A artista visual Liliane Braga apresenta a exposição “Passagem”, com obras que trazem um recorte de muitos momentos e experiências coletadas durante a pandemia.

Imagens, monotipias e instalações convidam o espectador a mergulhar nos rastros e olhares da artista, a partir de 1º de dezembro, no Centro Cultural Correios RJ

A artista visual Liliane Braga apresenta a exposição “Passagem”, mostra de arte contemporânea, que traz o “lugar vivido” durante o período da pandemia, nascido da idéia de viver junto à natureza e ao atelier, permitindo ao observador sentir essa transformação do espaço geográfico quando investido de afetos e construído pelas experiências – tanto físicas, mentais, como sensoriais, através de imagens, monotipias em papel algodão e uma montagem de barro, folhas e gravetos no chão.

Segundo Carlos Bertão, curador da mostra, “em PASSAGEM, se apresenta esse lugar vivido por Liliane durante um período de muita dor e introspecção, onde ela testemunhou a transformação do espaço geográfico, quando investido de afetos e construído pelas experiências, tanto física, mental, como sensorial – “O lugar numa perspectiva experiencial” – nas palavras de Yi-Fu Tuan, um renomado geógrafo sino-americano. Suas obras são referências das caminhadas, como prática diária do exercício de um reconhecimento da paisagem local, com a observação da fauna e da flora, o mapeamento de trilhas, caminhos, rastros, vestígios, tudo registrado como um inventário fotográfico do seu entorno. Ao trazer suas experiências como parte da paisagem, PASSAGEM mostra a natureza como vida e a vida como arte. Experimente, olhe, ouça e sinta aqui os vestígios dessa passagem viva.”

A exposição pode ser visitada na Galeria A do segundo andar do Centro Cultural Correios RJ, a partir de 1º de dezembro de 2022, com curadoria de Carlos Bertão, design expográfico e iluminação de Alê Teixeira, produção da EntreArte Consultoria e edição sonora de Rubens Takamine, até 28 de janeiro de 2023.

Sobre Liliane Braga

Liliane Braga, artista visual com formação em Educação, Psicomotricidade – terapia psico corporal – desde 1998 concentra sua pesquisa poética na natureza, em seus movimentos e suas matérias, corpos, fragmentos, deslocamentos e trajetórias. Frequentou o curso de Escultura Contemporânea com Iole de Freitas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Também participou de grupos de estudos orientados por Marcos Bonisson e Fernando Cocchiarale, participa da “Fábrica de Ratoeiras”, grupo de discussão de arte contemporânea, orientado por Cadu e Artur Chaves. Participou de exposições individuais e coletivas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Nova Iorque, Berlim, Helsinque, Paris entre outros. A artista visual Liliane Braga apresenta a exposição “Passagem”, com obras que trazem um recorte de muitos momentos e experiências coletadas durante a pandemia.

Redes Sociais

Instagram: @lilianebragaart
Site: https://issuu.com/liliane.braga
E-mail: liliane.braga@hotmail.com

Sobre Carlos Bertão (Curadoria)

Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.
Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.
Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Correios, em Niterói,no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO.

Hoje divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Bonito, MS, tendo concebido e executado o projeto IMERSÕES MS, que envolveu um trabalho de residência do renomado artista plástico Carlos Vergara na região da Serra da Bodoquena, também com a previsão de uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul – MARCO e a preparação e execução de um livro e de um vídeo do trabalho desenvolvido durante a residência.

Foi, também, Curador da exposição CONSCIÊNCIA, do artista peruano Ivan Ciro Palomino, produzida pela ONU, e realizada no Centro Cultural Correios RJ, no período de 25/09/19 a 19/01/20, que foi visitada por 143.524 pessoas.

Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.

Serviço

Exposição: “Passagem”
Artista: Liliane Braga
Instagram: @lilianebragaart
Curadoria: Carlos Bertão @cbertao
Design expográfico e iluminação: Alê Teixeira @aleartale
Produção: EntreArte Consultoria @entrearteconsultoria
Edição sonora: Rubens Takamine
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Informação: cbertao@gmail.com – obras disponíveis @cbertao

Público-alvo: O projeto pretende atingir estudantes, professores, artistas, críticos, visitantes do espaço cultural, frequentadores do Centro do Rio e público em geral de faixa etária, níveis socioeconômicos e culturais diferenciados.

Local: Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Abertura: 01 de dezembro de 2022 , das 16:00 às 19:00hs
Visitação: 01 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023
Horário: terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Como chegar: Metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para cadeirantes.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Aqui falamos sobre cultura. Dicas de exposições, shows, livros, música... Fique ligado e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *