DOIS PAPAS: Uma direção primorosa com um elenco estrelado

“Dois Papas”. Foto: Paul Mountain – NETFLIX

O diretor brasileiro Fernando Meirelles, responsável por produções aclamadíssimas como “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”, retorna este ano na direção de uma obra surpreendente e distribuída pela NETFLIX, que chega ao streaming amanhã (20/12): “Dois Papas”.  Este longa retrata os bastidores do Vaticano num momento muito polêmico para a Igreja Católica, a renúncia do papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o anúncio do papa Francisco (Jonathan Pryce). As curiosidades, o passado de cada um deles e seus propósitos são elementos abordados na incrível trama. Confira a nossa crítica a seguir.

“Dois Papas”. Foto: Paul Mountain – NETFLIX

Na trama vemos o cardeal argentino Jorge Bergoglio (Johnatan Pryce) decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um, as divergências de pensamentos e comportamento dão lugar a respeito e, acima de tudo, os leva a um questionamento sobre a fé e o poder da Igreja.

“Dois Papas”. Foto: Paul Mountain – NETFLIX

Como o próprio diretor comentou em uma entrevista para o ArteCult, o roteiro de responsabilidade do grande Anthony MacCarten já foi entregue pronto e Meirelles se encantou com a história e despertou uma vontade de traduzir na telona aquela curiosa e engrandecedora história. A forma como a trama é composta envolve o público de uma maneira muito natural, despertando-nos imenso interesse, além disto está incrível o trabalho de montagem e as escolhas feitas pelo diretor em relação aos planos sequências e transições das câmeras. A obra traduz-se num trabalho que além de poético é encantador sobre dois grandes seres humanos que possuem responsabilidades imensas e que representa a história viva da Igreja Católica Apostólica Romana diante de todo um mundo.

Meirelles vai direto ao ponto, o filme não tem muitas reviravoltas. Tudo o que é para ser mostrado a fim de detalhar mais a vida do cardeal argentino Jorge Bergoglio e o seu encontro com o papa Bento XVI é contado. Nada, absolutamente nada, é por acaso e coincidências não existem. A sutileza da história e o quão frágil os dois são é o que torna a obra extremamente importante, consecutivamente sendo uma obra baseada em fatos reais.

“Dois Papas”. Foto: Paul Mountain – NETFLIX

Em relação às atuações, Antony Hopkins e Johnatan Pryce estão um espetáculo à parte. Impressionante a maestria de Hopkins em refletir o comportamento do seu personagem, demonstrando toda a sua destreza em conversas que nos deixam hipnotizados, ressaltando o último diálogo entre ele e Pryce, digno de muita emoção e todos os aplausos do mundo. Já Johnatan Pryce pode ser considerado o maior e mais importante pilar dessa história. Seu carisma, trejeitos e sua entrega no papel nos fazem ter a certeza que estamos realmente vendo o Papa Francisco em tela, prevejo com certeza indicação na categoria de Melhor Ator para ele.

Confira o Trailer:

 

 

 

 

Dois Papas pode ser considerado, ao meu ver, um dos melhores filmes do ano. Pois se traduz em uma história grandiosa para o mundo e demonstra todos os elementos que nos faz humanos, nossas dúvidas, anseios, humildade, respeito e acima de tudo a fé. É uma história inspiradora que nos faz refletir sobre nossas ações como seres humanos! São filmes como esses que, após sua exibição, ecoam em nossas mentes com sua mensagem central e agregam valores grandiosos às nossas vidas! A Sétima Arte tem esse poder!

Viva o Meirelles! Viva o “Dois Papas”! Não percam essa grande obra que chega amanhã na Netflix!

NOTA : 10

LUAN RIBEIRO

 

 

 

ARTECULT – Cinema & Séries
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia ,
@cabinesete ,  @cinestimado e @hospicionerdoficial 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *