21 FILMES sobre ENVELHECIMENTO

O ArteCult preparou uma lista de 21 FILMES sobre ENVELHECIMENTO abordando algumas temáticas como: diagnóstico, demência, Alzheimer, AVC, esquecimentos, lar geriátrico, manejos de cuidados, cuidador primário, cuidador contratado, conflitos familiares, capacidade civil do idoso, curatela.

O objetivo é oferecer, através destas várias visões cinematográficas sobre o assunto, uma nova forma de ajudar os seguidores do AC que estão vivendo situações parecidas com os idosos de suas famílias.

DÉCADA DE 70

Meu pai, um estranho
Título original: I never sang for my father
Americano, 1970
Gene Garrison (Gene Hackman) é um jovem professor em Nova York que sonha em se casar e mudar para a Califórnia, mas às vésperas de seu casamento sua mãe morre e ele é obrigado a cuidar de seu pai (Melvyn Douglas), que está começando a desenvolver Alzheimer. Sua irmã foi deserdada pelo pai por ter se casado com um judeu.

 

DÉCADA DE 80

Num lago dourado
Título original: On Golden pond
Americano, 1981
Norman Thayer Jr. (Henry Fonda), um professor aposentado prestes a completar 80 anos, viaja com sua esposa Ethel (Katharine Hepburn) para sua casa de verão, que fica às margens de um lago na Nova Inglaterra. Logo depois chega a filha do casal, Chelsea Thayer Wayne (Jane Fonda), em companhia de seu futuro marido Bill Ray (Dabney Coleman) e do filho dele Billy Ray (Doug McKeon), esperando que o idoso casal cuide do adolescente enquanto viajam para a Europa. Inicialmente o idoso se incomoda com a presença do jovem, mas em pouco tempo, se torna o filho que ele nunca teve.

Conduzindo Miss Daisy
Título original: Driving Miss Daisy
Americano, 1989
Sinopse:
Atlanta, 1948; Uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) invade acidentalmente o jardim premiado do seu vizinho com seu carro Packard novo. O filho (Dan Aykroyd) tenta convencê-la de ter um motorista, ela resiste à ideia e o filho contrata um motorista (Morgan Freeman). Inicialmente ela se recusa ser conduzida por este novo empregado, mas gradativamente ele quebra as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles, crescendo entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.

DÉCADA DE 90

Tomates verdes fritos
Título original: Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Café
Americano, 1991
Sinopse:
Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente abalada que passa seus dias comendo doces. Ed (Gailard Sartain), seu marido, quase não nota sua existência. Semanalmente o casal visita uma tia de Ed em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Um dia, enquanto Evelyn aguarda que Ed termine sua visita, conhece Ninny, uma idosa que conta muitas histórias.

ANOS 2000

O filho da noiva
Título original: El Hijo de la Novia
Argentino, 2001
Sinopse:
Aos 42 anos Rafael Belvedere está em crise pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante da família, no qual tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma, que está perdendo a memória.

Uma canção para Martin
Título original: A song for Martin
Dinamarca/Suécia/Alemanha, 2001
Sinopse:
Um famoso compositor e uma violinista se apaixonam durante uma turnê e separam-se de seus respectivos esposos, casando-se e passando a viver felizes juntos. Cinco anos depois ele é diagnosticado com Alzheimer e seu comportamento começa a mudar.

Iris
Título original: Iris
Britânico, 2002
Sinopse:
A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch (Kate Winsley) e seu marido, o professor de Oxford John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre de Alzheimer (Judy Dench).

Diário de uma paixão
Título original: The notebook
Americano, 2004
Sinopse:
Romance sobre demência (doença de Alzheimer) e lar geriátrico, baseado no livro homônimo.
Em um lar geriátrico, Duke um dos internos lê para outra interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens namorados que se conheceram em 1940 em um parque de diversões.

A moment to remember
Título original: Nae meorisokui jiwoogae
Sul-coreano, 2005
Sinopse:
Su-jin está passando por um momento difícil e tentando recomeçar a vida. Ela conhece Chul-soo, se apaixonam e se casam. Quando os dois parecem estar vivendo o auge de suas vidas, Su-jin começa a ter esquecimentos rotineiros. Procurando ajuda médica, eles descobrem que Sun-jin sofre de uma doença degenerativa e agora os dois terão de aprender a viver uma nova realidade.

Aurora boreal – encontro com a vida
Título original: Aurora Borealis
Canadense, 2005
Sinopse:
Após a morte de seu pai, um rapaz de 25 anos vive pulando de emprego em emprego. O avô tem Alzheimer e para ficar perto dele e da avó, o rapaz consegue um subemprego no lar geriátrico onde eles estão morando.

Memories of tomorrow
Filme japonês, 2006
Sinopse:
Filme aborda a doença de Alzheimer pela visão do paciente, mostrando a dificuldade que a pessoa com Alzheimer tem de aceitar a doença. O roteiro traz um executivo bem-sucedido no ramo de propaganda e marketing que se vê vítima da enfermidade.

Longe dela
Título original: Away from her
Canadense, 2006
Sinopse:
O feliz casal Fiona e Grant tem sua vida abalada quando ela apresenta perda de memória e logo vem a confirmação, Fiona é diagnosticada com Alzheimer. Relutante no princípio, Fiona passa a aceitar a doença e é institucionalizada. Como regra do local os pacientes não recebem visitas durante os primeiros 30 dias. Quando o marido finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais.

A família Savage
The Savages
Americano, 2007
Sinopse:
Os irmãos Wendy e Jon Savage sempre buscaram escapar do jeito dominador de seu pai. Wendy trabalha como dramaturga no East Village e Jon trabalha como professor universitário em Buffalo, tendo escrito alguns livros. Um dia eles recebem um telefonema que os informa que seu pai Lenny, está com demência e que apenas eles podem ajudá-lo. Isto faz com que Jon e Wendy voltem a morar juntos, o que não ocorria desde a infância, com ambos tendo que lidar com suas excentricidades.

Poesia
Sul-coreano, 2010
Sinopse:
Mija (Yun Jeong-hie) vive com seu neto em uma cidade perto do rio Han. Mija tem Alzheimer, estuda poesia e trabalha como enfermeira para um senhor que sofreu um AVC. Mija precisa lidar com seu neto que tem lhe causado muitos problemas.

A separação
Título original: Jodaeiye Nader az Simin
Iraniano, 2012
Sinopse:
O casal Nader e Simin diverge sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades à sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre de Alzheimer. Chegam à conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afazeres domésticos e da rotina de seu pai.

Amor
Título original: Amour
Francês, 2013
Sinopse:
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

James White
Americano, 2014
Em NovaYork, James White vive de forma irresponsável até que sua mãe é diagnosticada com uma doença terminal.

Para Sempre Alice
Título original: Still Alice
Americano, 2015
Sinopse:
Baseado no romance homônimo de Lisa Genova.
A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora – pesquisadora de linguistica em Harvard. Aos 50 anos Alice percebe-se esquecendo as palavras o que a impede de lecionar e, inesperadamente começa a se perder pelas ruas de Manhattan, não se lembrando mais onde mora ou não reconhecendo lugares habituais. Recebe o diagnóstico de demência precoce, especificamente doença de Alzheimer. Diante da rápida evolução da doença sua família passa por muitas dificuldades. Enquanto a relação de Alice com o marido John (Alec Baldwin) fica mais frágil, Alice se aproxima intensamente de sua filha caçula Lydia (Kristen Stewart). Julliane Moore recebe o Globo de Ouro por sua atuação – melhor atriz 2015.

Memorias secretas
Título original: Remember
Canadense, 2016
Sinopse:
Aos 80 anos, Zev (Christopher Plummer) aceita a missão dada pelo seu colega de asilo, Max Zucker (Martin Landau): deixar o local em que vive em busca de um antigo guarda nazista. Seu objetivo, após tantas décadas, puni-lo pelo assassinato de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Ao longo da jornada Zev precisa lidar com falhas de memória causadas pela idade avançada.

The fundamentals of caring
Americano, 2016
Homem sofre muitas perdas e faz um curso que muda sua vida.

Antes que eu me esqueça
Brasileiro, 2017
Sinopse:
Sobre Alzheimer, consciência da doença, capacidade civil do idoso, curatela, rede de cuidados, cuidador contratado, familiar cuidador.
Aos 80 anos de idade, Polidoro (José de Abreu) é um juiz aposentado que vive sozinho e não mantem contato com o filho Paulo (Danton Mello). Quando sua filha mais próxima, Bia (Letícia Isnard) entra com uma ação para interditá-lo, ele decide investir seus fundos em uma boate de striptease em Copacabana.

Durante a elaboração desta lista tivemos a colaboração de outra especialista: MARIÂNGELA ALEIXO que também é colaboradora do Canal Psicologia do ArteCult.com e também é Professora do Curso de Especialização em Psicogeriatria na IPUB/UFRJ e Professora voluntária da Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz-RJ.

Espero que gostem, esta lista foi feita com bastante carinho ! Bons filmes!!

REGINA MURRAY

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Regina Murray
Regina Murray Loureiro é psicóloga clínica, hospitalar e psicogeriatra pela UFRJ IPUB . Fundadora da "Vitória-Régia Serviços de Psicologia" e colaboradora do Canal Psicologia no ArteCult.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *