AALIBB: Baixada Fluminense terá Academia Brasileira de Artes e Letras

Evento de lançamento será em março com direito a baile acadêmico. No total, 24 membros serão reconhecidos como fundadores 
Com o intuito de resgatar a história e aumentar gradativamente a representatividade da literatura e artes em geral, o Estado do Rio terá a primeira academia internacional de artes e letras. Genuína da Baixada Fluminense – região história e celeiro de grandes poetas e artistas – a Academia de Artes e Letras Internacional da Baixada Fluminense e do Brasil (AALIBB) será inaugurada no dia 28 de março deste ano.

Com direito a baile acadêmico e sessão solene de posse dos fundadores e diretoria da academia, o evento será marcado por grandes homenagens a artistas e projetos locais.

A noite de gala terá inicio às 19h, no Hotel Mercure (Av. Dr. Mário Guimarães, nº 520, Centro), em Nova Iguaçu.

A ideia de criar a academia surgiu com o objetivo de unir e propagar ainda mais os trabalhos dos múltiplos artistas brasileiros. Segundo a presidente da instituição, Perla de Castro, é preciso consolidar as atividades realizadas pelos artistas da nossa cidade.

“Já temos artistas de outros estados inscritos na nossa academia. Nossa ideia é difundir a arte junto a literatura e para isso abrimos espaços para vários segmentos da arte. Enxerguei a necessidade de  agregar, principalmente a Baixada e, claro, todo Estado em prol da cultura. Aliás, vivemos um período que precisamos lutar por mais encontros e eventos culturais para que possamos propagar nossas manifestações artísticas”, opina a editora.

Para o Vice-presidente da instituição, o ilustrador internacional Pietro Peres, a academia é um espaço inclusivo. “Vivemos um momento ‘frágil’ da cultura brasileira, onde discursos tentam tirar proveitos através do nosso talento. A academia surge, exatamente, para ascender os artistas que estão escondidos em todo nosso país por não terem apoio de nenhuma instituição para mostrarem suas obras”, afirma o artista.

Além de escritores, a academia é formada também por aqueles que emocionam dentro das artes visuais, como quadrinistas, artistas plásticos, pintores, músicos, fotógrafos, entre outras categorias.

HOMENAGENS

A noite também será marcada por muitas emoções e homenagens, que ficarão seladas na história dos artistas que realizam trabalhos de grande relevância na região.

“Esse momento é uma forma de valorizar as pessoas que constituiriam, de uma certa forma, sua carreira no mundo da literatura e das artes. A entrega das homenagens mostra ao artista que o seu desenvolvimento neste área tem uma grande relevância para a sociedade”, afirma a presidente da AALIBB, Perla de Castro.

DIRETORIA

  • Presidente: Perla de Castro
  • Vice-presidente: Pietro Peres
  • Diretor Administrativo: Enio Peres
  • Diretor de Comunicação: André Uchôa
  • Diretora Social: Lisi de Castro
  • Diretor Cultural: Vinícius Gomes
  • Diretor de Eventos: David Carvalho
  • Diretor de Tecnologias: Isnar Monzato
  • Texto e foto: André Uchôa
  • Assessor de Comunicação da AALIBB
  • Telefone para contato: (21) 9 83628802

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *