas (RS); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Paulo (SP) e Teresina (PI). A classificação indicativa de BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS é de 10 anos.

BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS fez uma linda trajetória em festivais internacionais e nacionais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Também recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA) e da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

 

Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com os dubladores Guilherme Briggs (Nuvem) e Natália Lage (Mulher extraordinária):

 

E também a nossa entrevista exclusiva com o dublador Rodrigo Santoro (Tartaruga) e o Diretor e Roteirista Marão

Um pouco mais sobre o filme:

O filme, como título já deixa claro, traz personagens peculiares, como uma mulher com poderes inesperados, uma tartaruga com transtornos obsessivos-compulsivos e uma nuvem com incontinência pluviométrica.

É um título estranho para um filme estranho. A protagonista traça uma jornada heróica em busca de algo. No caso, a heroína percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa”, explica o diretor que também assina o roteiro do longa.

Essa jornada funciona apenas para possibilitar bizarras situações de humor nonsense durante todo o filme, envolvendo um trio que inclui uma mulher cuja região glútea se metamorfoseia em um primata ao pronunciar a frase “Minha Bunda É Um Gorila”. Voltada para o público jovem adulto, essa é uma comédia estilizada de super-heróis bizarros.

A animação 2D tradicional é utilizada seguindo a técnica chamada de full animation, na qual todo o personagem se move e não apenas partes dele: se ele corre, todo o personagem é redesenhado para movimentar os braços e pernas e também os cabelos e roupas, criando um movimento mais fluido essencial para as – muitas – cenas de ação e de luta deste que é um filme de super-heroína, mas simultaneamente de humor exagerado”, explica o cineasta.

Marão conta que fez seu primeiro longa da mesma lógica que seus curtas: sem model sheet, sem storyboard e sem animatic, improvisando as cenas de um modo teatral, em ordem cronológica. “A primeira cena do filme foi a primeira a ser animada e a última foi a última a ser animada. A narrativa e o design dos personagens evoluíam à medida que o filme avançava, assim como uma graphic novel autoral onde o design do personagem se altera com o passar das páginas. E eu não queria ‘dirigir’ enquanto uma equipe animava e desenhava. Eu queria desenhar e animar também, de preferência a maior parte do filme.”

O diretor explica que fez diversos desenhos a lápis no papel, e montou uma pequena equipe com pessoas próximas para produzir BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS. “Ao invés de quatrocentos animadores, fomos Rosaria, Fernando Miller e eu a animar o longa em 2D tradicional / full animation por seis anos. Antes disso, foram quase quatro anos para captação de recursos. Praticamente dez anos no total. A equipe foi formada intencional e exclusivamente por pessoas que amo e com quem já trabalhava há anos, ou décadas.”

Marão já fez 14 curtas, e conta com 667 participações em festivais por todo o mundo. “O primeiro filme foi em 1996, mas as primeiras animações foram feitas, como flipbooks, nos bloquinhos do armarinho do meu pai em Nilópolis, nos anos setenta. E há novos projetos de longas de animação para o futuro. O próximo será ‘O elevador’, longa de animação 2D também voltado para adultos e jovens adultos, que está em pré-produção e acabou de receber seu primeiro aporte pela Riofilme”.

O filme já tem exibição confirmada nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Sinopse

Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano

Ficha Técnica

  • Direção: Marão
  • Roteiro: Marão
  • Produção Executiva: Letícia Friedrich
  • Elenco Vozes: Natália Lage, Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro
  • Direção de Arte: Marão
  • Trilha Sonora: Duda Larson
  • Animação: Marão, Rosaria e Fernando Miller
  • Montagem: Alessandro Monnerat + Yohana Lazarova
  • Gênero: comédia, animação
  • País: Brasil
  • Ano: 2023
  • Duração: 75 min.
  • Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Fundo Setorial do Audiovisual – ANCINE, BRDE e BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento.

Assista ao trailer do filme:

Festivais e Prêmios

XXII Festival Internacional de Animação de Lisboa MONSTRA (Portugal)

(Prêmio: Melhor Longa pelo Júri Popular na categoria Perspetivas)

13° ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco

ANIMA 2023 – XIII Córdoba International Animation Festival – Argentina (Mención Especial Largometraje Animado)

Festival do Rio – 25° Rio de Janeiro International Film Festival (Menção Honrosa pela criatividade)

City Film Festival Stockholm – Suécia (Prêmio: Melhor Longa de Animação)

7° CHANIARTOON – International Comics & Animation Festival (Grécia)

47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Morce-GO Vermelho – VII Goiás Horror Film Festival (GO)

Cine Alter – Festival de Cinema Latino-americano de Alter do Chão – PA (Prêmio de Concepção Artística)

IV FICAA – Festival Internacional de Cine Animal y Ambiental (México)

40º BOGOCINE (Colômbia)

4ª Mostra Manaus de Filme Fantástico (AM)

Rieti e Sabina Film Festival (Itália)

Festival de Cinema de São Bernardo do Campo (Prêmio: Melhor Longa de Animação)

14º Festival Internacional de Cinema de Fronteira (RS)

ANIMAVERSO – Festival Internacional de Animação – SC (Prêmios: Trilha Sonora, Animação de Personagem, Atuação de Voz e Melhor Longa Nacional de Animação)

21ª MUMIA – Mostra Udigrudi Internacional de Animação (MG)

44° Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA)

Sobre Marão

Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas metragens (EU QUERIA SER UM MONSTRO, ENGOLERVILHA, O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, ATÉ A CHINA e outros) e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema.

Foi Presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e desde 2003 é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Seus curtas foram selecionados para 642 festivais de cinema em mais de quarenta países e receberam 123 prêmios. Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi e também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE).

BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS é seu primeiro longa-metragem de animação.

Sobre a Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes, criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado. A empresa se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras do norte ao sul do país.

Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Raia 4, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Além da Lenda, Carro Rei, Legalidade, Amor, Plástico e Barulho, entre outros.

Sobre a Vitrine Filmes

Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com 05 projetos realizados e 08 em desenvolvimento.

A Vitrine Filmes fecha o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515.000 espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu; o vencedor do Festival de Gramado, “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que acumula mais de 80.000 espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.

Sobre o Patrocínio

​​A Petrobras é uma empresa que tem como parte de sua história o apoio contínuo à Cultura, iniciado há mais de 40 anos. O Programa Petrobras Cultural contribui ativamente para o desenvolvimento do setor, por meio de seleções públicas e projetos convidados, mantendo presença e diálogo com a sociedade. Nessa trajetória, a retomada da parceria com o projeto Sessão Vitrine Petrobras marca uma nova fase do Programa, de apoio a grandes projetos. Além da Sessão Vitrine, a empresa está também presente no segmento audiovisual em projetos como a Mostra Internacional de Cinema de SP, na Mostra de Cinema de Gostoso no Rio Grande do Norte e no Festival de Cinema de Vitória. O Programa Petrobras Cultural se encontra em reformulação e irá divulgar mais novidades em breve.

Sobre a Sessão Vitrine Petrobras

A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. Com ingressos a preços reduzidos, a Sessão Vitrine já alcançou 250 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil. Possui uma rede de cinemas parceiros com mais de 30 salas em, pelo menos, 15 estados e, através das plataformas digitais. A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura. A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. Segundo Silvia Cruz, “depois de seis anos, a Petrobras volta a adotar a Sessão Vitrine. Isso representa a retomada do olhar das políticas públicas para a cultura brasileira. É um indício de um novo capítulo do cinema brasileiro representado pela Sessão Vitrine, um catalisador da diversidade formal e temática do cinema feito no Brasil”.

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *