Instituto Ling promove sessão de cinema ao ar livre com recital do coro de crianças do IPDAE

 

No próximo sábado, dia 30 de outubro, o Instituto Ling realiza a primeira edição do projeto Cine Ar, uma experiência sonora onde o cinema encontra a música a céu aberto. O evento gratuito terá exibição do filme húngaro Mindenki, de Kristóf Deák, premiado com o Oscar de melhor curta-metragem em live action no ano de 2017.

Inspirada em uma história real, a obra fala sobre uma menina que se muda para uma nova escola primária e logo se torna membro do coro da instituição, encontrando desafios em suprimir ou aprimorar sua voz diante do grupo cantante e de uma maestrina pouco empática. Um dos grandes destaques do filme é a trilha sonora assinada pelo compositor Ádám Balázs. Para interpretar ao vivo algumas das músicas mais importantes do curta, a atividade contará com um recital do coro formado por 36 crianças cantoras do IPDAE (sigla do Instituto Popular de Arte-Educação, organização sem fins lucrativos localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre).

O evento tem produção da LORA, empresa de curadoria e experiência de cinema independente, que busca promover acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais expandindo a exibição cinematográfica para novos ambientes. Durante o Cine Ar, o entorno do Instituto Ling será fechado para a passagem de carros. A ideia é que o público leve suas almofadas e cadeiras de praia para ocupar a rua e aproveitar ao máximo a atividade ao ar livre que ainda contará com a distribuição gratuita de saquinhos de pipoca para quem circular por lá.

O coro Crianças Cantoras do IPDAE é formado por alunos com idades entre 8 e 14 anos. Fruto do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos pela professora e maestrina Cuca Medina, o grupo lançou seu primeiro álbum em 2016 com músicas do repertório popular, folclórico e erudito do Brasil e do mundo. Desde então, vem se apresentando em diversos festivais do Rio Grande do Sul, como o Sol Maior Em Canto e o Festival de Coros Infanto-Juvenis de Bom Princípio. Em 2018, as Crianças Cantoras do IPDAE receberam dois prêmios no Festival de Corais de Joinville, nas categorias Júri Popular e Coro Destaque.

Em caso de chuva, o evento ocorrerá em um espaço fechado dentro do Instituto Ling, sem alteração na programação. A atividade têm patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da CidadaniaGoverno Federal.

 

SERVIÇO:

Cine Ar
Exibição do filme húngaro Mindenki, de Kristóf Deák, em sessão única e legendada com participação ao vivo do coro Crianças Cantoras do IPDAE

Dia 30 de novembro, sábado, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Em caso de chuva, o evento ocorrerá em um espaço fechado dentro do Instituto Ling, sem alteração na programação

Mindenki – Hungria, 2016
Direção: Kristóf Deák
Roteiro:  Kristóf Deák, Bex Harvey e Christian Azzola
Elenco: Zsófia Szamosi, Dorka Hais, Dorka Gáspárfalvi, Péter Bregyán, Mónika Garami,Borbála Karádi e Rebeka Valu
Trilha sonora: Ádám Balázs
Fotografia: Róbert Maly
Cor: Colorido
Duração: 25min
Classificação etária: Livre
Gênero: Drama
Legendado

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *