TOLKIEN: A história de uma grande estória

 

A mais nova cinebiografia da Fox Film traz a história de um dos maiores autores dos últimos tempos.  “Tolkien” traz alguns momentos cruciais da vida do famoso autor J.R.R. Tolkien e que inspiraram seus livros que, por sua vez, influenciaram inúmeras outras obras artísticas pelo mundo todo. O drama aborda a vida de Tolkien desde os tempos em que sofria bulling no colegial, sua formação, suas amizades, seu amor pela arte e o encontro com sua musa inspiradora. Confiram nossa crítica a seguir.

O drama, que possui direção de Dome Karukoski e roteiro de David Gleeson aborda os anos de formação de J. R. R. Tolkien, através de seus obstáculos, amores e lutas mostrando-os como fontes inspiradoras para os contos da mágica “Terra-Média”, um lugar mítico que transcende gerações, com personagens inesquecíveis e estórias complexas, uma delas adaptadas para indústria cinematográfica como uma das franquias mais bem-sucedidas e premiadas:  “O Senhor dos Anéis”.

“Tolkien” possui sua beleza e traz com maestria todos os pilares fundamentais da obra do autor, expondo-os com clareza seus significados na construção da sua obra. Além, de apresentar a vida do autor, desde sua fase colegial até sua vida na universidade e depois seu drama na Guerra, o filme apresenta o encontro com o grande amor de sua vida, o ponto de ignição para a criação de suas histórias.

Contudo, o roteiro do filme nos pareceu um pouco precipitado e algumas ideias são apresentadas de maneira desorganizada, o que soa confuso de maneira gradual.

A trama possui uma bela fotografia e uma trilha sonora digna da obra de Tolkien, são concisas e bem executadas.

Lilly Collins no papel de Heidy Tolkien. Foto: Divulgação Fox Films.

Em relação ao elenco escalado, vale ressaltar a ótima atuação de Lily Collins, que interpreta o grande amor da vida de Tolkien (Edith Tolkien), o arco dramático gira em torno desta paixão e evidencia todas as camadas da sua personagem: o carisma, a sensibilidade e a força de suas principais ações. Já Nicholas Hoult está bem operante no papel principal e seus momentos junto à Collins são intensos e você percebe a ótima química entre ambos. Os demais atores entregam atuações satisfatórias para a trama. Aliás, uma das coisas mais interessantes deste roteiro é mostrar a beleza da amizade de Tolkien com os amigos de sua juventude e que inspirou a irmandade de “O Senhor dos Anéis”.

Foto: Divulgação Fox Films.

“Tolkien” é a história de uma grande estória e é interessante perceber como funciona a mente de um grande autor, o que motivou a contar (e como contar) aquelas inesquecíveis estórias, entendendo seus medos, receios, alegrias e tristezas e percebendo como tudo isso foi refletido no universo vasto e riquíssimo que desenvolveu.

Foto: Divulgação Fox Films.

CONFIRA O TRAILER:

 

 

 

 

Um salve a Tolkien e tudo que este importantíssimo autor contribuiu para todos nós!

 

 

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *