Exposição “O Inquietante” em São Paulo reúne obras que buscam despertar sentimentos diversos acerca do dissonante

Francisco Hurtz, “Sem Título”, aquarela sobre papel (2015)

A Verve Galeria inaugura “O Inquietante“, coletiva composta por 21 trabalhos de Farnese de Andrade, Flávio Cerqueira, Francisco Hurtz, Luciano Zanette, Luc Dubois, Monica Piloni, Tomoshige Kusuno, Walmor Corrêa e Wesley Duke Lee, sob curadoria de Agnese Fabbiani e Ian Duarte Lucas. A mostra, composta por desenhos, esculturas, fotografias e pinturas, busca despertar no espectador sentimentos diversos acerca do dissonante, daquilo que mexe com nossas mais profundas inquietações, abordando o estranho e as reações que são desencadeadas a partir desse contato. No intuito de promover o diálogo entre diferentes públicos e gerações, a exposição apresenta obras de artistas tanto representados pela Verve Galeria, como por outras galerias do circuito paulistano.

Emprestado da psicanálise – “O Inquietante“, texto homônimo de Sigmund Freud publicado em 1919 -, o conceito da nova exposição da Verve Galeria nos coloca de frente com aquilo que tentamos manter oculto, mas que de alguma forma vem à tona, como algo estranhamente familiar. Segundo os próprios curadores:

“De natureza ambígua, no despertar de nossas mais profundas inquietações, não raro o assombro é substituído pela mais irresistível atração. Encontra-se aí a gênese de nosso incômodo: a inquietação diante do sombrio que se revela em nós mesmos”

Das bizarras cenas de Hyeronymous Bosch, passando pelos surrealistas, que encontraram embasamento teórico no repertório de imagens reprimidas enquanto expressão do inconsciente, dos sonhos e de outras inúmeras teorias freudianas relativas ao medo da castração, aos fetiches e ao sinistro, é fato que o tema sempre esteve presente na história da Arte. Nos dizeres dos curadores:

“Nossa proposta é a de investigar estes diversos processos que encontram paralelo nas artes visuais, possibilidade viável apenas em uma exposição coletiva, na qual se permite ter contato com seus mais diversos desdobramentos”.

“O Inquietante” conta ainda com trabalhos históricos dos artistas Farnese de Andrade, Tomoshige Kusuno, e a “Série das Ligas”, de Wesley Duke Lee – cuja polêmica marcou sua primeira exposição, anos 1960.

Veja alguns trabalhos expostos:

IMAGEM DESCRIÇÃO
  Autor: Luciano Zanette

Título: “Confronto

Ano: 2015

Técnica: Bronze, aço e pintura elestrostática

Dimensão: 180,0 x 45,0 x 45,0 cm

Imagem: Felipe Berndt

Autor: Walmor Correa

Título: “Mapeamento Cognitivo

Ano: 2017

Técnica: Jato de tinta, pigmento mineral em poliéster, em caixa de luz

Dimensão: 26 x 22 x 6,8 cm (cada)

 clique para ver esta obra Autor: Flavio Cerqueira

Título: “A Traição do Olhar

Ano: 2017

Técnica: Acrílica sobre bronze, espelho e madeira

Dimensão: 113 x 70 cm

Autor: Francisco Hurtz

Título: “Sem Título

Ano: 2014

Técnica: Óleo sobre canvas

Dimensão: 60 x 50 cm

Autor: Wesley Duke Lee

Título: “Série das Ligas

Ano: 1960

Técnica: Nanquim sobre papel

Dimensão: 45 x 60 cm

SERVIÇO:

  • Exposição: “O Inquietante”
  • Artistas: Farnese de Andrade, Flávio Cerqueira, Francisco Hurtz, Luciano Zanette, Luc Dubois, Monica Piloni, Tomoshige Kusuno, Walmor Corrêa e Wesley Duke Lee
  • Curadoria: Agnese Fabbiani e Ian Duarte Lucas
  • Coordenação: Allann Seabra
  • Abertura: 07 de junho de 2018, quinta-feira, às 19h
  • Período: 08 de junho a 21 de julho de 2018
  • Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com
  • Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2737-1249
  • Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 11 às 17h

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *