O REI LEÃO: VISUAL APOTEÓTICO COM GOSTO DE NOSTALGIA

Uma das mais esperadas produções de 2019, o live action “O Rei Leão” de Jon Favreau, traz um dos maiores clássicos dos Estúdios Disney com um visual de deixar qualquer um boquiaberto. O público é muito apegado à animação de 94, suas músicas e trabalhos de dublagem ecoam em todos até hoje e foi com esta imensa responsabilidade e grande desafio, Jon Favreau que já mostrara maestria em “Mogli – O Menino Lobo”, precisava trazer mais uma vez um trabalho avassalador, imprimindo o carisma dos grandes personagens da animação neste filme. Será que ele conseguiu? Confira a nossa crítica a seguir.

O Rei Leão. Foto : Divulgação Walt Disney Studios – 2019.

A história traz a mesma roupagem do clássico de 1994, todas as músicas, cenários e personagens estão no filme, mas agora tudo com um grau absurdo de realismo, visto que a técnica adotada foi ainda mais aperfeiçoada. Todo o trabalho de voz foi muito bem conduzido com um elenco de peso: James Earl Jones que dá voz a Mufasa, Alfre Woodard é a Sarabi, Chiwetel Ejiofor dá voz ao vilão Scar, Donald Glover ao Simba em sua fase adulta e Beyoncé Knowles a Nala, entre outros. Um trabalho impecável de voz neste filme desenvolvido por todos os envolvidos. Na trama Simba (Donald Glover) é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) faz com que Mufasa (James Earl Jones), o atual rei, morra ao tentar salvar seu filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.

O Rei Leão. Foto : Divulgação Walt Disney Studios – 2019.

A história do live action apresenta mais uma vez o ponto central na vida de Simba, com toda a sua trajetória para tomar o seu lugar como o Rei da Savana, desde a sua tragédia, seu luto, depois conhecendo seus novos amigos Timão (Billy Eichner) e Pumba (Seth Rogen) com quem aprende o famoso – e icônico – bordão que todos nós amamos (“Hakuna Matata”), e tendo que deixar o passado para trás e encarar seu futuro. Impossível não relembrar o VHS verde do clássico dos anos 90 ao escutar a música neste live action. Nostalgia é o nome.

O Rei Leão. Foto : Divulgação Walt Disney Studios – 2019.

Em relação aos aspectos técnicos, o filme não deixa nada a desejar. A trilha sonora é algo de uma identidade única e especial em todas as suas nuances e possui uma produção de responsa com um grande nome do cenário musical mundial: Pharrell Williams, cujo talento casa perfeitamente com a do gigante compositor de trilhas sonoras inesquecíveis do Cinema: Hans Zimmer. Os dois entregam um deleite aos ouvidos do público, que vai se arrepiar a cada instante. Já no âmbito do fotorrealismo, um espetáculo à parte, com um CGI extremamente bem executado e alinhado com o roteiro, que nos transporta para a savana africana e nos faz acreditar que aqueles animas realmente ganharam vida nas telonas. São tantos detalhes, mas tanto detalhes, que não possuo palavras para mensurá-los. Mas, o que é um vislumbre aos olhos, acaba se tornando algo artificial no quesito carisma, pois os personagens da animação são a magia do filme e aqui, em muito deles (digamos 80%) não funciona muito bem, infelizmente. Não tem como não traçar uma linha de comparação neste aspecto, digamos que o personagem mais carismático do filme é o Pumba (Seth Rogen), por toda a sua totalidade, já o Timão (Billy Eichner) e Zazu (John Oliver) ganham nossos corações pelos seus ótimos diálogos. Os demais, infelizmente não cativam tanto, mas, nada que atrapalhe a experiência do filme.

O Rei Leão. Foto : Divulgação Walt Disney Studios – 2019.

Quanto às canções , destaque para Can You Feel the Love Tonight” e “Spirit”, interpretadas por uma das maiores cantoras do mundo, Beyoncé. A primeira, com a participação de Donald Glover, é de uma beleza sem igual, grandiosa. Fora as ótimas “Hakuna Matata” e “I Just Can’t Wait to Be King”, que enriquecem ainda mais a produção, não há possibilidade de você não cantarolar juntos aos personagens.

Jon Favreau mostra a que veio, acredito que esta produção foi um dos maiores desafios do cineasta, que consegue entregar um produto final digno de aplausos, por toda a sua totalidade. O realismo aqui visto com animais jamais vimos antes em qualquer outra produção cinematográfica. Mandou super bem, Favreau!

O Rei Leão. Foto : Divulgação Walt Disney Studios – 2019.

Por fim, se por um lado temos um espetáculo visual empolgante, grandioso e fantástico, por outro, a falta de carisma e expressões dos personagens chegam a nos desanimar um pouco, mas o fator “nostalgia” fala mais alto e assim, aquece os nossos corações por revisitar uma das maiores animações de todos os tempos e por tudo aquilo que representou para uma geração, recebendo uma repaginada e sendo apresentada para a nova geração que irá se inspirar, com certeza, com essa linda história!

 

 

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

Então é isso galera, “Hakuna Matata”! Corram para assistir essa grande produção que chega hoje a todos os cinemas do país! Obrigado a Disney Studios Brasil pelo convite!

Grande abraço turma e até a próxima!

NOTA : 9,0

LUAN RIBEIRO

 

 

 

 

 

ARTECULT – Cinema & Séries
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema,
@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *