Vanessa Jaccoud foi nomeada pela chapa ‘Excelência em Psicossomática’ para a diretoria da ABMP-SP para o triênio 2023/2025, por votação e a convite do Presidente, Dr. Artur Zular

Certificada internacionalmente, a psicossomatista chega para contribuir nos avanços da área que estuda os transtornos de origem psíquica/emocional que se refletem no corpo.

A psicossomatista Dra. Vanessa Jaccoud foi nomeada pela chapa “Excelência em Psicossomática” para o triênio 2023/2025, para a diretoria da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-SP (ABMP-SP), por votação e a convite do Presidente, Dr. Artur Zular, no último dia 28 de outubro. A psicossomática tem chamado a atenção dos pesquisadores no campo da saúde, pela importância dos aspectos mentais no processo da saúde e da doença, pois permite lidar com o processo dinâmico entre o mental, o corporal e o sociocultural.

Certificada internacionalmente também por outras importantes Universidades Mundiais, a ex-aluna do Prof. Dr. Abram Eksterman, na especialização e residência cursadas na Santa Casa de São Paulo, Vanessa Jaccoud, explica que a própria Psicossomática ilumina a ideia do ser humano composto por sistemas distintos, porém integrados na grande composição do que somos, bem como do que adotamos como padrão/crenças, seja na saúde quanto na doença. As pessoas anseiam por razões simples que possam explicar as complexidades do humano.

É real o processo de comunicação mente-corpo, existe um percurso natural que elenca tudo o que é próprio do humano e nos sujeita a um funcionamento psicofísico conjunto. Não somos somente corpo, nem tão pouco só uma mente, somos a representação de tudo o que nos sustenta, de tudo o que nos envolve de forma bio, psico, sócio, cultural e espiritual.

Somos o todo e não somente as partes. A afetação mental, psicoemocional pode e deve ser encarada como uma demanda de cuidados e não como estigma de loucura, como alguns ainda pensam. Buscar tratamento com um profissional da saúde mental para um mal estar psicológico, emocional ou até mesmo prevenir nossa dimensão psicológica de danos futuros é beneficiar não somente um, mas todos os outros sistemas que nos constituem enquanto humanos que somos.

As doenças psicossomáticas ocorrem quando um conflito intrapsíquico, resultante de uma situação de intenso stress, ultrapassa a capacidade de tolerância, abalando a homeostasia (equilíbrio entre as diversas funções) do indivíduo, e não encontrando uma forma consciente deste conflito ser desvelado e tratado, acabam se manifestando através de pressões e alterações no corpo (soma), pela incapacidade de elaboração mental. Então, adoecer pode ser uma tentativa de estabelecimento de um equilíbrio para o corpo, com a doença surgindo como uma linguagem psicoemocional, a qual desestabilizando o sistema holístico, inclusive o imunológico, é então simbolizada e age em representação no corpo.

A presença da Dra. Vanessa Jaccoud nessa nova gestão, contribui, ao lado da Diretoria, para uma Psicossomática de Excelência em nosso País, com responsabilidade, ética, moral e avanços científicos.

Sobre a Drª Vanessa Jaccoud

Psico-Oncologista pela FCMMG- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
Membro Titulada pela SBPO – Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;
Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Diretora da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
Psicóloga Clínica;
Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;
Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;
Certificação em Traumas Complexos por Harvard Medical School;
Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;
Atualização em Neuropsiquiatria pelo Albert Einstein-Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;
Certificação em Dor Crônica por University of Minnesota;
Certificação em Mind Body Medicine por Harvard Medical School;
Atualização em Psiquiatria 2022 pela Harvard Medical School;
Formação em Aperfeiçoamento da Memória pela Harvard Medical School;
Introdução à Neurologia Clínica pela University of California-San Francisco; Atualização em Psiquiatria por MCLean Hospital-Aprovado pela American Psychological Association.
Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.
Autora da cartilha “Vamos falar sobre transgeneridade?”
Palestrante de temas diversos em saúde mental, autora do livro Transgeneridade: Um caso de transcendência e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE.

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Aqui falamos sobre cultura. Dicas de exposições, shows, livros, música... Fique ligado e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *