TOLKIEN: A história de uma grande estória

 

A mais nova cinebiografia da Fox Film traz a história de um dos maiores autores dos últimos tempos.  “Tolkien” traz alguns momentos cruciais da vida do famoso autor J.R.R. Tolkien e que inspiraram seus livros que, por sua vez, influenciaram inúmeras outras obras artísticas pelo mundo todo. O drama aborda a vida de Tolkien desde os tempos em que sofria bulling no colegial, sua formação, suas amizades, seu amor pela arte e o encontro com sua musa inspiradora. Confiram nossa crítica a seguir.

O drama, que possui direção de Dome Karukoski e roteiro de David Gleeson aborda os anos de formação de J. R. R. Tolkien, através de seus obstáculos, amores e lutas mostrando-os como fontes inspiradoras para os contos da mágica “Terra-Média”, um lugar mítico que transcende gerações, com personagens inesquecíveis e estórias complexas, uma delas adaptadas para indústria cinematográfica como uma das franquias mais bem-sucedidas e premiadas:  “O Senhor dos Anéis”.

“Tolkien” possui sua beleza e traz com maestria todos os pilares fundamentais da obra do autor, expondo-os com clareza seus significados na construção da sua obra. Além, de apresentar a vida do autor, desde sua fase colegial até sua vida na universidade e depois seu drama na Guerra, o filme apresenta o encontro com o grande amor de sua vida, o ponto de ignição para a criação de suas histórias.

Contudo, o roteiro do filme nos pareceu um pouco precipitado e algumas ideias são apresentadas de maneira desorganizada, o que soa confuso de maneira gradual.

A trama possui uma bela fotografia e uma trilha sonora digna da obra de Tolkien, são concisas e bem executadas.

Lilly Collins no papel de Heidy Tolkien. Foto: Divulgação Fox Films.

Em relação ao elenco escalado, vale ressaltar a ótima atuação de Lily Collins, que interpreta o grande amor da vida de Tolkien (Edith Tolkien), o arco dramático gira em torno desta paixão e evidencia todas as camadas da sua personagem: o carisma, a sensibilidade e a força de suas principais ações. Já Nicholas Hoult está bem operante no papel principal e seus momentos junto à Collins são intensos e você percebe a ótima química entre ambos. Os demais atores entregam atuações satisfatórias para a trama. Aliás, uma das coisas mais interessantes deste roteiro é mostrar a beleza da amizade de Tolkien com os amigos de sua juventude e que inspirou a irmandade de “O Senhor dos Anéis”.

Foto: Divulgação Fox Films.

“Tolkien” é a história de uma grande estória e é interessante perceber como funciona a mente de um grande autor, o que motivou a contar (e como contar) aquelas inesquecíveis estórias, entendendo seus medos, receios, alegrias e tristezas e percebendo como tudo isso foi refletido no universo vasto e riquíssimo que desenvolveu.

Foto: Divulgação Fox Films.

CONFIRA O TRAILER:

 

 

 

 

Um salve a Tolkien e tudo que este importantíssimo autor contribuiu para todos nós!

 

 

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *