Carcereiros – O Filme: Longa inspirado no livro de Drauzio Varella e série da Globo chega aos cinemas nacionais

 

Rodrigo Lombardi está de volta ao papel do agente penitenciário Adriano em ‘Carcereiros – O Filme’, longa dirigido por José Eduardo Belmonte (‘Alemão’).

Inspirado no livro homônimo de Drauzio Varella e na série de sucesso da Globo, vencedora do Grande Júri no MIPTV 2017, em Cannes, o filme traz uma nova história de dentro do presídio. Desta vez, Adriano será encarregado de encarcerar um perigoso terrorista internacional, interpretado por Kaysar Dadour. Com roteiro assinado por Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Dennison Ramalho e Marcelo Starobinas, o longa é uma produção da Globo Filmes, em coprodução com a Gullane e a Spray Filmes. ‘Carcereiros – O Filme’ chega aos cinemas nacionais em 28 de novembro e a distribuição será realizada pela Imagem Filmes.

Responsável por garantir a tranquilidade no presídio, o agente penitenciário Adriano (Rodrigo Lombardi) precisa deixar seus dilemas familiares de lado toda vez que sai para trabalhar. Com a chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, a tensão no presídio, que já vive dias de terror por conta da luta entre duas facções criminosas, torna-se ainda maior. Agora, enquanto tenta controlar todos os passos de Abdel, Adriano terá que fazer o possível para conter uma possível rebelião.

“O filme relata uma noite nesse presídio. É um filme de ação, um gênero que o Brasil gosta muito”, conta Rodrigo Lombardi. “As pessoas que assistiram à série já entendem aquele universo e quem não viu a série pode ver o filme sem problema nenhum, porque o carcereiro Adriano é um resumo de todos os carcereiros”.

‘Carcereiros – O Filme’ traz a realidade dos homens que, mesmo sem estarem presos, passam seus dias atrás das grades.

‘Carcereiros – O Filme’ conta ainda com Jackson Antunes, Dan Stulbach, Tony Tornado, Milton Gonçalves, Rafael Portugal, Rainer Cadete e Ivan de Almeida no elenco.

 

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

 

 

Sinopse

Adriano (Rodrigo Lombardi) é um carcereiro íntegro e avesso à violência, ele tenta garantir a tranquilidade no presídio, mesmo sofrendo com grandes dilemas familiares. A chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, aumenta ainda mais a tensão no presídio, que já vive dias de terror por conta da luta entre duas facções criminosas. Agora, Adriano terá que enfrentar uma rebelião além de controlar todos os passos de Abdel. Inspirado no livro Carcereiros de Drauzio Varella, Carcereiros – O Filme traz a realidade dos homens que mesmo sem estarem presos, passam seus dias atrás das grades.

 

 

 

ELENCO:

  • Rodrigo Lombardi ? Adriano
  • Tony Tornado – Valdir
  • Milton Gonçalves – Dr. Louveira
  • Kaysar Dadour – Abdel Mussa
  • Jackson Antunes – Comandante
  • Dan Stulbach – Dr. Sérgio
  • Rômulo Braga – Juarez
  • Ivan de Almeida – Osvaldo
  • Giovanna Rispoli – Lívia
  • Bianca Müller – Psicóloga
  • Similião Aurélio – Carlão da Motoserra
  • Germano Pereira – Cabelo
  • José Trassi – Damásio
  • Rainer Cadete – Príncipe
  • Rafael Portugal – Enfermeiro

 

FICHA TÉCNICA:

  • Produtora: Globo Filmes
  • Coprodutora: Spray Filmes e Gullane
  • Direção: José Eduardo Belmonte
  • Inspirado no livro “Carcereiros” de Drauzio Varella
  • Roteiro: Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Dennison Ramalho e  Marcelo Starobinas
  • Direção de Segunda Unidade: Raoni Rodrigues
  • Direção de Fotografia: Alexandre Ramos
  • Direção de Arte: Claudia Calabi
  • Figurino: Manuela Mello
  • Maquiagem: Ebony
  • Produção de Elenco: Luciano Baldan
  • Som direto: Lia Camargo, Tide Borges e Luciano Raposo
  • Direção de Produção: Maurício Melo
  • Montagem: Bruno Lasevicius e Raoni Rodrigues
  • Música Original: Guilherme Garbato e Gustavo Garbato
  • Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Cutz e Matheus Miguens
  • Supervisão de Efeitos Visuais: Hugo Gurgel, Guilherme Ramalho e Eduardo Schaal
  • Supervisão de Pós Produção: Patrícia Nelly
  • Produção Executiva: Ana Saito, Caio Gullane, Pablo Torrecillas, Ana Gabriela, Isabela Tullio, Andrea Giusti e Noberto Pinheiro Jr.
  • Produtor Associado: Guel Arraes
  • Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Ana Gabriela, Cadu Ciampolini e Fernando Grostein Andrade

 

SOBRE O DIRETOR – JOSÉ EDUARDO BELMONTE:

José Eduardo Belmonte é formado em cinema pela Universidade de Brasília. Apesar de ser formado em uma escola que predominava o documentário, migrou para a ficção aonde se notabilizou pela direção de atores. Dirigiu seis curtas-metragens e oito longas-metragens que somados alcançaram mais de cem prêmios nos principais festivais. Foi diretor geral da série “El Hipnotizador” para HBO. Na Tv Globo fez a adaptação do longa “Alemão” em formato de minissérie intitulado: “Alemão, Os Dois Lados do Complexo”, sobre a ocupação militar no Complexo do Alemão contra o tráfico de drogas. Realizou como diretor geral para mesma emissora, a série de ficção “Carcereiros”, baseada no livro homônimo do médico Drauzio Varella sobre o problemático sistema penitenciário brasileiro. A série foi premiada no MIP Drama Screening em Cannes/2017. Iniciou a carreira de longas com “Subterrâneos”. Seu segundo longa, “A Concepção”, foi lançado nacionalmente em 2006. Nesse mesmo ano, filmou o drama “Meu mundo em Perigo” com o qual também foi premiado. Seu quarto longa “Se nada mais der certo”, do qual também foi produtor, foi premiado no Festival do Rio 2008 e no 41º Festival de Brasília. No início de 2011, filmou seu primeiro projeto comercial, a comédia “Billi Pig”. Em 2014, filmou “Alemão”, sucesso comercial produzido pela RT Features com quem também realizou, um ano antes, o arthouse “O Gorila”. Dirigiu e produziu o road movie “Entre Idas e Vindas”, lançado comercialmente em 2016. Em 2015 dirigiu o filme de terror “Aurora” e o documentário “Mobília em Casa”.

 

SOBRE A GLOBO FILMES:

Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 280 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, ‘Tropa de Elite 2’, ‘Minha Mãe é uma Peça 2’ – com mais de 9 milhões de espectadores -, ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, ‘Carandiru’ e ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

 

SOBRE A GULLANE:

Em 1996, os irmãos Caio e Fabiano Gullane fundaram a Gullane, hoje somando mais de 40 filmes com destaque no Brasil e no exterior, 25 séries de televisão, inúmeros especiais e documentários. “Carandiru”, “Bicho de sete cabeças”, “O ano em que meus pais saíram de férias”; a franquia “Até que a sorte nos separe”; “Que horas ela volta?”, “Como nossos pais”, “Bingo, O rei das manhãs”; as séries “Alice” (HBO), “Unidade Básica” (Universal) e “Carcereiros” (TV Globo) são algumas das obras realizadas pela Gullane nos últimos anos. Uma produtora ativa no crescimento do audiovisual brasileiro que compõe seus projetos com os melhores talentos e parceiros do entretenimento. Sua capacidade e empenho em todas as etapas de realização a garantiu importantes coproduções internacionais e a comercialização de suas obras para mais de mais de 60 países, levando a identidade do cinema nacional mundo a fora.

Caracterizada por sensibilizar e movimentar reflexões através de suas histórias a Gullane já acumulou mais de 500 prêmios e nomeações em sua carreira, além de ter seus projetos reconhecidos nas seleções oficiais dos festivais mais importantes do mundo como: Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy.

 

SOBRE A SPRAY FILMES:

A Spray cria e produz conteúdos nas áreas de cinema, televisão, canais digitais, branded content e publicidade. Recentemente, com o filme “Abe” foi selecionada para o Sundance Film Festival 2019 e com a série de ficção “Carcereiros”, produzida para o Grupo Globo, foi ganhadora do MIP TV em Cannes, em 2017.

A Spray produziu filmes que passaram pelos festivais de Roma e “É tudo Verdade”. Entre eles, o filme de ficção “Na Quebrada” e os documentários “Coração Vagabundo” (Caetano Veloso, Pedro Almodovar, Michelangelo Antonioni) e “Quebrando o Tabu” (Jimmy Carter, Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso). Este último teve uma adaptação americana chamada “Breaking the Taboo” e foi co-produzida pelo Richard Branson.

É criadora e gestora da maior plataforma digital de direitos humanos da América Latina, o “Quebrando o Tabu”, que teve origem com o documentário. A plataforma tem mais de 10 milhões de seguidores e um dos maiores engajamentos do Facebook no Brasil. Além disso, produziu a série documental “Quebrando o Tabu” para o Grupo Globo, que recentemente foi renovada para 2a temporada.

Na publicidade, a Spray tem uma atuação consolidada e ganhou inúmeros prêmios como Cannes Lions e El Ojo. No departamento digital, é incubadora e sócia majoritária da NWB, uma das maiores redes de canais digitais de esportes no Brasil.

 

SOBRE A IMAGEM FILMES:

Fundada em 1998, a Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como distribuidora de filmes independentes. Comprometida com a qualidade e variedade de produções, a empresa trabalha nos segmentos de cinema, vídeo e televisão, e é responsável pelo lançamento de grandes produções nacionais, onde destacam-se: ‘Sai de Baixo – O Filme’, ’10 Segundos para Vencer’, ‘É Fada!’, ‘O Nome da Morte’ e ‘Crô Em Família’. Além das produções internacionais, como o premiado ‘VICE’ e os recentes ‘Hellboy’, ‘Encantado’, ‘Fúria em Alto Mar’ e ‘Paddington 2’.

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *