WiFi Ralph: Quebrando a Internet – Animação desbrava o universo de uma Internet criativa e impactante

WiFi Ralph: Quebrando a Internet, com certeza entrou na lista dos mais aguardados de 2019 de quase todos os cinéfilos. Podemos dizer que estamos começando com o pé direito no quesito animação, pois só nesta categoria temos uma lista que envolve alguns outros grandes franquias como: “Toy Story 4”, “Como Treinar seu Dragão 3”, a brasileira “Tito e os Pássaros”, entre outros.

Seis anos depois de “Detona Ralph” que chegou realmente detonando tudo, sua sequência invade os cinemas trazendo um roteiro um tanto quanto parecido, mas trabalhado de uma maneira diferente. Durante a primeira animação a premissa era a amizade junto ao enredo, porém, com um tema central direcionado para aceitação. Já em WiFi Ralph o foco é a amizade entre Vanellope e Ralph, sendo que a coadjuvante fofa que conquista a todos ganha um destaque maior.

O espectador não precisa ter assistido o primeiro filme para entender esta sequência já que tudo é explicado logo no início de maneira sucinta. Como dito anteriormente, o roteiro é algo bem clichê e em alguns momentos senti que acabaram forçando um pouco para criar os conflitos que iram dar andamento para trama. Apesar disso, todo o universo da Internet criado no filme é tão rico e engraçado, que estes pequenos problemas da narrativa acabam se dissolvendo e passando de uma maneira bem tranquila.

Com tantos personagens novos – como Shank, uma grande corredora que acaba sendo um exemplo para Vanellope – o longa peca com o desenvolvimento dos já conhecidos. O casal Félix e a Sargento Calhoun, são pouco aproveitados na saga, praticamente estão sem um função na nova história. Entretanto, a mensagem deixada não só no fim do filme, mas no seu desenrolar é muito forte e madura, e muito disso se deve ao desenvolver dos personagens, essencialmente do grande vilão final.

 

Você já imaginou “entrar na Internet”? A maioria das pessoas com certeza respondeu sim. Mas esta expressão tão usada ganha uma nova realidade incrível! Principalmente por todos os detalhes trabalhados, afinal os tão indesejados e bloqueados pop-up, viram na trama pequenos seres bem chatos, como aquele pessoal que fica oferecendo coisas na rua. Esse é só um dos grandes detalhes escondidos neste universo abundante. Optando por não criar marcas e sim usar sites e marcas já conhecidas, tudo fica ainda mais realístico e convidativo.

É incontestável que o momento Disney ganha destaque com esta animação. Lotado de Easter Eggs, inclusive com animações 2D, o momento não apresenta somente as famosas princesas da Disney, mas contesta e questiona os motivos do porquê você é uma princesa, inclusive chamado atenção ao fato de todas serem órfãs. A Deep Web também ganha destaque com seus tons escuros e sombrios, raramente encontrado neste tipo de animação.

Contrastando os traços mais simples dos personagens de jogos Arcade com toda a definição e realidade desta Internet, WiFi Ralph pode até ter alguns problemas dentro do roteiro, mas traz empoderamento feminino de uma maneira fluida, diálogos bem fáceis para as crianças, grandes aventuras e uma estética criativa e impactante.

Confira o trailer!

 

 

 

 

Ah! Vale a pena avisar: existem duas cenas pós créditos!
(Será mais um dos tantos easter egg escondidos?…)

MARIANE BARCELOS
Siga-nos no Instagram @artecult / @TiltCine / @barcelosmariane

 

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *