Convocatória ARTECULT de Vídeos em Comemoração ao Dia Internacional da Dança

Ilustração – Renan di Oliveri (Canal QUADRIMUNDI)

No dia 29 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Dança, instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

A escolha dessa data foi em função do nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destaca na história por ter escrito cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”, nas quais propunha atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, simplificação na execução dos passos e na sutileza dos movimentos.

 

 

Ilustração – Renan di Oliveri (Canal QUADRIMUNDI)

Entendendo a importância da comemoração dessa data como um meio de incentivo e visibilidade para este fazer artístico, o ArteCult convida artistas, companhias e escolas de dança a enviarem vídeos com coreografias de até 3 min, a fim de promover meia hora de apreciação coreográfica no canal da dança no dia 29 de abril de 2018.

 

 

 

 

Para fazer parte dessa ação em prol da divulgação da arte da dança, basta enviar até dia 25/4 o link do vídeo de uma coreografia de até 3min para o e-mail DiadaDanca@ArteCult.com com os seguintes dados: nome da coreografia, coreógrafo, integrantes e nome do grupo/artista/escola/estudio/companhia.

 

Ilustração – Renan di Oliveri (Canal QUADRIMUNDI)

Serão aceitos vídeos em formato profissional, amador ou registro de qualquer modalidade ou expressão de dança, de artistas e praticantes de todas as idades. A inscrição é gratuita e não há limite de inscrição de coreografia por grupo.

Serão escolhidos 10 vídeos e a divulgação do resultado acontecerá aqui no canal dia 27/4. Os selecionados, além de terem sua obra coreográfica compondo a programação, terão sua trajetória artística relatada.
Não deixe de participar!

 

RAFAELI MATTOS

 

Author

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *